Desenhando com Precisão no AutoCAD

Anterior: Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Para se desenhar utilizando a ferramenta CAD, é preciso que se desenhe com precisão. Vejamos algumas ferramentas para isso:

· Object Snap (OS / F3)

Os snaps são símbolos que aparecem em pontos notáveis dos objetos (normalmente na cor laranja), como por exemplo o meio dos segmentos, o início e fim dos segmentos, os centros dos círculos, a interseção de objetos, etc. Eles são evidenciados no desenho através de símbolos próprios para cada ponto notável. A exibição de cada um deles é controlada e configurável. Eles aparecem sempre que a seleção de um ponto é requisitada por algum comando. Então, ao se aproximar de um ponto notável que esteja ativo, seu símbolo se acende, e no momento que o símbolo estiver aceso, pode-se clicar para que o ponto seja inserido sobre ele, mesmo se o cursor não estiver sobre o ponto.

Para configurar os pontos notáveis que são exibidos, bastar digitar na linha de comandos OS + ENTER, e então a caixa de diálogo seguinte aparecerá:

Drafting Settings - SNAP
Drafting Settings - SNAP

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Basta marcar os pontos que se deseja que sejam exibidos e clicar em OK.
Para controlar a exibição dos pontos de snaps configurados durante o desenho, bastar apertar F3 para ligar os desligar a exibição.

· Ortho (F8)

Outra ferramenta de precisão muito importante é o Ortho. Quando ortho está ativo, as linhas e seguimentos de linhas são desenhado apenas nos eixos x e y, ou seja, na vertical e na horizontal, não sendo possível desenhar linhas inclinadas. Para ligar e desligar o ortho, basta apertar F8.

· Dynamic Input (F12)

Dynamic Input quando está ativo permite a entrada de dados no próprio cursor, ao invés da barra de comandos. Para ligar e desligar, aperte F12. Com o Dynamic Input desligado o ambiente de desenho fica mais limpo, deixando os dados para serem inseridos na barra de comandos.

· Polar Tracking (F10)

Polar Tracking desenha caminhos (trackings) que auxiliam a desenhar seguimentos de linhas em ângulos específicos pré-determinados. Para ligar ou desligar, aperte F10.

· Object Snap Tracking (F11)

Desenha trackings horizontais e verticais a partir dos pontos de snaps. É controlado apertando F11.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Próximo: Mais alguns Comandos de Desenho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT 2018

Blocos dwg de Sinalização Manual CONTRAN

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Mudando as cores do AutoCAD

Formas de copiar e colar no AutoCAD

Como diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD (dwg)

FATAL ERROR: Como recuperar arquivos do AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2022)