Design Center - Importando configurações e blocos de outros arquivos do AutoCAD

Muitas vezes precisamos de blocos, layers, dimension styles, layouts e outras configurações que nós já criamos em outros arquivos que trabalhamos. O que muitos fazer, é abrir o arquivo, copiar e colar no arquivo que está trabalhando. Porém, há uma forma mais fácil de fazer isso.

O comando Design Center é uma paleta que nos permite importar configurações e blocos de outros arquivos do AutoCAD para o arquivo que estamos trabalhando. Com ele podemos facilmente importar essas configurações, sem precisar sair do nosso arquivo.



Para chamar o comando, basta digiar adc ou ctrl+2, que eu acho melhor. Aparecerá a paleta conforme mostrado abaixo:

Paleta do comando Design Center
Paleta do comando Design Center

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Repare que na esquerda temos as pastas do computador, onde podemos navegar e escolher o arquivo que desejamos importar as configurações. Na parte central e maior temos o conteúdo da pasta selecionada no lado esquerdo. E em cima temos alguns botões para auxiliar na navegação. Repare que eu destaquei um botão em vermelho. Clicando nele se abrirá uma janela do windows explorer para que você selecione o arquivo que deseja importar. É mais fácil do que fazer isso pela coluna da esquerda da janela, mas você pode fazer por onde quiser. Depois de selecionar o arquivo que deseja importar as configurações, vai aparecer algo como na figura abaixo:

Paleta do comando Design Center após selecionar um arquivo
Paleta do comando Design Center após selecionar um arquivo

Na janela acima, temos os elementos que podemos importar do arquivo que selecionamos: Blocks, Dimstyles, Layers, Layouts, Linetypes, Tablestyles, Textstyles, etc. Vou mostrar para exemplificar como importar blocos e layouts. Os demais elementos seguem a mesma lógica. Clique duas vezes sobre Blocks e aparecerá conforme está abaixo:

Veja também:

Opções ao clicar com o botão direito sobre um bloco no comando Design Center
Opções ao clicar com o botão direito sobre um bloco no comando Design Center

Serão exibidos os blocos existentes no arquivo que você selecionou. Para inserir um bloco, clique com o botão direito sobre ele que aparecerão algumas opções:
  • Insert Block: clique nessa opção para inserir o bloco. Depois de clicar será aberta a caixa de diálogo do comando insert, e você poderá inserir o bloco.
  • Insert and Redefine: Essa opção irá inserir e redefinir o bloco. Use ela quando você tiver blocos de mesmo nome nos arquivos, porém com aparências diferentes, e deseja que o bloco do arquivo que você está usando fique igual ao bloco do arquivo que você está importando. Também abrirá a janela do comando insert para você inserir. Ao selecionar essa opção, até os blocos já inseridos serão redefinidos conforme o bloco do arquivo que você selecionou.
  • Redefine only: Esta opção irá apenas redefinir o bloco. Use ela quando você tiver blocos de mesmo nome nos arquivos, porém com aparências diferentes, e deseja que o bloco do arquivo que você está usando fique igual ao bloco do arquivo que você está importando. Ao selecionar essa opção, até os blocos já inseridos serão redefinidos conforme o bloco do arquivo que você selecionou.
  • Block Editor: entra no editor de bloco para você mudar a definição do bloco.
  • Copy: copia o bloco para você colar onde quiser.
  • Create Tool palette: Cria uma nova aba na Tool Palette (comando ctrl+3) com o bloco selecionado.
Agora que já vimos o que podemos fazer com os blocos, volte à tela anterior (clicando na seta para a esquerda na parte de cima) e clique duas vezes sobre Layouts. Será exibida a tela abaixo:

Opções ao clicar com o botão direito sobre um layout no comando Design Center
Opções ao clicar com o botão direito sobre um layout no comando Design Center

Nesta tela temos todos os layouts do arquivo que selecionamos. Ao clicar com o botão direito sobre qualquer um, temos a opção Add Layout(s) e Copy. Ao clicar em Add Layout(s) o layout será adicionado ao seu arquivo, com todos os objetos que estiverem nele. E ao selecionar Copy você estará copiando e poderá colar (Ctrl+V) no arquivo.


DICA 1: Você não precisa selecionar apenas um elemento de cada vez. Usando shift ou ctrl você pode selecionar vários layouts, blocos, layers ou outros elementos e clicar com o botão direito sobre todos para adicionar/redefinir/copiar todos de uma vez.

DICA 2: O que foi feito com Layouts e Blocks nesse exemplo podem ser feitos com os outros elementos: você pode importar layers, estilos de dimensão, estilos de texto, etc.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como inserir imagem no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)