Exportando e Importando Atributos em Blocos no AutoCAD

Existem vários comandos do AutoCAD que auxiliam o trabalho com atributos. Dois deles são ATTIN e ATTOUT. Com eles é possível exportar os atributos de blocos selecionados para um arquivo de texto (.txt,) podendo copiar e colar no Excel; e fazer o caminho inverso, importando um arquivo txt com os valores de atributos para determinados blocos. Estes dois comandos estão no menu/ribbon Express Tools, então eles só funcionarão se o seu CAD possuir o Express Tools, mas a maioria possui.



Para usar o comando é só clicar no botão do menu ou do ribbon ou digitar ATTOUT para exportar ou ATTIN para importar.

Exportando Atributos

Ao chamar o comando ATTOUT (ou menu Express > Blocks > Export Attribute Information), o AutoCAD abre uma caixa de diálogo para que seja selecionado o caminho e o nome do arquivo txt a ser salvo. Dê OK e em seguida, selecione os blocos com atributos para serem exportados. Se tudo der certo, aparecerá a mensagem na linha de comandos:

Output file: "C:\Users\ADSON\Desktop\Canais Artificiais.txt" created.

Isso significa que o arquivo txt foi criado na pasta escolhida. Abaixo um exemplo de um txt exportado pelo comando:

Atributos exportados para o bloco de notas
Atributos exportados para o bloco de notas

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Copiando e colando no Excel, fica mais organizado:

Atributos copiados no Excel
Atributos copiados no Excel


No exemplo acima foram exportados os atributos de blocos dinâmicos (por isso os nomes começando com *U) que possuem os atributos LINHA1 e LINHA 2. Observe que existem duas colunas básicas: o HANDLE e o BLOCKNAME. O HANDLE é um código que é a identidade de um objeto no AutoCAD. Todo objeto do AutoCAD tem um HANDLE que o identifica. E o BLOCKNAME é o nome de cada bloco. Nas outras colunas estão os atributos que existem no bloco e seus valores para cada bloco.

Veja também:

Importando Atributos


Para importar atributos, é necessário que se tenha um arquivo txt com as mesmas configurações do arquivo que o AutoCAD exporta os atributos. Ou seja, uma coluna com o HANDLE, outra com o nome do bloco (BLOCKNAME) e mais uma coluna para cada atributo, com a TAG do atributo na primeira linha. Como não é tão simples montar esse arquivo e pode dar mais trabalho do que mudar os atributos na mão, o mais prático é exportar os atributos, passar o txt para o Excel; modificar o que se deseja no Excel, copiar de volta para um arquivo txt e aí sim usar o txt no comando ATTIN, para importar os novos valores dos atributos para os blocos.

Com o txt configurado da forma como você quer, basta chamar o comando ATTIN e selecionar o arquivo, que os blocos que tiverem o HANDLE e o BLOCKNAME na lista; terão seus atributos atualizados automaticamente.

IMPORTANTE: Se os blocos forem dinâmicos, é recomendável realizar o processo de exportar e importar os atributos sem mexer nos blocos do desenho, pois a cada vez que um bloco dinâmico tem sua geometria alterada, o AutoCAD pode mudar o seu nome e este ficar diferente do que está no arquivo do bloco de notas.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

  1. Adson, tive um problema utilizando ATTOUT. É raro acontecer. Trata-se do seguinte: Importei vários layouts de uma vez utilizando Ctrl+2. Depois que fiz tudo que precisava no arquivo, fui usar o ATTOUT/ATTIN.

    O que ocorreu foi que o Handle dos layouts vieram fora de ordem. Eu imagino que isso só acontece quando importo muitos layouts por Ctrl+2, mas não é sempre. Na maioria das vezes faço isso e depois chamo o ATTOUT e dá certo.

    Enfim, quando não dá certo, é horrível. Sabe dizer se existe alguma forma de extrairmos os Handle's dos layouts na ordem correta pra consertar no excel o ATTOUT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pra falar a verdade não conhecia esse erro. Tenta dar um Audit antes de executar o ATTOUT para ver se corrige esse erro.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas