Comando Wipeout

O objeto wipeout é um polígono que sobrepõe o desenho com a função de ocultar a área em que ele é colocado sem a necessidade de apagar ou dar trim nos objetos que estão no local, não interferindo no desenho.
Veja o exemplo abaixo:

Exemplo de wipeout atrás de textos para esconder as curvas de nível
Exemplo de wipeout atrás de textos para esconder as curvas de nível

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps


Foi colocado um wipeout na forma de retângulo sobre o desenho e atrás do texto, para que o texto fique sobre uma área limpa e seja melhor visualizado. Se não fosse utilizado, o texto ficaria sobreposto ao desenho, e a leitura seria confusa. O wipeout será geralmente usado sob textos ou sobre objetos que você queira destacar no desenho, no model ou no layout, sendo útil no layout para colocar textos sobre a viewport.

Como fazer:

Para desenhar um wipeout, basta digitar wipeout na barra de comandos do AutoCAD.

Opções do comando wipeout na linha de comandos do AutoCAD
Opções do comando wipeout na linha de comandos do AutoCAD



Então é só desenhar o wipeout (como se fosse uma polylinha mesmo) na área que deseja cobrir ou chamar a opção “Polyline” para selecionar uma polylinha fechada para transformá-la em wipeout.

Se quiser, você pode também ligar ou desligar os contornos do wipeout, chamando a opção “Frame” dentro do comando e escolher entre ON ou OFF. Mas a escolha valerá para todos os wipeouts do desenho, não apenas para o que será desenhado.

Problemas:

Se você quiser fazer um wipeout a partir de um circle, arc ou polyline com arco, não é possível. Em compensação, o AutoCAD disponibiliza um bloco nos templates padrão que se chama “_Wipeout_Circle, mas esse bloco nada mais é que uma polyline em forma de poligono de dezenas de lados que foi transformado em wipeout. É a melhor solução para fazer um wipeout na forma circular.
 
Outro problema é para quem usa a ferramenta Export layout to model. Se houver algum wipeout na área de visualização de alguma viewport do layout que se está exportando, o AutoCAD simplesmente exporta tudo menos o wipeout, isso pelo menos em algumas versões do AutoCAD.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se inscreva na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Desenhando em perspectiva (isometrico)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Como diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD (dwg)