Como inserir imagem no AutoCAD

Outro dia falei aqui Como inserir imagem georeferenciada no Civil 3D. Porém, caso a imagem não seja georreferenciada, ou seja, não tenha consigo os dados de posicionamento, o modo de inserir a imagem no AutoCAD passa a ser outro. E na verdade existem várias forma de inserir uma imagem no AutoCAD.

A primeira forma é usar o comando IMAGEATTACH, ou ir no menu Insert e selecionar a opção Raster Image Reference, ou na aba Insert do ribbon clicar no botão Attach.

Botão Attach do ribbon do AutoCAD
Botão Attach do ribbon do AutoCAD

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Ao clicar no botão ou digitar o comando na linha de comandos e dar enter, aparecerá uma janela para selecionar a imagem. Selecione a imagem que deseja inserir e clique em OK.

A seguinte janela irá aparecer:

Janela do comando IMAGEATTACH
Janela do comando IMAGEATTACH

Na janela acima, você pode escolher se deseja digitar o ponto de inserção, a escala e a rotação na própria janela, ou digitar no momento de inserir. Se deseja digitar no momento de inserir, deixe marcadas as opções Specify on-screen.

Eu sugiro que apenas no Insertion point esteja marcado o Specify on-screen, e na escala e rotação estejam desmarcados.

Outra opção importante é o Path type. A melhor opção é o Relative path, e que a imagem esteja previamente na mesma pasta do arquivo dwg. Dessa forma, se você enviar o arquivo dwg para alguém junto com o arquivo da imagem, quando outra pessoa abrir em outro computador a imagem já estará carregada, pois AutoCAD irá procurar a imagem na mesma pasta do arquivo dwg.

Clique em OK na janela acima e em seguida clique no ponto que deseja inserir a imagem (se você deixou a opção Specify on-screen do Insertion point marcada).

A segunda forma de inserir a imagem é ainda mais fácil! Basta arrastar a imagem da pasta para o AutoCAD. Então é só clicar no ponto que deseja inserir, e em seguida digitar a escala e a rotação que você quer para a imgem.

Imagem inserida no AutoCAD
Imagem inserida no AutoCAD

Vale lembrar que após inserida (por qualquer um dos dois métodos), a imagem será uma referência externa do seu arquivo dwg (XREF). Portanto, ao usar o comando XREF e dar enter, a imagem estará lá, como na imagem abaixo:

Imagem inserida como referência externa (XREF)
Imagem inserida como referência externa (XREF)

Para excluir referência externa do arquivo, clique no botão direito sobre a imagem no comando XREF e selecione a opção Detach (isso também apagará a imagem do desenho).

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook, Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT 2018

Blocos dwg de Sinalização Manual CONTRAN

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Mudando as cores do AutoCAD

Formas de copiar e colar no AutoCAD

Como diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD (dwg)

FATAL ERROR: Como recuperar arquivos do AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2022)