Várias formas de salvar um arquivo no AutoCAD

Que todos sabemos que temos sempre que salvar os arquivos que trabalhamos, isso não é nenhuma novidade. O que muitas pessoas não sabem, é que há várias formas de salvar um arquivo, e que cada uma tem uma função diferente.

Temos as clássicas formas Salvar e Salvar Como que todos nós conhecemos. Mas tem outras formas que talvez você não conheça e que são bastantes úteis.

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Vejamos:

QSAVE:

É o clássico. Quando clicamos no simbolo de disquete no canto superior esquerdo do AutoCAD ou digitamos Ctrl + S, ele salva as alterações que fizemos no nosso arquivo, e nós continuamos a trabalhar no mesmo arquivo. Se for a primeira vez que salvamos, abrirá uma janela para escolhermos o local e o nome do arquivo.

SAVEAS:

Outra forma bastante conhecida. A famosa Salvar Como. Usamos esta para salvar o arquivo que estamos trabalhando com outro nome e passarmos a trabalhar no novo arquivo. Existe em praticamente todos os outros programas que usamos.

SAVE:

Essa forma poucos conhecem e é bastante útil. Mas você deve estar pensando: "bom, save é salvar, então é a forma padrão". Pois não é. Quando clicamos no botão de salvar (o clássico disquete) repare que o comando que aparece na barra de comandos é qsave, que já foi explicado acima.

Mas se você digitar save na barra de comandos, então o AutoCAD irá abrir uma janela para você escolher o local e o nome do novo arquivo que você quer salvar, como se fosse o saveas. Porém, as diferença está em que após salvar o novo arquivo, você continua trabalhando no arquivo anterior. O arquivo novo foi simplesmente salvo e não está aberto por nenhuma pessoa.

Este comando é ótimo para quando alguém que está fazendo projeto para você deseja trabalhar no arquivo que você está trabalhando, da forma como você já o modificou. Ou então é interessante para você ir salvando as etapas do projeto. A cada avanço, você dá um save e deixa aquela etapa salva.

WRITE BLOCK:

Este comando também é muito interessante. Ele salva objetos específicos em um novo arquivo, de forma que você continuará trabalhando no arquivo original. Para saber tudo sobre esse comando, veja nosso post Write Block - Salvando objetos em um novo arquivo e outros recursos.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Desenhando em perspectiva (isometrico)