Quando estamos trabalhando no layout, com
uma prancha com viewports, por
exemplo, as cores que visualizamos na maioria das vezes não são as cores da
impressão, por conta dos vários padrões de layers
dos clientes. É comum o desenho ficar totalmente colorido quando visualizamos no layout, enquanto no papel sabemos que a maioria das linhas ficarão pretas. No vídeo abaixo eu ensino como configurar o layout para visualizá-lo da mesma forma como será impresso:
Se inscreva no meu canal do Youtube e me siga no Instagram
Na imagem abaixo temos um exemplo de como o layout fica mal apresentado e difícil de visualizar:
Prancha com cores do desenho
Vamos guardar a imagem acima como referência e comparar como vai ficar depois.
Antes de alterarmos a aparência da prancha, podemos ver como alterar a aparência do fundo, que na imagem acima está cinza e branco, e deixar tudo branco. Para isso, vamos ao menu Options, na aba Display. Para abrir o menu Options, dê OP e enter.
Aba Display do comando Options
Na aba Display do comando Options, desmarque as três opções em destaque acima, conforme a imagem. Dê OK e ficará como na imagem abaixo. Agora o que temos que fazer é mudar as cores do desenho para ficar exatamente como sairá na impressão.
Para alterar as configurações do layout para vermos o desenho na prancha com um padrão de pena aplicado, ou seja, com as cores como elas serão impressas, clique com o botão direito em cima da guia
do layout e clique em Page Setup Manager. Abrirá uma caixa de
diálogo com uma lista de todos os layouts
do seu arquivo:
Janela do Page Setup Manager
Clique no botão Modify. Abrirá uma
caixa de diálogo semelhante a de impressão:
Configuração da página do layout
Para mostrar as
cores no layout com as configurações do padrão de pena, basta selecionar o
padrão de pena que você está utilizando em Plot
style table (pen assignments) e selecionar a opção Display plot style logo abaixo. No caso do exemplo acima, a pena utilizada é do arquivo AMR.ctb. IMPORTANTE: Para saber como adicionar penas de impressão na lista do Plot style table, clique aqui. Em seguida dê OK até voltar para o layout. Vejamos como muda a aparência:
Prancha com as cores da forma que serão impressas
Gostou do artigo? Então me siga no Facebook, Instagram e LinkedInpara ficar por dentro das atualizações do site.
Uma vez peguei um arquivo que estava configurado desta forma e sempre tentei fazer nos meus e nunca tinha conseguido... até agora!!!! obrigado amigo, valeuuuuu!!!!!
GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUMA MANEIRA DE REALIZAR IMPRESSÃO NO LAYOUT DE DUAS ESCALAS DIFERENTES (EX. 1/100 E 1/25) SEM TER QUE ALTERAR A ESPESSURA DA PENA UMA VEZ QUE ESTA JÁ ESTA CONFIGURADA NOS LAYERS.
Cara muitas não sabemos fazer, perdemos horas fazendo gambiarra, gastamos horas procurando soluções na internet e quando encontramos uma solução como a sua, temos que dar valor e elogiar. PQP!!! Vc salvou muita gente... quem nao trabalha diariamente e diretamente com o AUTOCAD mas precisa usar de vez em quando, sabe oq tou falando... Obrigado!!!
No AutoCAD frequentemente precisamos tirar medidas no desenho e obter informações sobre os objetos. Porém, nem sempre queremos desenhar essas medidas no formato de cotas ( Dimensions ), as vezes queremos apenas consultar. Nesse artigo vou mostrar os comandos para consultarmos várias medidas no desenho: distância, ângulo, raio, área, volume, etc; e também para extrairmos outras informações de objetos e também do arquivo que estamos trabalhando. Se você preferir, pode ver o vídeo abaixo no meu CANAL DO YOUTUBE .
LISPS são aplicações que podemos usar no AutoCAD para facilitar nosso trabalho. Existem LISPS que são realmente muito úteis. Então vou mostrar aqui como se carrega os lisps que você mais gosta e usa automaticamente, não precisando carregar toda vez que se abre algum desenho. É bem simples. Use o comando AP na linha de comandos para entrar no comando appload , ou vá ao menu Tools > Load Application . No ribbon você pode ir na aba Manage e clicar no botão Load Application. A seguinte caixa de diálogo irá abrir:
Quem trabalha com imagens no AutoCAD já deve ter passado pelo problema da imagem sumir e ficar apenas seu contorno, como na imagem abaixo: Imagem que perdeu a referência no AutoCAD No retângulo acima, deveria aparecer uma imagem. Porém, aparece apenas um retângulo e no meio observe que está escrito o caminho da pasta onde a imagem deveria estar localizada.
Quando estamos fazendo um projeto em um arquivo do AutoCAD, esse arquivo possui blocos, layers, estilos de textos, estilos de dimensões e várias outras configurações. Quando deixamos de usar um bloco no nosso arquivo, por exemplo, esse bloco continua no nosso arquivo disponível para inserirmos quando quisermos, mesmo não havendo nenhum bloco inserido no desenho. Veja também: Comando purge mudou (AutoCAD 2022 e 2021) Esses blocos disponíveis no desenho e que não estão inseridos, assim como layers existentes que não são utilizados, estilos de texto e de dimensão existentes e também não utilizados, pesam o arquivo e podem ser todos excluídos com um único comando, que veremos agora.
Quais são os requisitos de sistema para o AutoCAD rodar bem em uma máquina? Nós fazemos essa pergunta quando pesquisando um computador ou notebook novo para comprar e sabemos que vamos precisar usar o AutoCAD nele. Veja abaixo uma tabela com os requisitos de sistema necessários para suportar cada versão do AutoCAD, de 2005 a 2024, e alguns notebooks indicados para cada versão. Mas atenção: foram apenas selecionados notebooks que atendem às configurações, não é uma recomendação de compra, pesquise antes de comprar e leia as configurações de cada produto.
O comando PEDIT é um comando bem antigo e até bem conhecido de quem trabalha com AutoCAD. Serve para editarmos polylinhas e também transformar linhas e arcos em polylinhas. Vamos ver o que conseguimos fazer com o comando: Para acessar o comando, você pode digitar pedit ou pe na barra de comandos ou clicar duas vezes sobre uma polylinha.
O objeto point , no AutoCAD, é, por padrão, exibido literalmente como um ponto. Portanto, não há nenhuma evidência sobre este ponto. E se algo estiver sobre ele, então ele fica praticamente invisível. Porém, há como mudar a exibição dos pontos no AutoCAD. Veja no vídeo abaixo:
Dependendo do projeto que fazemos no AutoCAD, nossos arquivos podem ficar muito grandes, com dezenas de MB, o que, dependendo do computador que nós trabalhamos, pode fazer o computador travar ou ficar muito lento, comprometendo nossa produtividade. Veja no vídeo abaixo e depois no post alguns passos que podemos fazer para reduzir o tamanho dos arquivos dwg do AutoCAD. Se inscreva no meu canal do Youtube e me siga no Instagram
Quando você usa o comando MIRROR no AutoCAD em objetos de texto e estes ficam espelhados (no sentido contrário) é porque o AutoCAD está configurado para trabalhar dessa forma. Configurar para o AutoCAD não espelhar os textos quando usar o comando MIRROR é muito fácil e eu vou mostrar aqui.
Já falei aqui sobre o LISP Talude em Corredor , que desenha automaticamente o padrão de taludes utilizando as polylinhas de eixo, bordo, offset de corte e offset de aterro em um corredor de terraplenagem. Porém, nem sempre o talude está construído ao longo de um eixo. As vezes, são apenas linhas de pé e crista de talude de um levantamento topográfico, projeto de bota-fora, platôs, etc. O LISP Talude em polylinhas desenha automaticamente o padrão de talude através da seleção de duas polylinhas: a polylinha superior (crista) e a polylinha inferior (pé). E ainda te permite abrir uma janela para configurar como os taludes serão desenhados, com a opção por exemplo de considerar as banquetas. Padrão de taludes feito com o LISP Talude em Polylinhas Padrão de taludes feito com o LISP Talude em Polylinhas Veja o vídeo abaixo demonstrando o LISP, e em seguida, a descrição do LISP abaixo do vídeo:
Obrigadooooooooooo!!!!!!!
ResponderExcluirUma vez peguei um arquivo que estava configurado desta forma e sempre tentei fazer nos meus e nunca tinha conseguido... até agora!!!!
ResponderExcluirobrigado amigo, valeuuuuu!!!!!
Obrigado, Resolvido!
ResponderExcluirObrigada! Muito útil!
ResponderExcluirMUITO BOM!
ResponderExcluirNo meu caso, quando abro um preview para plot o desenho não aparece, gostaria de uma ajuda, por favor...
ResponderExcluirMuiito bom cara! Obrigado, voce foi o único que vi que explica isso direitinho! Valeu
ResponderExcluirNo meu cad não permite que modifique, o que pode estar acontecendo?
ResponderExcluirminha visualização é cinza mas sai colorido, como resolver isso?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUMA MANEIRA DE REALIZAR IMPRESSÃO NO LAYOUT DE DUAS ESCALAS DIFERENTES (EX. 1/100 E 1/25) SEM TER QUE ALTERAR A ESPESSURA DA PENA UMA VEZ QUE ESTA JÁ ESTA CONFIGURADA NOS LAYERS.
ResponderExcluirmesmo com essa configuração, não aparece a espessuras de linhas que configurei. Somente as cores
ResponderExcluirVeja se está configurado para aparecer as lineweiths no seu arquivo. Coloque o valor da variável de sistema LWDISPLAY para 1 e veja se funciona.
ExcluirCara muitas não sabemos fazer, perdemos horas fazendo gambiarra, gastamos horas procurando soluções na internet e quando encontramos uma solução como a sua, temos que dar valor e elogiar.
ResponderExcluirPQP!!! Vc salvou muita gente... quem nao trabalha diariamente e diretamente com o AUTOCAD mas precisa usar de vez em quando, sabe oq tou falando...
Obrigado!!!
Valeu!!! Que bom que ajudou!
Excluir