Configurando a Escala do Desenho

Anterior: Colocando o Desenho em Pranchas (Usando Viewports)

Em seguida, será configurada a escala de visualização do desenho. O primeiro passo é clicar duas vezes no interior da viewport (ou MS + ENTER), e usando pan e zoom enquadrar o desenho da melhor forma na viewport. Em seguida, clique duas vezes fora da viewport ou dê PS + ENTER para sair da viewport. Em seguida, selecione apenas a viewport e abra a paleta de propriedades usando MO + ENTER ou Ctrl 1.
 


Propriedades da viewport
Propriedades da viewport

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Na paleta de propriedades da viewport, conforme mostra a figura acima, a escala de visualização é definida em Custom Scale, onde pode-se colocar o fator de escala, ou em Standard Scale, onde pode-se escolher uma escala salva em uma lista.
Outra propriedade importante é Display locked. Esta propriedade pode ser marcada como Yes, e então a ao entrar na viewport e aplicar zoom ou pan, a escala e a visualização não serão modificados; marcado como No, ao aplicar pan e zoom estando dentro da viewport, a escala e a visualização serão alterados.

Vejamos agora como calcular o fator de escala:


O fator de escala é colocado na paleta de propriedades da viewport, no campo Custom Scale. Para calcular o fator de escala, temos que levar em consideração as unidades que o desenho está desenhado e também as unidades que a prancha foi desenhada. O fator de escala será o quociente entre a escala desejada e um fator de conversão de unidades.
O fator de conversão de unidades é o fator de conversão entre as unidades do desenho e as unidades da prancha. Será quantas unidades da prancha correspondem a uma unidade do desenho. Ou quantas vezes a unidade do desenho é maior que a da prancha.
Exemplos do fator de conversão de unidades: unidade do desenho é metro e a unidade da prancha é milímetros, Fc = 1000, pois 1 metro possui 1000 milímetros; unidade do desenho é centímetro e da prancha é milímetro, Fc = 10; unidade do desenho é metro e da prancha também é metro, Fc = 1; unidade do desenho é centímetros e unidade da prancha é em metros, Fc = 0,01, pois 1cm = 0,01m.

Fe = Fc / escala

Exemplos:

Para um Fc = 1000 e uma escala de 1:25, seria:
Fe = 1000 / 25 = 40

Para um Fc = 1000 e uma escala de 1:2.000, seria:
Fe = 1000 / 2000 = 0,5

Para um Fc = 1000 e uma escala de 1:50, seria:
Fe = 1000 / 50 = 20

Para um Fc = 10 e uma escala de 1:100, seria:
Fe = 10 / 100 = 0,1

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Próximo: Imprimindo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT 2018

Blocos dwg de Sinalização Manual CONTRAN

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Mudando as cores do AutoCAD

Formas de copiar e colar no AutoCAD

Como diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD (dwg)

FATAL ERROR: Como recuperar arquivos do AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2022)