Fields

O recurso de field é um recurso que pouquíssimas pessoas conhecem no AutoCAD, porém é muito útil, pois através dele podemos associar o valor de um atributo ou texto à uma propriedade de um objeto, como seu comprimento ou posição, por exemplo.

Apesar de podermos colocar em textos ou atributos, é bem mais útil colocarmos em atributos. Vou mostrar como se coloca em atributos porque em textos é bem mais fácil.
 

Uma excelente utilização é quando temos um bloco dinâmico que aumenta de comprimento e colocamos dentro desse bloco uma linha de chamada com um atributo com um field exibindo o comprimento da linha. Então, toda vez que o comprimento da linha mudar, o field atualiza o comprimento e exibe no atributo. Exemplo:

Exemplo de field sendo atualizado
Exemplo de field sendo atualizado

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

 Vamos usar como exemplo o bloco acima para colocarmos o field. Quando entramos no bloco, clicamos duas vezes sobre o atributo de comprimento. Para inserirmos um field no atributo, basta clicar com o botão direito sobre o campo Default, e depois em Insert field:

Inserindo field em um atributo
Inserindo field em um atributo

A seguinte janela é exibida:

Janela de configuração do field
Janela de configuração do field


Na lista Field names temos todos os tipos de fields que podemos colocar dentro de um atributo ou texto. As que eu mais uso são Object (para propriedades de objetos), Formula (para formulas matemáticas) e Blockplaceholder (para elementos do bloco).
No caso específico deste bloco, onde colocaremos o comprimento de uma polylinha ou linha no field, devemos selecionar a opção Object e em seguida clicar no botão de seleção ao lado de Object type para selecionarmos o objeto. 

Adicionando field em um objeto
Adicionando field em um objeto

Quando selecionamos o objeto, suas propriedades são exibidas na lista Property. Como queremos exibir o comprimento, selecionaremos a opção Lenght. Do lado direito, podemos configurar o formato em que o comprimento será exibido. Selecionamos Decimal, que é bem mais usual. E a precisão, em Precision, que nesse caso eu só quis uma casa decimal. Precisamos nos certificar de que o botão Display value for block reference estará ativo; caso contrário, o field não será atualizável.

Adicionando field de comprimento
Adicionando field de comprimento


Para mais opções, clicamos em Additional Format.

Configurando o formato do field
Configurando o formato do field


Nesta janela podemos colocar um fator de multiplicação, em Conversion factor e um prefixo e um sufixo em Additional text. Em Number separators definimos os separadores decimais e de milhar. E em Zero suppression definimos a exibição dos zeros. Após todas as configurações, é só apertar OK para fechar todas as caixas de diálogos e fechar o Block editor, salvando.

Observações Importantes:


1. Se você inserir um field em um atributo que já existe, os blocos já inseridos no desenho não exibirão o field se eles já tiverem valores, pois o field é o valor default. Apenas os blocos inseridos depois da modificação conterão o field.

2. Se você criar um atributo e em seguida colocar um field nele, ao sair do bloco e salvar, use o comando attsync para atualizar o bloco.

3. Se o objeto de referência do field for apagado, a exibição do field mudará para #######. Se isto acontecer, você terá que fazer o field novamente no atributo.

4. Para deixar de exibir o fundo cinza atrás do field, digite fielddisplay na barra de comandos e mude o valor para 0, ou desmarque a opção Display background of fields na aba User Preferences em Options.


5. Para criar um atributo em um texto, basta digitar field na barra de comandos que a janela do field será aberta. Então é só configurar, apertar OK e clicar no ponto de inserção do texto.

Gostou do artigo? Então me siga no FacebookInstagram LinkedIn para ficar por dentro das atualizações do site.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Desenhando em perspectiva (isometrico)

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD