Blocos Dinâmicos - Ações

Ações acessadas pelo ribbon
Veja também:
Blocos Dinâmicos - Parâmetros

As ações são aplicadas nos parâmetros para que estes possam agir sobre os objetos e  serem manipulados fora do block editor ou usados na tabela do lookup. Cada ação irá agir sobre seus parâmetros correspondentes e sobre os objetos de interesse.
Com exceção da ação de stretch, as demais ações são criadas primeiramente selecionando o parâmetro, depois selecionando os objetos de interesse. Na ação de stretch, é preciso também ser desenhado o polígono selecionando os grips em que será feito o stretch.
As ações de stretch, move e scale possuem uma propriedade chamada distance multiplier que irá determinar o fator de multiplicação da ação. O padrão é 1.
Vamos ver agora um resumo das ações:

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

MOVE

A ação move agirá sobre os parâmetros point ou linear e irá mover os objetos selecionados. Se for criada sobre o parâmetro point, os objetos podem ser movidos livremente, se for criado sobre o parâmetro linear, os objetos só poderão ser movidos ao longo da direção do parâmetro.

SCALE


A ação scale será aplicada apenas no parâmetro linear e irá escalar os objetos selecionados ao longo da direção do parâmetro.

STRETCH

A ação stretch é a única ação que precisa de um polígono sobre a região dos objetos onde a ação será executada. Ela irá arrastar os objetos pelos seus vértices e assim mudar a geometria dos objetos.

ROTATE

A ação rotate só pode ser aplicada no parâmetro rotate. Ela determina quais objetos serão rotacionados em torno do centro do parâmetro.

FLIP

A ação flip só pode ser aplicada no parâmetro flip e determina quais objetos serão espelhados através do eixo do parâmetro.

LOOKUP

A ação lookup só pode ser aplicada no parâmetro lookup. Ela permite que se monte a tabela com os estados do bloco e os valores de cada parâmetro para cada estado.

BLOCK PROPERTIES TABLE

Esta é a única ação que não precisa de parâmetro. Sua principal funcionalidade é associar os valores dos parâmetros com os valores dos atributos contidos no bloco. A primeira coluna da tabela é a que será exibida como menu fora do bloco editor. Em função dela, as outras colunas serão alteradas.

Configuração da tabela de propriedades do bloco
Configuração da tabela de propriedades do bloco

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Desenhando em perspectiva (isometrico)

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Como inserir imagem no AutoCAD