Criando Layers para Organizar seu Desenho

Anterior: Tipos de Linhas

Para se organizar melhor o desenho, é fundamental a utilização de layers. Para cada tipo de objeto, um layer é criado. Por exemplo: Cria-se um layer para cotas, outro para paredes, outro para janelas, outro para portas, outro para projeções, etc. Dessa forma, o desenho fica mais organizado e é possível quantificar melhor o projeto.

Para criar layers, digite LA + ENTER e a seguinte janela se abrirá:

Paleta de layers do AutoCAD
Paleta de layers do AutoCAD

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Nesta janela, é possível criar layers, apagar, e também controlar suas visualizações. No botão mostrado em 1, cria-se um novo layer, que é adicionado na lista de layers. Ao criar um novo layer, dê nome a ele e configure sua linetype e lineweight. Dessa forma, crie quantos layers forem necessários.
Para apagar um layer, selecione ele na lista de layers e clique no botão mostrado em 2. O layer só será apagado se não houverem objetos nele. Para apagar um layer que contém objetos, use o comando LAYDEL. Outro comando para apagar layers é o PURGE.
Na lista de layers, repare que há várias colunas representadas por símbolos. Cada layer possui o símbolo de uma lâmpada (On), um sol (Freeze), um cadeado (Lock), uma cor, linetype, lineweight, etc. É importante saber o que cada símbolo significa.
A lâmpada controla a visualização do layer, clicando sobre ela, os objetos dos layers ficam ocultos e também voltam a ser exibidos.
O sol também controla a visualização do layer, mas de uma forma mais eficiente. Clicando sobre ele, os objetos ficam ocultos e também voltam a ser exibidos.
A diferença entre a lâmpada e o sol é que ocultando os objetos com a lâmpada, eles ainda são considerados por alguns comandos, como select all e zoom extents, enquanto que ocultando com o sol, eles são totalmente ignorados pelos comandos. Porém, para simplesmente controlar a visualização dos objetos, qualquer um desses recursos é suficiente.
Outro símbolo é o cadeado. Nele se controla se os objetos dos layers estarão trancados ou não. Caso estejam trancados, eles aparecem no desenho de forma menos clara, e não é possível modificá-los, apenas visualizá-los.
Em seguida, na coluna color, basta clicar sobre a cor para alterar. Na coluna linetype e lineweight, também basta clicar e alterar para o desejado.
Repare também que um layer é marcado com um símbolo verde na frente. Esse é o layer current. Todos os novos objetos desenhados no arquivo estarão nesse layer. Para alterar o layer current, basta dar dois cliques no símbolo antes do layer na lista de layers.
Fechada a janela de layers, o layer current pode ser alterado no ribbon ou na paleta de propriedades, alterando o layer sem nenhum objeto estar selecionado.
Para trocar o layer dos objetos, basta selecionar os objetos que se deseja trocar o layer e alterar na paleta de propriedades ou no ribbon.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Como inserir imagem no AutoCAD

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD