Deletando Layers mesmo contendo objetos

Quando pensamos em apagar um layer, logo pensamos no comando purge, que apaga os layers e blocos que não estão sendo utilizados no desenho. Mas se houver algum objeto em determinado layer e nós não sabemos que objeto é esse e queremos apagar o layer mesmo assim?


Se inscreva no meu canal do Youtube e me siga no Instagram

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Existe um comando para apagar estes layers: LAYDEL. Para usá-lo, vá no menu Format > Layer Tools > Layer Delete ou digite laydel na barra de comandos. Então aparecerá a mensagem na linha de comandos:

Select object on layer to delete or [Name]:

Então você pode selecionar o objeto que você quer apagar o layer ou então digitar N e enter para abrir uma caixa de diálogo com o nome de todos os layers do seu arquivo, conforme está abaixo.

Comando Laydel
Comando Laydel

Selecione os layers que quer apagar usando ctrl ou shift e clique em OK.

ATENÇÃO: Este comando vai apagar os layers selecionados e TODOS OS OBJETOS que estiverem nesses layers.

Gostou do artigo? Então me siga no FacebookInstagram LinkedIn para ficar por dentro das atualizações do site.

Comentários

  1. Muito bom, me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA !!! Me ajudou pra caramba ! Nunca conseguia deletar tudo pelo purge !!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. olá, tenho um arquivo com dezenas de estilos de texto... mas que não uso, quando tento deletá-los diz que não é possivel pois estão em uso... existe algum comando parecido com o laydel, mas para eliminar esses estilos de texto... se alguem souber me passem o bizu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Infelizmente não tenho conhecimento de uma ferramenta assim para estilos de texto, e creio que realmente não exista. Nesse caso eu procuraria mesmo os objetos que poderiam estar no estilo de texto para tentar apagar o estilo. Sugiro que veja nos blocos e nos layouts se há textos no estilo que você quer apagar.

      Excluir
    2. Olá. Verifique se os estilos de textos que você está tentando excluir não estão sendo usados para outras coisas, como por exemplo para estilos de cotas. Mesmo que não exista nada no model usando determinado estilo de texto, se ele estiver "lincado" por assim dizer em qualquer outro tipo de estilo dento do programa, você não conseguirá excluir. Espero ter ajudado!

      Excluir
    3. Com o seu arquivo aberto, Abra um novo arquivo, copiei o seu e cole com referencia e salve o novo arquivo.

      Excluir
  5. MUITO BOM, ME AJUDOU BASTANTE

    ResponderExcluir
  6. Cara ajudou muito, obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Achei uma ótima solução ...não estava conseguindo com o purgue!!

    ResponderExcluir
  8. Adson, você sabe excluir estilo de texto que esta sendo usado? Não acho onde ele esta sendo usado e preciso apagar!!! Obrigada, Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline. Infelizmente não tenho conhecimento de uma ferramenta assim para estilos de texto, e creio que realmente não exista. Nesse caso eu procuraria mesmo os objetos que poderiam estar no estilo de texto para tentar apagar o estilo. Sugiro que veja nos blocos e nos layouts se há textos no estilo que você quer apagar.

      Excluir
    2. Olá Aline. Verifique se os estilos de textos que você está tentando excluir não estão sendo usados para outras coisas, como por exemplo para estilos de cotas. Mesmo que não exista nada no model usando determinado estilo de texto, se ele estiver "lincado" por assim dizer em qualquer outro tipo de estilo dento do programa, você não conseguirá excluir. Espero ter ajudado!

      Excluir
  9. Anônimo9/3/16 19:09

    Obrigado, ajudou muito!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/3/16 19:12

    Tenho outra dúvida, se puder ajudar. Tenho uns arquivos vindos da arquitetura que sempre solicitam carregar uma determinada fonte, que o meu AutoCad não possui. Já tentei substituir esta fonte por outra, mas não deu certo. Ninguém sabe que fonte é, de onde veio, para ao menos carregá-la. Imagino que veio de algum arquivo base de topografia. Como fazer para não mais solicitar esta fonte, porque toda vez temos que cancelar o carregamento dela, para entrar no desenho. Pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei como resolver, porque nunca me deparei com esse problema. Mas se você sabe o nome da fonte, tente baixar ela e colocar na pasta de fontes do windows, isso pode resolver.

      Excluir
  11. ola como faço pra excluir tudo que está fora de um determinado poligono?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezado Cleiton, TRABALHO COM AUTOCAD. SE O OBJETO ESTÁ FORA DA FENCE (CERCA), ELIMINA A CERCA E CRIA UMA QUE ABRANGE TODA A TELA, SEM DIFICULDADE. Eu só uso assim mas o auto cad é muito completo, por isso deve ter mais opções. Mas será o suficiente. boa sorte.

      Excluir
  12. Show demais. finalmente consegui apagar as malditas layers intrusas

    ResponderExcluir
  13. Show demais! Excelente dica! Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado, ajudou-me bastante!

    ResponderExcluir
  15. olá tenho um arquivo que ao selecionar qualquer parte dele ele trava. demora pra destravar. quando dou o comando colar também trava as vezes por segundos e as vezes minutos, só entao o comando é dado. sempre dando que o cad nao está respondendo. alguém pode me ajudar? lembrando que isso ocorre apenas nesse arquivo.desde já agradeço....

    ResponderExcluir
  16. Perfeita esta dica. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como inserir imagem no AutoCAD

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD