Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Vários comandos do AutoCAD exigem seleção de objetos, como move, rotate, copy, entre outros. O que poucos sabem é que existem várias formas de selecionar objetos além dos tradicionais retângulos verde e azul, e do clique, que podem ser usados sempre que algum comando do AutoCAD solicitar a seleção de objetos.

Existem vário modos de seleção. São eles: Window, Last, Crossing, BOX, ALL, Fence, WPolygon, CPolygon, Group, Add, Remove, Multiple, Previous, Undo, AUto, SIngle, SUbobject, Object. Nem todos são relevantes. Os mais úteis são: Last, ALL, Fence, WPolygon, CPolygon, Add e Previous, além dos padrões crossing e window.

Exemplo de seleção com crossing
Exemplo de seleção com crossing

Veja como usar cada um:
Se inscreva no meu canal do Youtube e me siga no Instagram

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Para chamar cada modo de seleção abaixo, basta digitar o atalho que se encontra entre parênteses nos tópicos abaixo sempre que um comando do AutoCAD solicitar a seleção de objetos.

DICA: Para saber quais modos de seleção são aceitos em um comando, digite ? + enter na linha de comandos quando um comando pedir a seleção dos objetos, que os modos de seleção aparecerão na linha de comandos, conforme a imagem:

Modos de seleção possíveis em um comando
Modos de seleção possíveis em um comando


Window (w):


O modo window permite fazer um retângulo através de dois pontos (clique no primeiro ponto e depois clique no segundo ponto, não arraste). Os objetos selecionados são os objetos que estiverem completamente dentro do retângulo. É o modo padrão de seleção do AutoCAD quando se faz o retângulo para o lado direito.

Exemplo de seleção com window
Exemplo de seleção com window

Last (l):


No modo last, o AutoCAD seleciona o último objeto criado no desenho, que ainda não foi apagado.

Crossing (c):

O modo crossing é semelhante ao modo window. Te permite fazer um retângulo através de dois pontos  (clique no primeiro ponto e depois clique no segundo ponto, não arraste). Porém, os objetos selecionados são os objetos que forem interceptados pelo retângulo ou estiverem dentro dele. É o modo padrão de seleção do AutoCAD quando se faz o retângulo para o lado esquerdo.

Exemplo de seleção com crossing
Exemplo de seleção com crossing


BOX (box):


O modo BOX é uma junção do modo window e crossing. O que vai diferenciar é o sentido em que será feito o retângulo. Se for feito da esquerda para a direita, o modo é o window. Se for feito da direita para a esquerda, o modo é o crossing.

ALL (all):

Como o próprio nome diz, seleciona todos os objetos do desenho. Se quiser selecionar todos os objetos do desenho antes de entrar em um comando, pode usar ctrl + A.

Fence (f):

O modo fence te permite desenhar linhas de seleção, que irá selecionar todos os objetos que forem interceptados pelas linhas desenhadas.

Exemplo de seleção com fence
Exemplo de seleção com fence


WPolygon (wp):

O modo window polygon é semelhando ao modo window, porém te permite desenhar um polígono com vários vértices, que irá selecionar todos os objetos que estiverem totalmente dentro dele. Outra forma de usar esse método sem ser digitando wp + enter, é clicar e arrastar com o mouse para a direita desenhando o polígono como você quer, e depois soltar quando terminar o polígono.

CPolygon (cp):


O modo crossing polygon é semelhando ao modo crossing, porém te permite desenhar um polígono com vários vértices, que irá selecionar todos os objetos que forem interceptados pelo polígono. Outra forma de usar esse método sem ser digitando wp + enter, é clicar e arrastar com o mouse para a esquerda desenhando o polígono como você quer, e depois soltar quando terminar o polígono.

Group (g):


Um grupo é um conjunto de objetos do AutoCAD agrupados. Nesta opção, o AutoCAD te pergunta o nome do grupo que você quer selecionar. Ou seja, para isso, devem existir grupos no desenho. Para criar grupos, basta usar o comando Group, dar um nome ao grupo e selecionar os objetos.

Add (a):


É o modo de seleção padrão do AutoCAD. Pode-se desenhar os retângulos do Window ou Crossing, ou clicar nos objetos para selecioná-los. Tem a mesma função do método Auto, mas é como se o método Add fosse usado para retornar do método Remove.

Remove (r):


O modo Remove seleciona os objetos para serem removidos do grupo de seleção. Uma opção mais prática para remover objetos do grupo de seleção é selecionar os objetos que se quer remover com a tecla shift pressionada.

Multiple (r):


O modo Multiple te permitirá selecionar os objetos, um a um, sem destacá-los. Os objetos serão mostrados selecionados apenas no final da seleção.

Previous (p):


O modo previous seleciona o último grupo de seleção selecionado. Por exemplo, se você acabou de mover vários objetos e vai copiá-los em seguida, não precisa selecionar de novo, basta chamar o previous quando o comando copy pedir a seleção de objetos. Se os últimos objetos selecionados forem apagados e você chamar a opção previous, o AutoCAD irá exibir a mensagem “No previous selection set”.

Undo (u):


A opção undo irá cancelar a última seleção de objetos feita no grupo de seleção que você estiver formando.

AUto (au):


Esse método, junto com o método Add, são os métodos padrões. Ele te possibilita selecionar através dos retângulos do window e do crossing, ou através do clique sobre um objeto.

SIngle (si):


O método single selecionará apenas um objeto e depois dará prosseguimento ao comando. Se mais de um objeto já estiver selecionado quando o método single for acionado, ele prossegue com o comando usando os objetos selecionados.

SUbobject (su):


Selecionará um subobjeto, como por exempo, um seguimento de uma polylinha ou uma face/vértice/aresta de um objeto 3D.

Object (o):

Volta da seleção de subobjetos para a seleção normal.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

  1. Oi! Não sei como, mas não consigo mudar a opção de seleção. Eu sempre usei por polígono, mas agora está como fence (pelo que entendi da explicação). Como eu faço pra voltar para polígono? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Digite "select objects” na barra de comandos, depois digite WPolygon ou CPolygon

    ResponderExcluir
  3. Qual o comando que repete a ultima selecao>

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Como inserir imagem no AutoCAD

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)