CIVIL 3D - Assemblyes

Anterior: Perfil Longitudinal

Depois que temos pronto o alinhamento e o perfil longitudinal, temos que fazer os assemblyes (seções tipo) para finalmente fazermos nosso corredor de terraplenagem.

1.  Criando um assembly


Para criar um assembly, podemos ir ao menu Corridor, na opção Create Assembly. A seguinte janela aparecerá:

Janela de criação de assemblyes
Janela de criação de assemblyes

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Na janela acima, nomeamos o assembly no primeiro campo, e abaixo selecionamos o estilo do assembly e o estilo do code set (códigos do assembly).
Após clicar em OK, será solicitado um ponto para a inserção do assembly. Selecione um ponto em um local limpo do desenho.

Assembly criado
Assembly criado

Após inserir, o Civil irá aproximar do local criado o assembly, mostrando conforme a imagem acima.

2. Criando os subassemblyes


Criado o assembly, devemos agora adicionar subassemblyes no assembly criado. Para adicionarmos os subassemblyes, utilizamos a Tool Palettes. Ela pode ser acessada por um botão do lado do botão da Tool Space, ou então com o atalho Ctrl + 3.

Botão para acionar paleta de subassemblyes
Botão para acionar paleta de subassemblyes

Aberta a Tool Palettes, podemos observar que temos uma série de abas. Em cada aba, temos um conjunto de subassemblyes de acordo com o título da aba. Veremos aqui como utilizar alguns subassemblyes de algumas abas.

Paleta dos subassemblyes
Paleta dos subassemblyes

Na imagem acima, temos a Tool Palettes aberta na aba Generic.

Importante: Para adicionar qualquer subassembly ao assembly, devemos selecionar o subassembly na Tool Palettes e antes de selecionar o assembly, configurar o subassembly na barra de propriedades (MO ou Ctrl + 1). Caso o subassembly não seja configurado antes, ele deve ser selecionado depois de criado e configurado na mesma forma na barra de propriedades.

Importante 2: Ao clicar no subassembly para adicioná-lo ao assembly, você deve clicar onde deseja adicionar o subassembly. Ou seja, se quiser adicionar ao assembly, clique no assembly. Se quiser adicionar a um subassembly que já está no assembly, clique na extremidade do subassembly ao qual deseja adicionar.

Vejamos alguns subassemblyes relevantes:

2.1. LinkWidthAndSlope (aba Generic)


Com este subassembly podemos criar uma linha com determinada rampa e um determinado comprimento (em projeção, não inclinado).
Para adicioná-lo, o selecione e vá à barra de propriedades, no final (embaixo). As seguintes propriedades serão exibidas:

Propriedades do linkwidthandslope
Propriedades do linkwidthandslope

Acima podemos configurar o lado (em Side), como direito (Right) ou esquerdo (Left), que é o lado do assembly que o subassembly será adicionado.
Em Width colocamos a largura do subassembly (em projeção), e em Slope colocamos a inclinação (positiva para cima, negativa para baixo).
Em Use Superelevation, deixamos a opção No se não quisermos que o corredor que será criado não apresente superelevação. Caso contrário, devemos selecionar a opção para criar a superelevação. Se o lado em que o subassembly for adicionado for o lado direito (Right), a melhor opção é Right Outside Lane; e se o subassembly for adicionado no lado esquerdo, selecione a opção Left Outside Lane. Isso fará com que a superelevação seja lançada para o lado de fora da curva, que é o mais correto.
Após configurar, devemos selecionar o assembly ou o subassembly ao qual queremos adicionar.
Abaixo temos um subassembly LinkWidthAndSlope de 3,0m de largura e -3,0% de inclinação adicionado a um assembly.


Subassembly linkwidthandslope adicionado ao assembly
Subassembly linkwidthandslope adicionado ao assembly


2.2. LinkVertical (aba Generic)


Com este subassembly podemos criar uma linha vertical com uma determinada altura.
Para adicioná-lo, o selecione e vá à barra de propriedades, no final (embaixo). As seguintes propriedades serão exibidas:

Propriedades do linkvertical
Propriedades do linkvertical

Em Vertical Deflection devemos escolher a altura do link (positiva para cima e negativa para baixo).
Após configurar, devemos selecionar o assembly ou o subassembly ao qual queremos adicionar.
Abaixo temos um LinkVertical adicionado na extremidade de um LinkWidthAndSlope.

Subassembly linkvertical adicionado ao assembly
Subassembly linkvertical adicionado ao assembly


2.3. LinkSlopeToSurface (aba Generic)


Com este subassembly podemos criar uma linha que irá atingir uma superfície com uma determinada inclinação.
Para adicioná-lo, o selecione e vá à barra de propriedades, no final (embaixo). As seguintes propriedades serão exibidas:

Propriedades do linkslopetosurface
Propriedades do linkslopetosurface

Acima podemos configurar o lado (em Side), como direito (Right) ou esquerdo (Left), que é o lado do assembly que o subassembly será adicionado.
Em Slope colocamos a inclinação (positiva para cima, negativa para baixo) que a linha irá atingir a superfície.
Abaixo temos uma LinkSlopeToSurface adicionado a um LinkWidthAndSlope.

Subassembly linkslopetosurface adicionado ao assembly
Subassembly linkslopetosurface adicionado ao assembly


2.4. DaylightBench (aba Daylight)


Com este subassembly podemos criar os taludes de corte e aterro que irão atingir a superfície e definir seus parâmetros.
Para adicioná-lo, o selecione e vá à barra de propriedades, no final (embaixo). As seguintes propriedades serão exibidas:

Propriedades do daylightbench
Propriedades do daylightbench

Acima temos os parâmetros do DayLightBench.
Em Side definimos o lado, como direito (Right) ou esquerdo (Left).
Em Cut Slope, temos a inclinação do corte, que é inserida em forma de proporção. No caso de 2,00:1, temos 2 unidades na horizontal e 1 unidade na vertical.
Em Max Cut Height, temos a altura máxima do talude de corte.
Em Fill Slope, temos a inclinação do aterro, que também é inserida em forma de proporção. No caso de 2,00:1, temos 2 unidades na horizontal e 1 unidade na vertical.
Em Max Fill Height, temos a altura máxima do talude de aterro.
Em Bench Width, temos a largura das banquetas (ou bermas), em caso dos taludes de corte ou aterro excederem sua altura máxima.
E em Bench Slope, temos a inclinação das banquetas.
Abaixo temos um subassembly DaylighBench adicionado a um LinkWidthAndSlope.

Subassembly daylightbench adicionado ao assembly
Subassembly daylightbench adicionado ao assembly


2.5. ConditionalCutOrFill (aba Conditional)


Com este subassembly podemos criar uma condição, um critério, para determinar o que será feito em casos de corte e em casos de aterro. Fazemos isso adicionando um subassembly condicional de corte ou aterro e adicionando na extremidade do subassembly condicional o que será feito caso aquela condição seja satisfeita.
Para adicioná-lo, o selecione e vá à barra de propriedades, no final (embaixo). As seguintes propriedades serão exibidas:

Propridades do conditionalcutorfill
Propridades do conditionalcutorfill

Acima podemos configurar o lado (em Side), como direito (Right) ou esquerdo (Left), que é o lado do assembly que o subassembly será adicionado.
Em Layout Width, temos a largura do subassembly, mas que nada interfere na construção da terraplenagem; é apenas uma configuração visual. Em Layout Grade temos a inclinação do subassembly, e em Type temos o tipo, que pode ser Corte ou Aterro.
Abaixo temos um exemplo do subassembly condicional de corte e aterro. Neste caso não há nada no final dos subassemblyes condicionais, mas é preciso ter para que eles tenham uma utilidade. Veremos mais adiante alguns exemplos de assemblyes completos.

Subassembly conditionalcutorfill adicionado ao assembly
Subassembly conditionalcutorfill adicionado ao assembly

Importante: Não podemos confundir o subassembly condicional de corte e aterro como sendo talude, ou como sendo algo físico na terraplenagem. Diferente dos outros, eles são apenas linhas imaginárias que representam em seu final o que será feito caso o que está em seu começo esteja em corte ou aterro.

3. Mover, copiar e espelhar subassemblyes


Quando formos criar um subassembly, não necessariamente precisamos fazer isso usando a Tool Palettes. Podemos copiar, mover ou espelhar um subassembly já existente. Porém, é importante ressaltar que os comandos utilizados para isso não podem ser os tradicionais comandos move, copy e mirror do AutoCAD. Se eles forem utilizados, o subassembly não ficará devidamente linkado e não irá funcionar.
Para fazer de forma correta, devemos selecionar os subassemblyes que devemos copiar, mover ou espelhar. Ao selecionar, aparecerão os três botões abaixo no ribbon. Basta selecionar o botão e clicar no assembly ou subassembly que se deseja mover, copiar ou espelhar.


Botões do ribbon para copiar, mover ou espelhar subassemblyes
Botões do ribbon para copiar, mover ou espelhar subassemblyes

Observação: A opção de espelhar o subassembly espelha copiando, ou seja, cria um novo.

4.  Assemblyes completos


Para que tenhamos uma noção de como são assemblyes completos, vejamos dois exemplos abaixo. Sugiro que tente fazer.
Neste, temos uma assembly simples, com uma plataforma criada pelo subassembly LinkWidthAndSlope e um talude de corte e aterro criado pelo subassembly DaylightBench.

Subassembly completo com plataforma (linkwidthandslope) e taludes (daylightbench)
Subassembly completo com plataforma (linkwidthandslope) e taludes (daylightbench)

Abaixo, temos um assembly mais elaborado, onde temos uma plataforma criada pelo subassembly LinkWidthAndSlope, com uma condição de corte e aterro. Se a situação no final da plataforma for de corte, será feito um LinkSlopeToSurface com uma inclinação alta para cima. Se a situação no final da plataforma for de aterro, será feito um talude com o subassembly DaylightBench.

Subassembly completo com linkwidthandslope, linkslopetosurface, conditionalcutorfill e daylightbench
Subassembly completo com linkwidthandslope, linkslopetosurface, conditionalcutorfill e daylightbench

Lembrando que disponibilizo gratuitamente arquivos de Civil 3D para você utilizar nesse tutorial, inclusive um arquivo com Assemblyes. Veja aqui os arquivos do tutorial.

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Comentários

  1. Caro Adson Aislan
    Estou utilizando o Civil 3D 2016 em inglês e quando vou criar um assembly as propriedades do subassembly não aparecem e apareçe a seguinte mensagem:
    The Properties palette is docked and closed. What do you want to do? 
    The Properties palette does not display when it is docked and closed. To change object parameters on the Properties palette while adding objects, first undock or display the Properties palette. 
    Continue Add objects without the Properties palette 
    Cancel
    Como devo proceder para que estas propriedades reapareça? 
    Atenciosamente
    Romildo Souza
    professor IFAL-Maceió

    ResponderExcluir
  2. Romildo,
    Estou com um problema que é o seguinte:
    A minha seção tipo não está ficando com as inclinações das bermas(banqueta) todas para o pé do talude.
    Em Bench Slope, o parametro de inclinação ´sempre positivo, tipo 5% inclinado para o pé do talude, mas quando é talude de corte, a inclinação fica voltada para a crista da banqueta.
    Se eu colocar o parametro com sinal negativo aí inverte... onde ha taludes de aterro a inclinação fica tbm para a crista.
    Já aconteceu isso com você?

    ResponderExcluir

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