Visualizador de objetos no Civil 3D - Object Viewer

Se você trabalha no Civil 3D, frequentemente tem a necessidade de visualizar seu projeto de forma tridimensional. Você pode fazer isso usando o 3DOrbit por exemplo. Porém, ele irá modificar a  visualização de todos os seus desenhos, e irá visualizar tridimensionalmente todos os objetos. Dependendo do seu arquivo, ele vai travar por alguns minutos quando você usar o 3DOrbit.

Para facilitar, o Civil 3D tem um comando que visualiza tridimensionalmente em uma nova janela apenas os objetos selecionados.

Veja também:


Lá no meu CANAL DO YOUTUBE eu postei um vídeo sobre esse comando. Veja abaixo, ou se preferir, o artigo escrito após o vídeo:

Usando o Object Viewer


Esse comando é o Object Viewer, e você pode utilizar tanto em objetos do Civil 3D como do AutoCAD, porém você só irá encontrar esse comando no Civil 3D.

Para usar, selecione por exemplo uma superfície e clique com o botão direito em qualquer lugar da tela. Em seguida clique em Object Viewer.

Uma janela será aberta, com o cursor em forma de órbita. Para visualizar em 3D, basta clicar e arrastar que você irá navegar pelo objeto 3D.

Superfície do Civil 3D no Object Viewer
Superfície do Civil 3D no Object Viewer

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Na figura acima, a superfície é visualizada no Object Viewer.


Na barra de ferramentas na parte de cima da janela, existem algumas opções de visualização.

  • Na lista onde na imagem está escrito Shaded, você pode escolher o estilo de visualização. Em cada uma, seu desenho será exibido de uma forma. Você pode testar cada uma para ver qual prefere.
  • Na lista onde na imagem está escrito Top, você pode escolher um ângulo de visualização pré-definido, ao invés de navegar com o cursor.
  • No disquete, você tem a opção de salvar a visualização atual como uma imagem em png.
  • As outras são de zoom e navegação, e você pode experimentar cada uma para ver quais prefere utilizar.
O Object Viewer também funciona com objetos do AutoCAD, e com mais de um objeto de uma vez, como na imagem abaixo, com polylinhas de curvas de nível:

Curvas de nível no Object Viewer
Curvas de nível no Object Viewer


Veja também:

Configurando a visualização 3D de entidades do Civil  3D


Se você utilizou alguma entidade do Civil 3D no object viewer e ela não apareceu como você gostaria, provavelmente é porque ela não está configurada corretamente para aparecer em 3D.

Para configurar, vamos ter como exemplo uma superfície. Selecionando uma superfície e clicando com o botão direito em qualquer lugar da tela, selecione Edit Surface Style.

Na janela que aparecerá, vá na aba Display, e em View Direction, selecione Model, como na figura abaixo:

Aba display de Superfície do Civil 3D
Aba display de Superfície do Civil 3D

O item Model de cada estilo controla o que é exibido nas visualizações 3D das entidades do Civil 3D que estiverem nesse estilo. Na coluna Visible, você deve acender o que você deseja visualizar em 3D. Se nada estiver aceso, ao usar o Object Viewer não aparecerá nada.

Para que a visualização fique igual à primeira imagem do post, acenda apenas a triangulação (Triangles). Mas você pode acender outros itens e testar.


Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Como inserir imagem no AutoCAD

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)