Como resolver quando uma imagem perde a referência no AutoCAD

Quem trabalha com imagens no AutoCAD já deve ter passado pelo problema da imagem sumir e ficar apenas seu contorno, como na imagem abaixo:

Imagem que perdeu a referência no AutoCAD
Imagem que perdeu a referência no AutoCAD
 
barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

No retângulo acima, deveria aparecer uma imagem. Porém, aparece apenas um retângulo e no meio observe que está escrito o caminho da pasta onde a imagem deveria estar localizada.





Esse erro ocorre quando a imagem não está mais localizada onde está, seja por que foi movida para outra pasta, apagada ou o nome de alguma pasta do caminho foi alterado. Ou mesmo porque o arquivo do AutoCAD foi enviado por e-mail ou outro meio sem o arquivo de imagem junto.

Para resolver é simples, mas você precisa ter o arquivo da imagem em algum lugar. Devemos apontar ao AutoCAD onde a imagem está.

Fazemos isso através do comando IMAGE ou XREF (imagens e xrefs são gerenciados no mesmo comando, pois ambos são referências externas). Pode usar os atalhos IM, XR ou no Menu Insert > External References.

Irá abrir então a paleta das referências externas que estão no seu arquivo. Se você expandir ela para o lado ficará assim:

Paleta de Referências Externas (External References) do AutoCAD
Paleta de Referências Externas (External References) do AutoCAD

Observe na janela acima que a primeira referência é o próprio arquivo, que está aberto. Abaixo estão as demais referências, que no caso deste arquivo é apenas uma imagem, com o nome de IMAGEM 2. Observe também que a frente do nome da imagem tem um ponto de exclamação (!) e está escrito Not Found (Não encontrado).

Ao clicar sobre a imagem, na parte de baixo da paleta serão exibidos os detalhes da imagem, e um dos itens será o Saved Path (Caminho Salvo) da imagem. Tudo que você tem que fazer é mudar esse caminho, clicando sobre ele e em seguida clicando no botão de 3 pontos  ...  que aparecerá no final do nome do caminho. Se abrirá uma janela do windows para que você selecione a imagem em seu novo caminho.
Depois de selecionar a imagem no novo caminho, feche a paleta da imagem e a referência terá voltado:

Imagem com a referência novamente
Imagem com a referência novamente

DICA EXTRA:

Outro problema que quem trabalha com imagens sempre tem é que a imagem some, ficando só seu contorno, quando se usa os comandos ZOOM ou PAN. Para resolver isso, basta mudar uma variável de sistema, que controla a exibição da imagens durante esses comandos.

Digite RTDISPLAY e dê enter, então digite 0 e dê enter. Assim você terá mudado o valor da variável de sistema rtdisplay para 0, e as imagens aparecerão quando você usar os comandos PAN e ZOOM.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

  1. Outro comando que pode ser utilizado é o comando "redir" é bem parecido com estas opções que você menciona na postagem, o comando "redir" vai perguntar se o novo caminho será para todas as imagens contidas no desenho (digitando * na barra de comando vc confirma essa solicitação), depois é só colar o novo caminho para as imagens e pronto, todas a imagens estão de volta no desenho, o comando "redir" funciona desde o AutoCAD2007.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como inserir imagem no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)