Clean Screen (modo tela cheia) e restaurando a barra de comandos

Clean Screen 

Muitos não sabem, mas existe no AutoCAD um modo tela cheia, onde, quando ativado, o AutoCAD passa a exibir a tela de uma forma maior (sobre a barra de tarefas do windows) e também sem o Ribbon. É bom para o caso de uma apresentação em um projetor por exemplo.

Para ativar, o atalho no teclado é o Ctrl+0. Mas também pode ser alterado utilizando as variáveis de sistema CLEANSCREENON e CLEANSCREENOFF.



Ao ativar fica dessa forma (sem o ribbon e sem a barra de tarefas do windows):

Tela do AutoCAD após ativar a opção Clean Screen
Tela do AutoCAD após ativar a opção Clean Screen
Botão da opção Clean Screen
Botão da opção Clean Screen


Outra forma de ativar é através do botão. Para exibir o botão do Clear Screen, primeiro clique no menu no canto inferior direito da tela no AutoCAD (destacado na imagem ao lado em vermelho) e depois clique em Clean Screen que o botão irá aparecer na barra inferior (destacado na imagem ao lado em amarelo).


barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Exibição da barra de comandos


Repare que na imagem acima, com o Clean Screen ativado, a barra de comandos ainda aparece. Vamos ver como desativar a barra de comandos para deixar a tela ainda mais limpa e também como ativar novamente, já que as vezes as pessoas fecham a barra sem querer. Muitas pessoas não sabem como ativar a barra de comandos e, quando ela some, chegam ao ponto de reinstalar o AutoCAD para que ela apareça novamente!!!

Como nas últimas versões o AutoCAD exibe um aviso com a instrução de como restaurar a barra de comandos, é mais difícil de isso acontecer. Mas nas versões mais antigas, ela era fechada e as pessoas não sabiam como restaurá-la.

Pra fechar a barra de comandos, é só apertar o X que tem na esquerda da barra de comandos, tanto em seu modo fixo, quanto em seu modo flutuante.

Então aparece o aviso:

Janela de alerta ao fechar a Linha de Comandos
Janela de alerta ao fechar a Linha de Comandos

No próprio aviso (nas versões que esse aviso aparece), já mostra a forma de como restaurar a barra de comandos: CTRL 9. Pra fechar a barra de comandos, só clicar em Sim.

Agora você já sabe: sempre que a barra de comandos sumir, basta dar um Ctrl 9 e ela aparece de novo.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Desenhando em perspectiva (isometrico)

Como inserir imagem no AutoCAD

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD