Autodesk lança o AutoCAD 2022 - Veja as novidades

 A Autodesk acaba de lançar o AutoCAD 2022 (em 23/03/2021). Enquanto muitos acreditam que o AutoCAD está obsoleto, ultrapassado e não é mais utilizado, por causa de outros programas como o Revit (também da Autodesk), entra ano e sai ano temos novas versões do AutoCAD com novas ferramentas.

Abaixo vou mostrar algumas das novidades do AutoCAD 2022.


Veja também:

Veja também:

Count Palette


Um das novidades mais significativas é a paleta Count, que apresenta em tempo real a quantidade de cada bloco presente no desenho:

Paleta Count - AutoCAD 2022
Paleta Count - AutoCAD 2022

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Com a paleta Count aberta, ao copiar ou apagar qualquer bloco, a quantidade de blocos no quadro é atualizada instantaneamente.

Outra excelente funcionalidade é o aviso quando há algo de errado na contagem de algum bloco. Observe os pontos de exclamação em dois blocos na imagem acima. Ele avisa por exemplo quando algum bloco foi explodido ou se houverem blocos duplicados no mesmo lugar.

A selecionar um bloco na paleta, automaticamente todos os blocos com mesmo nome no desenho são realçados. Ao clicar com o botão direito em um bloco, há a opção de inserir um Field atualizável no desenho que irá mostrar a quantidade de blocos. E no canto superior esquerdo da paleta, há um botão que permite criar uma tabela com os blocos que quiser, também com fields atualizaveis contendo as quantidades dos blocos.

Trace


O AutoCAD 2022 também trouxe de novidade o recurso Trace, que permite a cada usuário adicionar comentários e sugerir modificações no desenho, sem modificar o arquivo original. Ao criar um novo Trace, o usuário pode fazer as modificações que quiser, e ao salvar o Trace, ele fica salvo em uma paleta:

AutoCAD 2022 - Trace
AutoCAD 2022 - Trace

A paleta Traces acima exibe todos os comentários e modificações feitas por cada usuário, mas que não modificam o arquivo original, permitindo a cada um observar as modificações clicando sobre cada Trace criado.

Share

Essa nova ferramenta do AutoCAD 2022 permite o compartilhamento do arquivo por um link criado no próprio AutoCAD, que poderá ser aberto no Autodesk Web App por qualquer pessoa que possuir o link. Há a opção de permitir que quem receber o link seja apenas um visualizador ou que possa também editar e salvar um cópia do desenho. O compartilhamento inclui os xrefs do desenho e expira em sete dias.

AutoCAD 2022 - Share
AutoCAD 2022 - Share

Janelas flutuantes

Outra novidade são as janelas flutuantes. Agora, ao clicar sobre uma aba de desenho aberto e arrastar, ela vira uma janela flutuante, te permitindo colocar desenhos abertos lado a lado ou em monitores diferentes, sem precisar abrir o AutoCAD mais de uma vez.

Quick Measure

Recentemente falei aqui do comando Quick Dimension, e agora o AutoCAD 2022 traz como novidade o quick measure, que mostra no próprio cursor as medidas do desenhos instantaneamente conforme você passa o mouse sobre o desenho, exibindo medidas de distância entre objetos e ângulos. Observe na imagem abaixo as linhas laranjas com as dimensões do cômodo e o quadrado no canto inferior esquerdo indicando que é um ângulo de 90°.

AutoCAD 2022 - Quick measure
AutoCAD 2022 - Quick measure | fonte: www.cadlinecommunity.co.uk


Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como inserir imagem no AutoCAD

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)