Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Quando desenhamos no AutoCAD, desenhamos com medidas, seja para representar comprimentos, raios, distâncias, etc. Mas quando inserimos tais medidas, não colocamos junto as unidades que elas representam. Na verdade, devemos fazer isso antes de começar a desenhar, informando ao AutoCAD em que unidade estamos desenhando. Por exemplo, se desenharmos um círculo com raio 10, seriam 10 metros, 10 centímetros, 10 polegadas? Configuramos isso través do comandos Units.

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Comando: UNITS (Unidades)
Atalho: UN (no AutoCAD inglês e português)
Menu Bar: Format > Units

Inicie o comando através do atalho (UN + ENTER) ou pela barra de menus. A janela abaixoo aparecerá:

Janela do Comando UNITS no AutoCAD
Janela do Comando UNITS no AutoCAD


Através desta janela, podemos configurar a unidade de cada tipo de medida.

Na primeira parte, temos a configuração de Comprimento (Length), em que na primeira lista escolhemos o Tipo (Type) onde o mais comum e mais utilizado é o Decimal como está na imagem ao lado. E abaixo temos a lista para escolher Precisão (Precision) que no caso de Decimal são quantas casas decimais as medidas de comprimento terão. Fique a vontade para explorar outros tipos de unidades e precisões.

De forma semelhante, escolhemos a unidade dos Ângulos (Angle), que pode ser Graus Decimais (Decimal Degrees), Radianos (Radians), Graus/Minutos/Segundos (Deg/Min/Sec) e outros; e também podemos escolher a precisão com que os ângulos serão apresentados. Repare que há a opção Clockwise (Sentido horário) que não está marcada. O sentido padrão de rotação positiva do AutoCAD é o anti-horário. Mas ao marcar a opção Clockwise, o sentido de rotação positivo passará a ser horário.

Abaixo temos a opção Insertion Scale (Escala de Inserção) que irá controlar a escala para objetos que são inseridos no desenho, como blocos por exemplo. Depois de escolher a escala de inserção, se um bloco for inserido com unidades diferentes da escolhida, suas dimensões serão transformadas de acordo com a unidade escolhida. Se você não quiser essa transformação, basta selecionar na lista a opção Unitless (Sem unidades).

E por último temos a parte Lighting (Iluminação) que controla a unidade de medida da intensidade das luzes. Essa configuração só faz sentido para desenhos em 3D, que usa iluminação na renderização.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Desenhando em perspectiva (isometrico)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Como inserir imagem no AutoCAD