Configurando a Escala do Desenho

Anterior: Colocando o Desenho em Pranchas (Usando Viewports)

Em seguida, será configurada a escala de visualização do desenho. O primeiro passo é clicar duas vezes no interior da viewport (ou MS + ENTER), e usando pan e zoom enquadrar o desenho da melhor forma na viewport. Em seguida, clique duas vezes fora da viewport ou dê PS + ENTER para sair da viewport. Em seguida, selecione apenas a viewport e abra a paleta de propriedades usando MO + ENTER ou Ctrl 1.
 


Propriedades da viewport
Propriedades da viewport

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Na paleta de propriedades da viewport, conforme mostra a figura acima, a escala de visualização é definida em Custom Scale, onde pode-se colocar o fator de escala, ou em Standard Scale, onde pode-se escolher uma escala salva em uma lista.
Outra propriedade importante é Display locked. Esta propriedade pode ser marcada como Yes, e então a ao entrar na viewport e aplicar zoom ou pan, a escala e a visualização não serão modificados; marcado como No, ao aplicar pan e zoom estando dentro da viewport, a escala e a visualização serão alterados.

Vejamos agora como calcular o fator de escala:


O fator de escala é colocado na paleta de propriedades da viewport, no campo Custom Scale. Para calcular o fator de escala, temos que levar em consideração as unidades que o desenho está desenhado e também as unidades que a prancha foi desenhada. O fator de escala será o quociente entre a escala desejada e um fator de conversão de unidades.
O fator de conversão de unidades é o fator de conversão entre as unidades do desenho e as unidades da prancha. Será quantas unidades da prancha correspondem a uma unidade do desenho. Ou quantas vezes a unidade do desenho é maior que a da prancha.
Exemplos do fator de conversão de unidades: unidade do desenho é metro e a unidade da prancha é milímetros, Fc = 1000, pois 1 metro possui 1000 milímetros; unidade do desenho é centímetro e da prancha é milímetro, Fc = 10; unidade do desenho é metro e da prancha também é metro, Fc = 1; unidade do desenho é centímetros e unidade da prancha é em metros, Fc = 0,01, pois 1cm = 0,01m.

Fe = Fc / escala

Exemplos:

Para um Fc = 1000 e uma escala de 1:25, seria:
Fe = 1000 / 25 = 40

Para um Fc = 1000 e uma escala de 1:2.000, seria:
Fe = 1000 / 2000 = 0,5

Para um Fc = 1000 e uma escala de 1:50, seria:
Fe = 1000 / 50 = 20

Para um Fc = 10 e uma escala de 1:100, seria:
Fe = 10 / 100 = 0,1

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Próximo: Imprimindo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como inserir imagem no AutoCAD

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)