Comandos de Modificação


· Mover (M)

M + ENTER; selecione os objetos e dê enter novamente, clique no ponto a partir do qual deseja mover os objetos e, em seguida, clique no ponto para o qual deseja mover os objetos.

DICA: Nos comandos de modificação, os objetos podem ser selecionados antes ou depois do comando. Por exemplo, pode-se digitar o atalho do comando, dar enter, selecionar os objetos e dar enter novamente, ou pode-se selecionar os objetos antes do comando, em seguida digitar o atalho do comando e dar enter, e o comando será executado com os objetos pré-selecionados.

· Copiar (CO)

CO + ENTER; selecione os objetos e dê enter novamente, clique no ponto a partir do qual deseja copiar os objetos e, em seguida, clique no ponto para o qual deseja inserir os novos objetos.

· Rotacionar (RO)

RO + ENTER; selecione os objetos e dê enter, clique no ponto de rotação, digite o ângulo e dê enter. Os objetos serão rotacionados no sentido anti-horário (se o ângulo digitado por positivo) a contar do eixo horizontal.
Outra possibilidade é rotacionar uma cópia dos objetos. Para isso, após RO + ENTER, clique no ponto de rotação e em seguida dê C+ ENTER, e em seguida digite o ângulo de rotação. Então os objetos rotacionados serão copiados.
Também há a possibilidade de rotacionar a partir de um alinhamento de referência, ao invés de usar o eixo horizontal como referência. Para isso, após clicar no ponto de rotação, digite R + ENTER, então clique em dois pontos para formar o alinhamento de referência, e em seguida digite o ângulo ou clique no ponto que se deseja rotacionar os objetos, ou ainda dê P + ENTER para clicar em mais dois pontos e utilizar a rotação entre eles.

Veja Também:
Escalando e Rotacionando com Referência e Cópia

· Mirror (MI)

Espelha objetos a partir de um eixo de espelhamento.
MI + ENTER, selecione os objetos e dê enter, clique no primeiro ponto do eixo de espelhamento, e em seguida clique no segundo ponto do eixo de espelhamento, em seguida, digite Y para apagar os objetos de origem, ou N para não apagar os objetos de origem e sim criar uma cópia deles, e dê enter.

Veja Também:
Texto Espelhado - MIRRTEXT

· Offset (O)

Desloca objetos a partir de uma distância pré-determinada.
O + ENTER; digite a distância do deslocamento do offset e dê enter ou digite T + ENTER para definir o deslocamento clicando sobre um ponto. Em seguida clique no objeto que se deseja deslocar, e então clique em algum ponto no lado do objeto (direito ou esquerdo) para que ele seja deslocado na distância pré-configurada e no lado selecionado.
Após selecionar o objeto e antes de determinar o ponto a ser deslocado, dê M + ENTER se você desejar dar ofsset várias vezes no mesmo objeto utilizando a mesma distância. Ao final, para sair dê ENTER.

· Scale (SC)

Escala objetos a partir de um fator determinado.
SC + ENTER; selecione os objetos e dê ENTER, clique no ponto a partir do qual os objetos serão escalados, e em seguida digite o fator de escala e dê enter ou clique no ponto onde se deseja escalar os objetos.
Os recurso de Copy e Reference pode ser usados no comando Scale assim como são usados no comando Rotate.

· Trim (TR)

Apara objetos a partir de outros objetos de referência.
TR + ENTER; selecione os objetos que servirão de referência para aparar os objetos selecionados posteriormente e dê ENTER, em seguida, selecione os objetos que serão aparados utilizando os objetos selecionados anteriormente. Os objetos serão aparado a partir do lado onde for feita a seleção. Para sair do comando dê ENTER ou ESC.

· Extend (EX)

Estende objetos até outros objetos utilizados como referência.
EX + ENTER; selecione os objetos que servirão de referência para estender os objetos selecionados posteriormente e dê ENTER, em seguida selecione os objetos que serão estendidos utilizando os objetos selecionados anteriormente.

DICA: No momento em que os objetos estão sendo selecionados para serem estendidos ou aparados nos comandos TRIM ou EXTEND, pressione SHIFT e os comandos serão alternados. Se estiver no comando trim, ele passará a ter a função extend enquanto shift estiver pressionado, e vice-versa.

· Explode (X)

Desintegra os objetos, transformando-os em objetos mais simples. Exemplo: uma polylinha se transforma em seguimentos de linhas, um bloco se transforma nos objetos que os originou, etc. Aplicar explode em objetos simples como linhas, círculos e arcos não altera em nada.
X + ENTER; selecione os objetos que deseja explodir e dê ENTER novamente.

· Stretch (S)

Estica os vértices dos objetos. Só faz sentido usar o comando stretch selecionando os vértices que se deseja estivar através da janela de seleção cross polygon (janela verde criada clicando da direita para a esquerda).
S + ENTER; selecione os objetos que se deseja esticar através da janela de seleção cross polygon englobando os vértices que se deseja esticar; dê ENTER, clique no ponto de base, e em seguida clique no ponto que se deseja esticar os objetos.

· Fillet (F)

Arredonda os cantos dos objetos através de raios determinados. Também une objetos em sua interseção, formando quinas.
F + ENTER; em seguida, R + ENTER se o raio não estiver configurado, digite o valor do raio e dê ENTER novamente, selecione o primeiro objeto e em seguida o segundo objeto e será formada a curva na interseção dos dois objetos.

OBS: Ao usar o comando Fillet, o mesmo pode fracassar, aparecendo a seguinte mensagem na barra de comandos: No valid fillet with radius X; ou então No solution available; isso significa que não é possível aplicar o raio informado aos objetos selecionados.

Além da configuração de raio, é possível também configurar o modo trim do comando Fillet. Se o modo estiver TRIM, os objetos selecionados são alterados para se adequar ao arco que será criado entre eles, ou seja, eles serão aparados ou estendidos. Se o modo estiver NO TRIM, os objetos selecionados ficam inalterados e o arco é desenhado em sua interseção. Nas imagens a seguir, a primeira são os objetos originais, a segunda é o resultado com o modo TRIM ativado e a terceira o resultado com o modo NO TRIM ativado.





barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Para alterar o modo, após F + ENTER, T + ENTER, e em seguida, T + ENTER para o modo TRIM ou N + ENTER para o modo NO TRIM.

DICA: Utilizando um raio igual a zero, caso o modo trim esteja ativado, o comando Fillet tem a função de unir as linhas em sua interseção, estejam elas separadas ou se cruzando.

· Chanfer (CHA)

O comando chanfer é semelhante ao comando fillet, que cria um arco na interseção dos objetos. Porém, o chanfer cria um chanfro, que é uma linha reta na interseção dos objetos, conforme a imagem abaixo mostrando o antes e o depois. As distâncias do chanfer são configuradas no comando.
Para utilizar digite CHA + ENTER.



· Array (AR)

Distribui objetos numa matriz retangular o polar (circular), configurando-se a quantidade de objetos e o espaçamento entre eles.
AR + ENTER, selecione os objetos e dê ENTER, para entrar no modo retangular, R + ENTER, então um menu aparecerá na barra de comandos com várias opções. Para configurar as colunas, digite COL + ENTER, em seguida, digite a quantidade de colunas e dê ENTER, e o espaçamento entre as colunas e dê ENTER novamente. As colunas serão configuradas e o menu inicial voltará a ser exibido na barra de comandos. Para configurar as linhas, digite R + ENTER, a quantidade de linhas e ENTER novamente, o espaçamento entre elas e ENTER novamente, e o incremento de elevação e ENTER novamente para voltar ao menu inicial. Para concluir, dê ENTER.
Para fazer o array no modo polar, dê AR + ENTER, selecione os objetos e dê ENTER, em seguida, PO + ENTER e clique no ponto que será o centro de rotação dos objetos. Em seguida o menu do modo polar aparecerá na barra de comandos. Há várias opções, como o ângulo total de rotação (Fill Angle) pré-configurado como 360°, ângulo entre os itens (Angle Between), etc. Uma das opções mais importante é Itens, que configura a quantidade de objetos que será repetida. Para configurar, dê I + ENTER, digite o número de itens e dê ENTER novamente para voltar ao menu inicial. Para sair, dê ENTER.

· Erase (E)

Apaga os objetos selecionados.
E + ENTER, selecione os objetos e dê ENTER novamente.
O mesmo acontece se selecionar os objetos sem nenhum comando ativo, e em seguida apertar delete.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Desenhando em perspectiva (isometrico)

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD