O comando INSERT mudou!! AutoCAD 2020

Quem está usando o AutoCAD 2020 ou superior percebeu que, quando vamos inserir blocos (comando I enter) não aparece mais a clássica janela de inserção de blocos, mas sim uma paleta. É a Blocks Palette, novidade do AutoCAD.

Eu particularmente gostei, por que gosto de paletas; pelo fato de que é possível ancorar do lado da janela do AutoCAD e minimizar para usar sempre que precisar. Assim não precisa chamar nenhum comando, sempre que precisar ela estará ali do lado minimizada. Para fazer isso, basta clicar na lateral da paleta e arrastar e soltar na esquerda ou direita da tela. Depois, só clicar no botão de minimizar (ao lado do x) .


Outra grande vantagem da paleta para o comando antigo é a grande facilidade de inserir blocos de outros arquivos no desenho que você está trabalhando.

Se os argumentos não te convenceram, no final vou mostrar como continuar usando a boa e velha caixa de diálogo clássica do comando Insert.

Então vamos ver como é essa paleta. Para usar, digite I e enter. Essa é a paleta:

Paleta do comando INSERT
Paleta do comando INSERT

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Vamos identificar alguns elementos da paleta.

À esquerda temos 3 abas:

  • Current Drawing: Os blocos do arquivo que você está trabalhando
  • Recent: blocos recém criados e recém inseridos
  • Other Drawing: blocos de outro arquivo que você escolher


Na aba Current Drawing, acima temos o campo Filter, onde podemos pesquisar um bloco pelo seu nome.
Opções de visualização no comando INSERT
Opções de visualização

À direita do campo Filter, temos o botão  ...  , que clicamos para escolher um arquivo do qual queremos inserir os blocos no arquivo atual. Após escolher o arquivo, a paleta mudará automaticamente para a aba Other Drawing, mas veremos isso com mais detalhe depois.

Mais à direita, temos um botão com ícone de imagem, clicando nele escolhemos a forma como queremos visualizar os ícones dos blocos, como você pode ver ao lado.

Mas como inserir os blocos???

A principal parte da paleta é onde mostra os ícones dos blocos para serem inseridos. Há várias formas de inserir os blocos pela Blocks Palette:


  • Clicando com o botão direito sobre o bloco: ao clicar com o botão direito sobre o ícone do bloco, você escolhe entre a opção Insert e Insert and Explode, que já insere o bloco explodindo ele. Depois de clicar, é só clicar no ponto do desenho onde você deseja inserir.
  • Clicando duas vezes sobre o bloco: depois de clicar duas vezes sobre o ícone do bloco, é só clicar no ponto do desenho onde você deseja inserir.
  • Clicando e arrastando o ícone do bloco para o desenho.


Opções para inserir

Se reparar na primeira imagem, abaixo dos ícones dos blocos, temos as Insertion Options:

  • Insertion Point: ao deixar esta opção marcada, toda vez que um bloco for inserido, será solicitado o ponto onde o deseja inserir, e ele será inserido neste ponto, através de seu Insertion Point. Caso essa opção seja desmarcada, será solicitada a coordenada x, y e z, com valor padrão de 0,0,0. Então os blocos serão inseridos na coordenada digitada.
  • Uniform Scale: nesta opção, pode-se inserir o fator de escala uniforme para se aplicar ao bloco como um todo. Se a opção for marcada, será solicitado o fator de escala na barra de comandos no momento em que o bloco for inserido. Outra opção é clicar em Uniforme Scale e mudar para Scale, onde poderá ser colocado um fator de escala em x, y e z separadamente, inserindo um bloco deformado. Se a opção Scale estiver selecionada e a opção for marcada com o tick, será solicitado o fator de escala em x, y e z na barra de comandos no momento em que o bloco for inserido.
  • Rotation: opção para digitar a rotação com a qual se deseja inserir o bloco. Se a opção for marcada, será solicitada a rotação na barra de comandos no momento em que o bloco for inserido.
  • Repeat placement: ao marcar essa opção, o AutoCAD permitirá que você insira o bloco várias vezes, até que você dê enter ou esc, e não apenas um bloco, como é o padrão.
  • Explode: ao marcar essa opção, os blocos serão explodidos ao serem inseridos.

Inserindo blocos de outros arquivos

Para inserir blocos e outros arquivos, clique no botão  ...  e selecione o arquivo que deseja. Automaticamente a paleta irá mudar para a aba Other Drawing.

Paleta do comando INSERT da aba Outro Desenho (Other Drawing)
Paleta do comando INSERT da aba Outro Desenho (Other Drawing)

Nesta paleta, o nome do arquivo aparece abaixo do campo Filter, e pode ser alterado à qualquer momento clicando-se novamente no botão  ...  e escolhendo outro arquivo.

Não tem nenhum segredo, os blocos do arquivo escolhido são exibidos da mesma forma que na paleta Current Drawing e as Insertion Options são as mesmas. 

Cabe destacar aqui apenas as opções de inserção, ao clicar com o botão direito sobre o ícone de um bloco:
Opções de cada bloco
Opções de cada bloco
  • Insert: inserir normalmente
  • Insert and Redefine: em caso de blocos de mesmo nome nos dois arquivos, irá inserir e também redefinir o bloco do arquivo atual de acordo com o bloco do arquivo selecionado. De modo que todos os blocos com esse nome já inseridos no arquivo atual mudarão sua definição de acordo com o arquivo selecionado.
  • Redefine Only: Apenas redefine o bloco de acordo com o arquivo selecionado. Todos os blocos com esse nome já inseridos no arquivo atual mudarão sua definição de acordo com o arquivo selecionado.
  • Insert and Explode: insere os blocos e os explode.

Como usar o comando INSERT clássico?

Se você não gostou da Blocks Palette, para usar o INSERT antigo, basta usar o comando CLASSICINSERT. Sim, o nome ficou grande mesmo.

Mas, se você preferir, pode criar um atalho para esse comando através do comando ALIAS, e colocar o atalho CI por exemplo.

Comando INSERT clássico
Comando INSERT clássico

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT 2018

Blocos dwg de Sinalização Manual CONTRAN

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Mudando as cores do AutoCAD

Formas de copiar e colar no AutoCAD

Como diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD (dwg)

FATAL ERROR: Como recuperar arquivos do AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2022)