Escalando e rotacionando com referência e cópia

Escale e rotate são comandos que todos que trabalham com AutoCAD conhecem, porém, a maioria das pessoas usa estes comandos tão automaticamente que não observam que existem alguns recursos nestes comandos, e saber usar todos estes recursos pode ser muito mais produtivo. Os dois recursos deste comando são o Copy e o Reference, ou seja, é possível rotacionar e escalar copiando e usando um alinhamento como referência. Usando o rotate e o scale plenamente, torna-se desnecessário, por exemplo, o uso do comando align. Veja os exemplos:


Rotate:


Quando iniciamos o comando rotate, o AutoCAD pede a seleção dos objetos. Selecionados os objetos, é pedido o ponto de base. Depois de clicar no ponto de base, aparece na barra de comandos:

Specify rotation angle or [Copy/Reference]:

Podemos digitar o ângulo que queremos rotacionar os objetos ou escolher entre as opções Copy ou Reference. Para copiar, basta digitar C + ENTER e, em seguida, a mesma mensagem acima será repetida e o rotate já será feito copiando os objetos selecionados.

Para a opção Reference, basta digitar R + ENTER e será pedido o alinhamento de referência, formado por dois pontos. Quando definimos este alinhamento, podemos clicar no ponto de rotação desejada, digitar o ângulo desejado ou definir um alinhamento que desejamos para a rotação, através de dois pontos também, digitando P + ENTER. Veja o gif abaixo:

Rotacionando com referência
Rotacionando com referência

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Scale:


Semelhante à rotação, quando iniciamos o comando Scale, o AutoCAD pede a seleção dos objetos. Selecionados os objetos, é pedido o ponto de referência. Em seguida, aparece na barra de comandos:

Specify scale factor or [Copy/Reference]:

Podemos digitar o fator de escala que queremos escalar os objetos ou escolher entre as opções Copy ou Reference. Para copiar, basta digitar C + ENTER e, em seguida, a mesma mensagem acima será repetida e o scale já será feito copiando os objetos selecionados.


Para a opção Reference, basta digitar R + ENTER e será pedido o alinhamento de referência, formado por dois pontos. Quando definimos este alinhamento, podemos clicar no ponto desejado, digitar uma distância ou definir um alinhamento que desejamos para escalar, através de dois pontos também, digitando a opção P + ENTER. Veja o gif animado abaixo:

Escalando com referências
Escalando com referências

Gostou do artigo? Então me siga no FacebookInstagram LinkedIn para ficar por dentro das atualizações do site.

Comentários

  1. Muito Bom.
    Parabéns ao blog.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas do blog
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Oi Adson Aislan, sou apaixonado pelo AUTOCAD, mas sou cheio de dúvidas em ralação à alguns comandos, gostaria de bater um papo contigo para tirar algumas dúvidas, é possível? meu e-mail é: irivansousa@gmail.com. De já serei muito grato.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom meu amigo Adson! Você é fera! Deus continue lhe abençoando. Wanderson.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Como inserir imagem no AutoCAD

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)