Criando PDF de vários arquivos de uma vez

Já vimos aqui no site como imprimir em PDFcomo gerar PDF de vários layouts automaticamente, de um mesmo arquivo. Agora vamos ver que usando o mesmo comando, podemos adicionar vários arquivos e gerar um PDF de todos eles ao mesmo tempo.


Antes de usar o comando, temos que criar um estilo de impressão. Para isso, abra qualquer um dos arquivos que você deseja gerar PDF e abra uma aba do layout. Em seguida, clicando com o botão direito sobre a aba de layout, escolha Page Setup Manager. A seguinte janela irá aparecer:

Janela do Page Setup Manager
Janela do Page Setup Manager

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Em seguida clique em New e aparecerá o seguinte:

Criar um New Page Setup
Criar um New Page Setup

Onde está escrito Setup1, coloque o nome da sua preferência para nomear o estilo de impressão. O nome que eu colocarei será A3. Em seguida, aperte OK, e se abrirá a janela de configuração de impressão. A configuração que irei ensinar é a que uso para imprimir em PDF. Se você já tem a configuração que você usa, fique a vontade. Se quiser usar minha configuração, altere a janela de impressão conforme a imagem abaixo. Em seguida farei algumas considerações.

Configuração da impressão do Page Setup
Configuração da impressão do Page Setup

Obs 1: O tamanho do papel utilizado em Paper size foi o ISO full bleed A3 (420.00 x 297.00 MM). Uso os tamanhos que começam com ISO full bleed pois eles não deixam margem quando o PDF é gerado, aproveitando assim todo o tamanho do papel. Se seu tamanho de papel for diferente de A3, basta usar o ISO full bleed para A2, A1, etc.

Obs 2: Foi utilizado em Plot area a opção Window. Use essa opção apenas se você tiver certeza que as pranchas de todos os layouts de todos os arquivos são do mesmo tamanho e estão na mesma posição (coordenadas). Se os tamanhos e as posições forem diferentes, use a opção Extent.

Agora sim, com a impressão devidamente configurada, vamos utilizar o comando PUBLISH para gerar a impressão em PDF de todos os arquivos que quisermos. Digite PUBLISH e dê enter. A seguinte janela aparecerá.

Janela do comando Publish
Janela do comando Publish

Na janela acima, é exibida a lista com o model e todos os layouts do arquivo. Clique com o botão direito sobre a linha do model (primeira linha) e clique em Remove, afinal, não é a intenção imprimir o que está no model, apenas no layout.

Na lista Publish to, escolha PDF. Desmarque a opção Publish in background e marque a opção Open in viewer when done, para que o PDF abra quando terminada a impressão.

A janela ficará como mostrado abaixo:

Botão para adicionar novos arquivos no comando Publish
Botão para adicionar novos arquivos no comando Publish

Em seguida, clique no botão Add sheets, realçado acima.

Se abrirá a janela do navegador para que você escolha outros arquivos que você quiser gerar o PDF. Note que quando você adicionar os arquivos, se adicionará à lista seus layouts e também o model, então deve-se ficar atento para apagar os models adicionados para não saírem na impressão.

E agora vem a configuração mais importante. Selecione todas as linhas dos layouts (faça isso selecionando a primeira e depois clicando na última com a tecla shift pressionada) e voltando à primeira linha, na coluna Page Setup, onde está <Default: None>, selecione o modelo de impressão que criamos no começo. Faça conforme as imagens abaixo:

Inserindo o Page Setup configurado no comando Publish
Inserindo o Page Setup configurado no comando Publish

Janela do comando Publish configurada
Janela do comando Publish configurada

Pronto, no momento em que todos os layouts de todos os arquivos que você quiser gerar PDF estiverem na lista, e todos estiverem com o Page Setup com o modelo que você criou, clique em Publish.

Se abrirá a janela do navegador para que você selecione o local onde quer salvar. Indique o local e clique em Select.

Em seguida se abrirá outra janela perguntando se você deseja salvar a lista de sheets (folhas) para o caso de querer imprimir os mesmo layouts novamente. Em sempre clico em Não, mas se você quiser salvar, clique em Sim.

Pronto, agora aguarde os PDF's serem gerados!!

PDF gerado através do comando Publish
PDF gerado através do comando Publish

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Como inserir imagem no AutoCAD

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD (dwg)