Linetype de polylinhas com erro no AutoCAD - LineType Generation

Em algumas polylines, quando aplicamos um linetype diferente de Continuous, percebemos que o linetype não foi aplicado corretamente, pois não está uniforme ao longo da polyline. Isso ocorre por causa de uma configuração que existente em todas as polylines, e que vou mostrar como alterar aqui abaixo.


Essa propriedade é o Linetype Generation. Suas opções são Enable/Disable e pode ser alterada na paleta de propriedades (selecione a polyline e dê MO + enter ou Ctrl + 1) e cada uma delas vai gerar o linetype em uma polilinha de maneiras diferentes. O modo enable irá gerar o linetype de forma contínua e o modo disable irá iniciar o linetype a cada vértice da polylinha.

Exemplo:

Diferença entre enable e disable
Diferença entre enable (esquerdo) e disable (direito)

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

A polyline da esquerda está com o linetype generation como enable, e a da direita como disable. Olhando dessa forma pode até não fazer muita diferença um modo para outro. Mas se a polilinha possuir muitos vértices e os traços do linetype forem em geral maiores que as distâncias entre os vértices, colocar no modo disable fará com que a polilinha fique praticamente continua.

Exemplo:


Diferença entre enable e disable
Diferença entre enable e disable

Nesse caso então, apenas no modo enable será possível observar o tracejado da linha.

Para mudar o Linetype Generation das polylinhas, selecione elas e abra a paleta de propriedades (MO + enter ou Ctrl + 1), ou abra a paleta e depois selecione as polylinhas, tanto faz. Uma vez selecionadas com a paleta de propriedades aberta, mude a configuração Linetype Generation (fica bem embaixo na paleta) para Enable ou Disable, como você quiser.

Alterar o linetype generation só faz sentido quando o tipo de linha da polilinha não for contínuo.

PLINEGEN

Para alterar a forma como o AutoCAD gera o linetype quando você desenha um polyline nova, use a  Variável de Sistema PLINEGEN. Os valores admitidos são:

0 – Disable (padrão do AutoCAD)

1 – Enable

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Desenhando em perspectiva (isometrico)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD