CIVIL 3D - Perfil Longitudinal

Anterior: Tabela de Coordenadas de Alinhamento do Civil 3D

Feito o alinhamento, podemos criar agora um perfil longitudinal para esse alinhamento. O perfil pode ser de uma superfície ou pode ser também um perfil projetado, que é o greide. Primeiro vamos criar um perfil da superfície, depois vamos desenhar esse perfil em um Profile View, e em seguida desenhar o greide do alinhamento no Profile View.

1.    Criando o perfil longitudinal de uma superfície


O primeiro passo é criar um perfil do terreno por onde o alinhamento passa. Para isso, podemos ir no menu Profiles, na opção Create Profile from Surface. A janela abaixo aparecerá:

Janela para criação de perfil longitudinal
Janela para criação de perfil longitudinal

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Temos à esquerda uma lista de todos os alinhamentos do arquivo e à direita uma lista das superfícies do arquivo. Basta selecionar o alinhamento que se deseja e as superfícies que se quer criar o perfil ao longo do alinhamento. Em seguida, clicar em Add>> para adicionar o perfil na lista debaixo. Tendo adicionado, podemos selecionar o estilo que se quer apresentar o perfil longitudinal. A janela ficará dessa forma:

Superfície adicionada a um alinhamento
Superfície adicionada a um alinhamento


2.  Criando um profile view


Após adicionar a superfície ao alinhamento, podemos já criar um Profile View exibindo o perfil da superfície que acabamos de criar. Clique em Draw in profile view. Aparecerá a janela para configuração do profile view a ser criado.
Na primeira parte, podemos dar o nome ao profile view em Profile View Name, e selecionar o estilo em Profile View Style, depois disso, clique em Avançar.

Janela para criação de um Profile View - General
Janela para criação de um Profile View - General

Na segunda parte, selecionamos o intervalo de estacas do alinhamento que queremos criar o profile view. Deixamos Automatic para fazer de todo alinhamento. Clique em avançar.

Janela para criação de um Profile View - Station Range
Janela para criação de um Profile View - Station Range

Na terceira parte, configura-se a altura do profile view. Nesse caso também é recomendado deixar a opção a Automatic.

Janela para criação de um Profile View - Profile View Height
Janela para criação de um Profile View - Profile View Height

Na quarta parte, podemos controlar a visualização e a apresentação dos perfis adicionados ao profile view que estamos criando. Nesse caso, conferimos se a opção Draw (desenhar) está marcada, e se o estilo é o que queremos. Clique em avançar.

Janela para criação de um Profile View - Profile Display Options
Janela para criação de um Profile View - Profile Display Options

Na quinta parte, configuramos as bandas. Bandas são os conjuntos de informações que fica localizado em volta do perfil (nesse caso, abaixo). Falaremos melhor das bandas mais adiante. Clique em avançar.

Janela para criação de um Profile View - Data Bands
Janela para criação de um Profile View - Data Bands

Na sexta e última parte, configuramos as hachuras que ficarão entre os perfis. Como nesse caso só temos um perfil adicionado ao nosso profile view, não é possível configurar as hachuras. Veremos como mais adiante. Clique em Create Profile View.

Janela para criação de um Profile View - Profile Hatch Options
Janela para criação de um Profile View - Profile Hatch Options

Clicando em Create Profile View, será solicitado um ponto para inserção do Profile View. Basta clicar para que o perfil seja inserido.

Profile view criado
Profile view criado


3.  Editando o estilo de um profile view


No estilo de um profile view podemos alterar a sua visualização. Vamos ver o que é possível fazer. Clicando sobre o profile view e depois clicando com o botão direito, selecione a opção Edit profile view style.
A seguinte janela irá aparecer. Na aba Graph podemos mudar as escalas vertical e horizontal do profile view. Geralmente o perfil longitudinal é apresentado escalado verticalmente. No campo Vertical exaggeration colocamos o exagero vertical do gráfico, que no caso abaixo é 5. Outro valor comum é 10.

Estilo de um profile view - aba Graph
Estilo de um profile view - aba Graph

Na aba Vertical Axes, configuramos o intervalo das linhas horizontais (que estão no eixo vertical), e o tamanho dos textos da graduação destas linhas, através dos campos Major tick details e Minor tick details. A configuração deve ser feita separada para os lados esquerdo e direito.

Estilo de um profile view - aba Vertical Axes
Estilo de um profile view - aba Vertical Axes

Na aba Horizontal Axes, de forma semelhante a Vertical Axes, configuramos o espaçamento entre as linhas verticais (eixo horizontal), e o tamanho dos textos das linhas.

Estilo de um profile view - aba Horizontal Axes
Estilo de um profile view - aba Horizontal Axes


4. Criando um perfil projetado


Agora que criamos o profile view, podemos criar o perfil projetado do alinhamento (greide). Para isso, vá ao menu Profiles e clique em Create Profile by Layout. Será pedida a seleção de um profile view onde se deseja fazer o greide. Clique na grade do profile view que foi criado. Aparecerá a seguinte janela:

Janela para criar um perfil projetado
Janela para criar um perfil projetado

Na janela acima podemos configurar o nome do novo perfil que será criado, e também o estilo do perfil e o estilo dos label set. Na janela acima, será criado um perfil inicialmente sem labels.

5. Desenhando as rampas


Depois de pressionado OK, aparecerá a janela de edição de geometria do perfil, que é muito parecida com a janela de edição de geometria de um alinhamento, conforme já vimos. 

Barra de ferramentas de criação de um perfil projetado
Barra de ferramentas de criação de um perfil projetado

No primeiro botão, semelhante ao alinhamento, podemos criar o PIVs do nosso perfil, podendo configurar em criar com ou sem curvas verticais. Clicando na seta para baixo ao lado do botão e depois selecionando Curve Settings, teremos a janela para configurarmos as curvas verticais padrão do perfil longitudinal.

Opções de tangentes e curvas do perfil projetado
Opções de tangentes e curvas do perfil projetado

Configurações de tangentes e curvas de um perfil projetado
Configurações de tangentes e curvas de um perfil projetado

Na janela acima, escolhemos o tipo da curva vertical na primeira lista. A mais comum é Parabolic. Abaixo, podemos escolher o comprimento padrão ou o valor do parâmetro K para as curvas verticais convexas e côncavas, respectivamente.
Se formos fazer perfil com as curvas verticais desenhadas automaticamente, a curvas verticais desenhadas terão as medidas configuradas nessa janela. No caso de criar um perfil sem as curvas automáticas, essas medidas serão recomendadas quando formos criar as curvas do perfil.
Particularmente acho melhor desenhar o perfil apenas com as tangentes, para depois fazer as curvas. Pois em um perfil longitudinal não temos uma sequência de curvas iguais, mas cada curva é estudada e criada de acordo com a necessidade do traçado naquele local.
Clicando na seta para baixo ao lado do botão, como fizemos anteriormente, selecione Draw tangents e clique nos pontos dentro do profile view onde se deseja inserir os PIV’s do seu profile, e faça assim até que todos os PIV’s estejam desenhados até o final do profile view.
Desenhando apenas as tangents (rampas), teremos algo parecido com isso (em vermelho):

Tangentes do perfil projetado criado
Tangentes do perfil projetado criado

Seguindo pelos botões da janela de edição de geometria do perfil longitudinal, temos o segundo e terceiro botão, que também semelhantemente ao alinhamento, cria e deleta PIVs, respectivamente.
Basta clicar nos botões e clicar no ponto onde se quer inserir um PIV ou então no ponto mais próximo do PIV que se quer apagar.
Dica: Se você não criou o seu perfil até o final do profile view e deseja continuá-lo, clique no perfil e arraste o último ponto do perfil até o final do profile view onde você deseja terminar o perfil. Depois, use a ferramenta de adicionar PIV para criar os PIVs do perfil.
Importante: A qualquer momento da edição do perfil, assim como no alinhamento, podemos selecionar o perfil longitudinal e editar sua geometria arrastando os grips do perfil.

6. Criar curvas verticais


Depois de finalizada a edição das tangentes (rampas) do perfil longitudinal, podemos prosseguir com a criação das curvas verticais.
No botão das curvas, selecionamos a opção Free Vertical Curve (Parabola).

Ferramenta para criar curvas no perfil longitudinal
Ferramenta para criar curvas no perfil longitudinal

Selecionada esta opção, será pedido a seleção da primeira entidade, que é a primeira tangente (rampa):

Select first entity:

Em seguida, será pedido a seleção da próxima rampa:

Select next entity:

E depois o comprimento da curva vertical.

Specify curve length or [Radius/Passthrough/K] <200.000m>:

Se preferir, ao invés de entrar com o comprimento da curva vertical, é possível também fazer a curva vertical com o parâmetro K, digitando K e depois o valor do parâmetro.

Importante: Assim como no alinhamento, a ordem de seleção das rampas para fazer a curva deve ser na ordem do estaqueamento do perfil longitudinal.

7. Apagar e editar sub-entidades


Para editar as curvas e PIVs já criados, além de podermos fazer pelos grips do perfil, podemos usar também uma ferramenta da janela de edição de geometria, que nos permite editar de forma mais precisa.
Na seta ao lado do botão abaixo, selecionamos a opção PIV based.

Ferramenta para apagar e editar subentidades baseado no PIV
Ferramenta para apagar e editar subentidades baseado no PIV

Depois, selecionamos o PIV que queremos editar. E então as características desse PIV aparecem numa janela ao lado, na qual podemos mudar suas características de rampa de entrada (Grade In), rampa de saída (Grade Out), estaca do PIV (PIV Station) e elevação do PIV (PIV Elevation).

Janela para editar um PIV
Janela para editar um PIV

No mesmo botão onde selecionamos PIV based, podemos selecionar Entity based para editar as curvas.

Ferramenta para apagar e editar subentidades baseado na entidade
Ferramenta para apagar e editar subentidades baseado na entidade

Basta selecionar a opção e clicar na curva para serem exibidas as características da curva numa janela, onde podemos modificar manualmente.

Janela para editar uma entidade
Janela para editar uma entidade

Se quisermos ver um resumo da geometria do perfil, basta clicar no botão Profile Grid View.

Ferramenta para exibir o resumo da geometria do perfil
Ferramenta para exibir o resumo da geometria do perfil

Uma paleta será aberta com um resumo de todos os PIVs e curvas verticais do alinhamento, permitindo a edição das informações.

Resumo da geometria do perfil
Resumo da geometria do perfil

Se quisermos apagar uma curva criada, basta clicar no botão Delete Entity, e clicar na curva que se quer apagar.

8. Labels de um perfil longitudinal


Agora que o perfil projetado (greide) está criado, podemos adicionar os labels com as informações do perfil.
Selecionando o perfil projetado (não o profile view), clique com o botão direito e selecione a opção Edit Labels.
A janela abaixo irá se abrir. De forma semelhante aos labels do alinhamento, devemos selecionar o tipo do label na lista Type, em seguida selecionar o estilo do label na lista ao lado, e depois clicar em Add>> para adicionar o label no profile.

Janela para configuração dos labels de um perfil longitudinal
Janela para configuração dos labels de um perfil longitudinal

Os labels que iremos adicionar são dos tipos Lines, Grade Brakes, Crest Curves e Sag Curves. Basta ir selecionando os tipos, o estilo e clicar em Add>>. A lista deve ficar como abaixo:

Labels configurados no perfil longitudinal
Labels configurados no perfil longitudinal

Feito isso, basta clicar em OK.

Perfil longitudinal criado
Perfil longitudinal criado


9. Configurando as bandas do profile view


Depois de criado o perfil projetado, podemos configurar as bandas. Observe no profile view que a banda “Cota Terreno x Projeto” apresenta a mesma cota repetida. Vamos configurar para apresentar na primeira cota a cota do perfil do terreno na estaca, e a segunda a cota do greide projetado.

Bandas do perfil longitudinal
Bandas do perfil longitudinal

Selecionando o profile view e clicando com o botão direito, selecione a opção Profile View Properties.
Na aba bandas, temos uma lista das bandas adicionadas ao profile view. No caso da janela abaixo, a primeira banda, que está selecionada, é a banda da cota de terreno e cota de projeto. No item Profile2, mude o perfil colocando o perfil do greide projetado. Depois, basta dar OK.

Propriedades do profile view, aba Bands
Propriedades do profile view, aba Bands


10. Adicionando hachura no Profile View


Para uma melhor apresentação, é comum representar hachuras no profile view, entre as linhas do perfil do terreno e do perfil projetado, indicando onde temos um corte e onde temos aterro na terraplenagem.
Selecionando o profile view e clicando com o botão direito do mouse, selecione Profile View Properties. Na aba Hatch, temos uma lista vazia, pois o profile view ainda não possui hachura. Clique no botão Import.

Propriedades do Profile View, aba Hatch
Propriedades do Profile View, aba Hatch

Clicando em Import, a janela abaixo se abre. Na lista de cima, selecione a opção CORTE&ATERRO. E nas opções que aparecerão embaixo, selecione o perfil da superfície de terreno na opção EG, e o perfil projetado na opção DATUM.

Adicionando hachuras no perfil longitudinal
Adicionando hachuras no perfil longitudinal

Clicando em OK na janela, aparecerá na aba Hatch a lista com as hachuras adicionadas. Selecione OK novamente.

Configurando as hachuras do perfil
Configurando as hachuras do perfil

Depois de configurar, as hachuras são adicionadas ao profile view.

Perfil com hachuras desenhadas
Perfil com hachuras desenhadas

Lembrando que disponibilizo gratuitamente arquivos de Civil 3D para você utilizar nesse tutorial, inclusive um arquivo com Perfil Longitudinal. Veja aqui os arquivos do tutorial.

Gostou do artigo? Então me siga no FacebookInstagram LinkedIn para ficar por dentro das atualizações do site.

Próximo: Assemblyes

Comentários

  1. Mesmo seguindo o tutorial, as hachuras de corte e aterro não aparecem. Sabe o que porque?

    ResponderExcluir
  2. Quando crio um perfil o AutoCad Civil3D não Grava pq?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Desenhando em perspectiva (isometrico)