Como usar arquivos bak no AutoCAD

Sempre que salvamos um desenho, o AutoCAD cria uma cópia da versão do seu desenho antes do salvamento e muda a extensão dessa cópia para bak. Assim, se algo acontecer, como um inesperado fatal error, por exemplo, basta mudar a extensão do arquivo bak para dwg e abrir o arquivo normalmente no AutoCAD. Assim, você terá o seu desenho como ele estava da última vez que você salvou.

Arquivos .bak na pasta
Arquivos .bak na pasta


barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Uma coisa que pode incomodar é que quando abrimos a pasta com os arquivos de desenho, para cada arquivo dwg existe um arquivo bak, e isto muitas vezes polui e atrapalha a pasta. Mas, para resolver isso, há como determinar uma pasta onde todos os arquivos bak serão salvos. Assim, quando você salvar o seu desenho, os arquivos bak serão salvos nesta pasta, e não na pasta do seu desenho.
Para isso, vá ao Menu Express >> File tools >> Move Backup Files ou digite movebak na barra de comandos. O seguinte aparecerá:

Initializing...MOVEBAK command loaded.New value for MOVEBAK, or . for none <>:

Então, é só colocar o caminho da pasta que você quer que sejam salvos os seus arquivos bak.
Se quiser voltar a salvar os arquivos bak na pasta do desenho, chame o movebak novamente e, ao invés de um caminho, digite um ponto “.”.

Mensagens estranhas poderão aparecer ao salvar seu arquivo depois de configurar uma pasta para salvar os arquivos bak; como esta:

_qsave Midpoint

Ou esta:

_qsave Unable to transmit selected drawing file

Mas não se preocupe, seu arquivo será salvo normalmente.

Existe uma forma de desativar a criação do bak. Embora eu não recomende, algumas pessoas não gostam que o AutoCAD fique gerando o arquivo bak. Para desativar, vá em options, clicando com o botão direito em qualquer lugar do model ou layout e selecionando options, ou digitando options na barra de comandos. Em seguida, vá a aba Open and Save. Na seção File Safety Precautions, desmarque a opção Create backup save with each save. Então quando você salvar o AutoCAD não irá gerar um arquivo bak.

Gostou do artigo? Então me siga no FacebookInstagram LinkedIn para ficar por dentro das atualizações do site.

Comentários

  1. Adson ... vc é fera!!! ... acabou de me salvar!!!
    te devo um favor!!! obrigado irmão!!!!

    ResponderExcluir
  2. boa noite. meu caso esta um pouco mais complicado , quando salvo o arquiv. dwg ele salva o bak, más quando tento abrir tem a mensagem o arquivo não existe, tento mudar do .bak para .dwg e vem a mesma mensagem... que devo fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Como inserir imagem no AutoCAD

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)