Formas de copiar e colar no AutoCAD

Ctrl+C e Ctrl+V existem em praticamente todos os programas que usamos. Mas no AutoCAD temos mais algumas funcionalidades em copiar e colar.
Opções de copiar e colar
Opções de copiar e colar

Os comandos podem ser acessados através dos atalhos de teclado, ou clicando com o botão direito do mouse em qualquer local da tela e indo na opção Clipboard.

Vamos começar com Copiar. Se você der um Ctrl+C no AutoCAD, o programa vai solicitar que você selecione os objetos. Uma vez selecionados, pronto, você já copiou e agora é só colar.

Porém, existem outras formas interessantes de copiar.



Se inscreva no meu canal do Youtube e me siga no Instagram

Copiar com basepoint (Ctrl+Shift+C):

Isso é muito bom e útil. Se em vez de Ctrl+C você der um Ctrl+Shift+C (Copy with Base Point), será solicitado que você escolha um ponto, que será o ponto de base da cópia, e em seguida, que você selecione os objetos. Então, quando for colar, será colado em base no basepoint, como se fosse o ponto de inserção de um bloco.

Depois de copiar, basta dar um Ctrl+V para colar os objetos. Então será solicitado que se clique em um ponto para colar os objetos.

Porém, semelhante à opção copiar, na opção colar temos duas outras formas.

Colar como bloco (Ctrl+Shift+V):

Ao usar essa opção, será solicitado um ponto de inserção. Mas dessa vez, os objetos copiados serão colados como um grande bloco.

Colar nas coordenadas originais (Paste to Original Coordinates):

Essa opção não tem atalho, pode ser acessada apenas cliando com o botão direito sobre a tela ou então através da opção Paste do ribbon. Ao selecionar essa opção, não será pedido um ponto de base, mas será colado nas mesmas coordenadas que os objetos estavam no outro arquivo. Ótimo para quem trabalha com projetos georeferenciados, como levantamentos topográficos, projetos rodoviários, etc.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como inserir imagem no AutoCAD