O comando INSERT mudou no AutoCAD! Saiba tudo aqui

Quem está usando o AutoCAD 2020 ou superior percebeu que, quando vamos inserir blocos (comando I enter) não aparece mais a clássica janela de inserção de blocos, mas sim uma paleta. É a Blocks Palette, novidade do AutoCAD.

Eu particularmente gostei, por que gosto de paletas; pelo fato de que é possível ancorar do lado da janela do AutoCAD e minimizar para usar sempre que precisar. Assim não precisa chamar nenhum comando, sempre que precisar ela estará ali do lado minimizada. Para fazer isso, basta clicar na lateral da paleta e arrastar e soltar na esquerda ou direita da tela. Depois, só clicar no botão de minimizar (ao lado do x).

Veja o vídeo abaixo que eu postei no meu CANAL NO YOUTUBE, ou se preferir, leia o artigo após o vídeo:



Outra grande vantagem da paleta para o comando antigo é a grande facilidade de inserir blocos de outros arquivos no desenho que você está trabalhando.

Se os argumentos não te convenceram, no final vou mostrar como continuar usando a boa e velha caixa de diálogo clássica do comando Insert.

Então vamos ver como é essa paleta. Para usar, digite I e enter. Essa é a paleta:

Paleta do comando INSERT
Paleta do comando INSERT

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Vamos identificar alguns elementos da paleta.

À esquerda temos 3 abas:

  • Current Drawing: Os blocos do arquivo que você está trabalhando
  • Recent: blocos recém criados e recém inseridos
  • Other Drawing: blocos de outro arquivo que você escolher


Na aba Current Drawing, acima temos o campo Filter, onde podemos pesquisar um bloco pelo seu nome.
Opções de visualização no comando INSERT
Opções de visualização

À direita do campo Filter, temos o botão  ...  , que clicamos para escolher um arquivo do qual queremos inserir os blocos no arquivo atual. Após escolher o arquivo, a paleta mudará automaticamente para a aba Other Drawing, mas veremos isso com mais detalhe depois.

Mais à direita, temos um botão com ícone de imagem, clicando nele escolhemos a forma como queremos visualizar os ícones dos blocos, como você pode ver ao lado.

Mas como inserir os blocos???

A principal parte da paleta é onde mostra os ícones dos blocos para serem inseridos. Há várias formas de inserir os blocos pela Blocks Palette:


  • Clicando com o botão direito sobre o bloco: ao clicar com o botão direito sobre o ícone do bloco, você escolhe entre a opção Insert e Insert and Explode, que já insere o bloco explodindo ele. Depois de clicar, é só clicar no ponto do desenho onde você deseja inserir.
  • Clicando duas vezes sobre o bloco: depois de clicar duas vezes sobre o ícone do bloco, é só clicar no ponto do desenho onde você deseja inserir.
  • Clicando e arrastando o ícone do bloco para o desenho.


Opções para inserir

Se reparar na primeira imagem, abaixo dos ícones dos blocos, temos as Insertion Options:

  • Insertion Point: ao deixar esta opção marcada, toda vez que um bloco for inserido, será solicitado o ponto onde o deseja inserir, e ele será inserido neste ponto, através de seu Insertion Point. Caso essa opção seja desmarcada, será solicitada a coordenada x, y e z, com valor padrão de 0,0,0. Então os blocos serão inseridos na coordenada digitada.
  • Uniform Scale: nesta opção, pode-se inserir o fator de escala uniforme para se aplicar ao bloco como um todo. Se a opção for marcada, será solicitado o fator de escala na barra de comandos no momento em que o bloco for inserido. Outra opção é clicar em Uniforme Scale e mudar para Scale, onde poderá ser colocado um fator de escala em x, y e z separadamente, inserindo um bloco deformado. Se a opção Scale estiver selecionada e a opção for marcada com o tick, será solicitado o fator de escala em x, y e z na barra de comandos no momento em que o bloco for inserido.
  • Rotation: opção para digitar a rotação com a qual se deseja inserir o bloco. Se a opção for marcada, será solicitada a rotação na barra de comandos no momento em que o bloco for inserido.
  • Repeat placement: ao marcar essa opção, o AutoCAD permitirá que você insira o bloco várias vezes, até que você dê enter ou esc, e não apenas um bloco, como é o padrão.
  • Explode: ao marcar essa opção, os blocos serão explodidos ao serem inseridos.

Inserindo blocos de outros arquivos

Para inserir blocos e outros arquivos, clique no botão  ...  e selecione o arquivo que deseja. Automaticamente a paleta irá mudar para a aba Other Drawing.

Paleta do comando INSERT da aba Outro Desenho (Other Drawing)
Paleta do comando INSERT da aba Outro Desenho (Other Drawing)

Nesta paleta, o nome do arquivo aparece abaixo do campo Filter, e pode ser alterado à qualquer momento clicando-se novamente no botão  ...  e escolhendo outro arquivo.

Não tem nenhum segredo, os blocos do arquivo escolhido são exibidos da mesma forma que na paleta Current Drawing e as Insertion Options são as mesmas. 

Cabe destacar aqui apenas as opções de inserção, ao clicar com o botão direito sobre o ícone de um bloco:
Opções de cada bloco
Opções de cada bloco
  • Insert: inserir normalmente
  • Insert and Redefine: em caso de blocos de mesmo nome nos dois arquivos, irá inserir e também redefinir o bloco do arquivo atual de acordo com o bloco do arquivo selecionado. De modo que todos os blocos com esse nome já inseridos no arquivo atual mudarão sua definição de acordo com o arquivo selecionado.
  • Redefine Only: Apenas redefine o bloco de acordo com o arquivo selecionado. Todos os blocos com esse nome já inseridos no arquivo atual mudarão sua definição de acordo com o arquivo selecionado.
  • Insert and Explode: insere os blocos e os explode.

Como usar o comando INSERT clássico?

Se você não gostou da Blocks Palette, para usar o INSERT antigo, basta usar o comando CLASSICINSERT. Sim, o nome ficou grande mesmo.

Mas, se você preferir, pode criar um atalho para esse comando através do comando ALIAS, e colocar o atalho CI por exemplo.

Comando INSERT clássico
Comando INSERT clássico

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Blocos dwg de Sinalização Manual CONTRAN

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

LISP Padrão de talude em polylinhas

Desenhando em perspectiva (isometrico)