Bônus: Vários Comandos Úteis do AutoCAD

Anterior: Imprimindo em PDF

·Select similar

Comando muito útil na seleção de objetos. Selecione um objeto, clique com o botão direito e clique em Select Similar, então todos os objetos com propriedades similares (tipo do objeto e layer, por exemplo) serão selecionados. Veja Também: Configurando o Select Similar



· Mathprop (MA)

Comando muito útil, que copia as propriedades (cor, layer, linetype, lineweigth, etc.) de um objeto selecionado para outros objetos selecionados. MA + ENTER, clique sobre o objeto que possui as propriedades que você deseja, e em seguida selecione os objetos para os quais você quer copiar as propriedades e dê ENTER novamente para sair do programa.

· Join (J)

Junta objetos que estão interligados, transformando-os num único objeto. J + ENTER, selecione os objetos que deseja juntar e dê enter novamente.

Divide um objeto em vários segmentos, através da inserção de pontos ou de um determinado bloco sobre ele. DIV + ENTER, selecione o objeto que deseja dividir, digite o número de segmentos que deseja dividir o objeto e dê ENTER. O objeto então será dividido e marcado os pontos de divisão com pontos do AutoCAD. Se desejar inserir um bloco, dê DIV + ENTER, selecione o objeto que deseja dividir, B + ENTER, digite o nome do bloco e dê ENTER novamente. Em seguida digite Y + ENTER para que o bloco se alinhe ao objeto ou N + ENTER para que o bloco não se alinhe com o objeto. Por fim, digite o número de seguimentos e dê ENTER para finalizar.

Veja Também:
Comandos Measure X Divide

Semelhante ao comando divide, também divide um objeto em vários seguimentos, mas ao invés de fazer isso com o número de seguimento, faz com o comprimento de cada segmento.
ME + ENTER, selecione o objeto que deseja dividir, digite o comprimento de cada segmento e dê ENTER novamente. O objeto será marcado com pontos nas divisões. Para marcar com um bloco específico, faça como no comando divide explicado acima.


Apaga os layers selecionados. É preciso ter muito cuidado, pois o LAYDEL apaga inclusive layers que contém objetos, apagando também os objetos que estão contidos neles. LAYDEL + ENTER, clique nos layers que deseja apagar e clique em OK.


Janela do LAYDEL
Janela do LAYDEL


barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

· Isolar objetos

Isolate Objects - Isolar Objetos
Isolate Objects - Isolar Objetos
Esconde ou isola a visualização de determinados objetos. Selecione os objetos desejados, clique com o botão direito e vá em Isolate e escolha entre as opções Isolate Objects, Hide Objects e End Object Isolation. Isolate Objects faz com que apenas os objetos selecionados sejam exibidos na tela. Hide Objects faz com que os objetos selecionados sejam ocultados da visualização. E End Object Isolation volta a exibir todos os objetos ocultados.

· Distance (DI)

Comando muito útil. Digite D + ENTER, clique no primeiro ponto e em seguida no segundo ponto. Na barra de comandos aparecerá a distância entre os dois pontos, o Delta X, o Delta Y, o Delta Z e outras informações.


· ID

Comando muito útil. Digite ID + ENTER, clique em um ponto e na barra de comandos aparecerão as coordenadas do ponto.


· Boundary (BO)

Janela do comando Boundary
Janela do comando Boundary
Cira um polígono através da detecção da área onde o ponto selecionado está inserido. Dê BO + ENTER e a janela ao lado será aberta. Marque Island detection para que objetos que estejam dentro da área selecionada também sejam incluídos. Em object type, selecione o tipo de objeto que deseja criar. Em seguida, clique em Pick Points e clique no ponto ao redor do qual deseja criar o polígono. Esse é um comando que pode demorar ou exigir muito do processamento da máquina. Recomanda-se salvar o arquivo antes de utilizar.


Janela do comando Purge
Janela do comando Purge
Apaga estilos, blocos, layers, linetypes, e outros elementos do AutoCAD que não estão sendo utilizados. Este comando limpa o arquivo e também o deixa mais leve. PU + enter e a janela ao lado será exibida. Escolha na lista o que deseja purgar e clique em Purge. Se desejar purgar tudo que for possível, clique em Purge All.

Para saber sobre o comando purge em detalhes, clique aqui.



· Regen (RE)

Dependendo do tamanho do arquivo, dos objetos nele contidos e do zoom aplicado, alguns objetos, como círculos e arcos, podem apresentar visualização distorcida. Para resolver, basta regenerar a visualização utilizando RE + ENTER.

· Undo (U)

Desfaz os últimos comandos que foram executados. Use U + ENTER ou Ctrl Z.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)