Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas


Se inscreva no meu canal do Youtube e me siga no Instagram

Coordenadas Absolutas

O ambiente de desenho AutoCAD é um plano cartesiano, totalmente referenciado por coordenadas. Em todos os comandos que pedem que se clique em um ponto (linha, polylinha, circulo, etc), pode-se clicar em qualquer ponto do desenho, e também pode-se digitar as coordenadas onde se quer que o ponto seja inserido. As coordenadas são inseridas na barra de comandos, em x, y e z (se não houver elevação pode-se suprimir o z), separados entre si por vírgula, com o ponto como separador decimal.
Exemplo: ao usar o comando circulo, ao invés de se clicar no ponto onde se deseja que seja o centro, pode-se digitar:

365980.65,7982647.37,50.5 + ENTER
ou
150.32,351.30 + ENTER

Ao fazer isso, o centro do círculo será inserido na coordenada absoluta que for digitada na barra de comandos.
Lembrando que as coordenadas podem ser usadas em qualquer comando no momento em que se pede a inserção de um ponto.

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Coordenadas Relativas


Outro recurso muito útil é o de coordenadas relativas, principalmente ao se desenhar objetos lineares, como linhas e polylinhas. Ao contrário das coordenadas absolutas, que insere o ponto exatamente na coordenada digitada, coordenadas relativas inserem pontos em coordenadas baseando-se em outro ponto do desenho, que é o ponto que estiver ativo no momento.

Exemplo: no desenho de uma polylinha, clica-se no primeiro ponto e deseja-se que o próximo ponto esteja a frente 50 em x e acima 20 em y. Nesse caso usa-se coordenadas relativas.
Para utilizar, como dito anteriormente, um ponto deve estar ativo, ou seja, deve-se estar utilizando-se um comando em que o primeiro ponto já foi selecionado. Então, quando um outro ponto for solicitado, usa-se a coordenada relativa.
A sintaxe da coordenada relativa linear é @x,y,z (z apenas quando tiver elevação). O @ é obrigatório pois indica que a coordenada inserida é relativa ao último ponto. Sem o @ o AutoCAD considera como coordenada absoluta.
Por exemplo: no comando polylinha, clique no primeiro ponto e no segundo ponto, ao invés de clicar, digite na linha de comandos:

@50,20 + ENTER

Dessa forma o ponto será desenhado 50 a frente no eixo x e 20 acima no eixo y. Para desenhar à esquerda do ponto de referência no eixo x ou abaixo do ponto de referência do eixo y, use coordenadas negativas.

Outra forma muito útil de se usar coordenadas relativas é através de coordenadas relativas polares. Com esse recurso, ao invés de se usar x e y, usa-se comprimento e inclinação, para se desenhar, a partir do ponto de referência, um segmento com determinado comprimento, e determinado ângulo de inclinação. A sintaxe da coordenada relativa polar é @d<a, sendo obrigatório o símbolo < para indicar o ângulo de inclinação.
Por exemplo: no comando polylinha, clique no primeiro ponto e no segundo ponto, ao invés de clicar, digite na linha de comandos:

@50<20 + ENTER

Isso fará com que o ponto seja desenhado a partir de um ângulo de 20º no sentido anti-horário (se o ângulo digitado for positivo) a contar do eixo horizontal, e a uma distância de 50 do ponto de referência.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Desenhando em perspectiva (isometrico)