CIVIL 3D - Colocando o projeto em pranchas

Anterior: Seções gabaritadas (seções transversais)

Depois que o projeto está pronto, com alinhamento, perfil longitudinal, corredor e seções tipo, podemos colocá-lo em pranchas automaticamente. Basta configurar um template com um layout onde temos a prancha e as viewports necessárias. Veremos como fazer isso no caso do alinhamento e perfil longitudinal e no caso das seções gabaritadas.

1. Configurações do template de planta e perfil


Para gerar as pranchas de planta e perfil, precisamos selecionar um template (arquivo salvo no formato dwt). Neste template, devemos ter um layout onde teremos um prancha com o formato de papel que quisermos, as viewports de planta e perfil. Cada viewport deve estar configurada para o fim que será usada. Por exemplo, se uma viewport for utilizada para exibir a planta, ela deve estar configurada para exibir uma planta. 

Prancha configurada para planta e perfil
Prancha configurada para planta e perfil

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Na imagem acima temos um bloco em formato de prancha A1, localizado no layout chamado de A1, de um arquivo com extensão dwt chamado de PRANCHA A1.dwt. Do lado de fora deste bloco, ou seja, também no layout, temos duas viewports, que podemos ver acima. A primeira viewport ocupa a metade de cima, e a segunda viewport ocupa a metade de baixo da prancha. Clicando na viewport de cima, e acionando a paleta de propriedades (MO ou Ctrl+1), podemos ver na última opção da paleta de propriedades qual a configuração da viewport:

Viewport configurada para exibir o projeto em planta
Viewport configurada para exibir o projeto em planta

Como mostrado acima, ao selecionar a primeira viewport, observamos na paleta de propriedades, no item Viewport Type, que esta viewport está configurada para exibir a planta do projeto, ou seja, ao selecionar este template quando formos gerar as pranchas do projeto no Civil 3D, a planta (o eixo) do projeto será exibido nessa viewport.

Se da mesma forma selecionarmos a viewport de baixo, observaremos que a opção Viewport Type está configurada para exibir o perfil (Profile), ou seja, ao selecionar este template quando formos gerar as pranchas do projeto no Civil 3D, o perfil do projeto será exibido na viewport de baixo.

Viewport configurada para exibir o projeto em perfil
Viewport configurada para exibir o projeto em perfil

Importante: Se as configurações de viewport mostradas acima não forem feiras, o Civil 3D não irá aceitar a seleção do arquivo de template para criar as view frames e, consequentemente, não será possível gerar automaticamente os layouts com as pranchas de planta e perfil.


2. Criando view frames no alinhamento


Para colocar o eixo na prancha, precisamos gerar as view frames no alinhamento. As view frames são retângulos, que são a representação da viewport do layout do model. O tamanho das view frames vai depender da escala da viewport do template a ser utilizado para gerar as view frames, como veremos.

Para criar as view frames no alinhamento, vá a Toolspace, na aba Prospector, e clique com o botão direito em View Frame Groups, como mostrado abaixo.

Criando view frames
Criando view frames

A janela abaixo irá abrir:

Configuração das view frames - passo 1
Configuração das view frames - passo 1

Nesta primeira parte, mostrada acima, escolhemos o eixo que queremos gerar as view frames e selecionamos o intervalo de estaca, que acima está marcada em Automatic, para gerar no eixo inteiro. Clique em Next.

Configuração das view frames - passo 2
Configuração das view frames - passo 2

Na próxima parte, escolhemos se faremos as pranchas com planta e perfil, ou só prancha ou só perfil. No caso acima, está selecionado planta e perfil (Plan and Profile). Também devemos escolher o template a ser utilizado, que acima é o Prancha A1.dwt, layout A1. E, por último, selecionamos a orientação das view frames; que pode ser na orientação do eixo (Along alignment) ou alinhado com o norte (Rotate to north). Clique em Next.

Configuração das view frames - passo 3
Configuração das view frames - passo 3

Nesta próxima janela, podemos dar um nome ao grupo de view frames que será criado, assim como a cada view frame que será criada. Também podemos selecionar o estilo das view frames e dos labels das view frames. Clique em Next.

Configuração das view frames - passo 4
Configuração das view frames - passo 4

Nesta janela, configuramos qual a extensão de alinhamento será exibida em cada prancha. No caso acima, em Positioning, serão exibidos 600m de alinhamento em cada view frame e, consequentemente, em cada prancha. Mais abaixo, configuramos o estilo e os labels das Match Lines, que são as linhas de quebra das pranchas, ou seja, as linhas que dividem uma prancha da outra. Clique em Next.

Configuração das view frames - passo 5
Configuração das view frames - passo 5

Nesta última parte, configuramos o estilo do perfil e das bandas (Band Set) dos perfis que serão gerados quando colocarmos o projeto nas pranchas. Para criar as view frames, clique em Create View Frames.
No alinhamento, serão criadas as view frames, como abaixo:

View frames criadas no model
View frames criadas no model


3. Gerando as pranchas de planta e perfil


Depois que as view frames estão criadas no alinhamento, podemos criar os sheets (folhas), que são as pranchas.
Na Toolspace, expanda o item View Frame Groups que irá aparecer o grupo de view frames que foi criado. Clique com o botão direito sobre o grupo de view frames que se quer gerar as pranchas e em seguida clique em Create Sheets, como mostrado abaixo:

Criação dos layouts com pranchas
Criação dos layouts com pranchas


A janela abaixo aparecerá:

Configuração dos layouts com pranchas - passo 1
Configuração dos layouts com pranchas - passo 1

Nesta primeira parte, escolhemos o grupo de view frames do qual serão geradas as pranchas. Em View frame ranges, escolhemos de quais view frames queremos gerar as pranchas, que no caso acima está marcado como All, para gerar as pranchas de todas as view frames. Em Layout Creation, definimos onde os layouts com as pranchas serão gerados; marcamos Number of layouts per new drawing se quisermos que os layouts serão criados em arquivos separados e quantos layouts terão cada um dos arquivos, marcamos All layouts in one new drawing para gerar um arquivo com todos os layouts e marcamos All layouts in the current drawing para que todos os layouts sejam gerados no arquivo que se está trabalhando, que é a opção que está marcada acima. Por último, em Layout name, colocamos o nome que queremos que os layouts sejam nomeados. Clique em Next.

Configuração dos layouts com pranchas - passo 2
Configuração dos layouts com pranchas - passo 2


Nesta próxima janela, definimos o nome do Sheet Set e onde será salvo o arquivo do sheet. Clique em Next.

Configuração dos layouts com pranchas - passo 3
Configuração dos layouts com pranchas - passo 3


Nesta última janela, configuramos os perfis que serão desenhados. Selecionamos a opção Get other settings from na existing profile view para selecionar um profile view que será usado como modelo de configuração. Dessa forma, os perfis que serão desenhados terão as mesmas configurações do perfil selecionado. Pode-se também selecionar a opção Choose settings para escolher manualmente as configurações dos novos perfis. Na opção Align Views, escolhemos como serão alinhadas as viewports de planta e perfil. Se pelo começo (Align profile and plan view at start), se pelo meio (Align profile and plan view at center) ou pelo final (Align profile and plan view at end). Clique em Create Sheets.


Aviso de salvamento do arquivo
Aviso de salvamento do arquivo

A janela acima irá aparecer para avisar que o arquivo será salvo ao gerar as pranchas. Clique em OK.

Selecione a origem dos perfis longitudinais
Selecione a origem dos perfis longitudinais


Na linha de comandos, como mostrado acima, será pedido o ponto de inserção dos perfis. Clique em uma área vazia do desenho para que os perfis sejam desenhados.

Feito isso, os perfis serão desenhados e os layouts serão gerados com as pranchas do projeto. Abaixo, os perfis particionados gerados no model e uma das pranchas geradas no layout.

Perfis longitudinais desenhados no model
Perfis longitudinais desenhados no model

Pranchas desenhadas no layout
Pranchas desenhadas no layout


4. Gerando as pranchas de seções gabaritadas



Depois que as seções gabaritadas estão geradas, para gerar as pranchas, basta selecionar o retângulo que representa a viewport das seções que aparecerá no Ribbon o botão Create Section Sheets, como mostrado abaixo:

Seções transversais no model
Seções transversais no model

Feito isso, a janela abaixo aparecerá:

Configurando as pranchas das seções transversais
Configurando as pranchas das seções transversais

Na janela acima, basta escolher o eixo, o Sample line group name e o Section view group que se deseja gerar as pranchas. Em Layout name, coloque o nome dos layouts que serão criados com as seções. Clique em Create Sheets.

Aviso de salvamento do arquivo
Aviso de salvamento do arquivo

A janela acima irá aparecer para avisar que o desenho será salvo quando os layouts forem criados. Clique em OK.

Os layouts com as pranchas das seções serão criados.


Seções transversais na prancha
Seções transversais na prancha

Lembrando que disponibilizo gratuitamente arquivos de Civil 3D para você utilizar nesse tutorial, inclusive arquivos com Layouts das Seções e Layouts de Planta e Perfil. Veja aqui os arquivos do tutorial.

Gostou do artigo? Então me siga no FacebookInstagram LinkedIn para ficar por dentro das atualizações do site.

Próximo: Gradings (platôs)

Comentários

  1. Excelente post....

    Aislan

    Me tire uma dúvida...Como faço para para identificar ou congelar o plot do transpasse cinza (mancha que identifica o corte da seção na planta)....Tentei visualizar as layers mas não consegui...

    No mais, novamente, excelente post..

    Atenciosamente,

    ROSSINE DOS SANTOS E SILVA
    Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes - TOPOGRAFIA
    DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
    Superintendência no Estado do Rio Grande do Norte
    UL2 – Currais Novos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como inserir imagem no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)