Deletando objetos duplicados - Overkill

 Quando temos no AutoCAD um desenho com muitos objetos, é normal termos objetos duplicados sobrepostos, que fazem com que nosso arquivo fique mais pesado.

Também quando temos polylinhas com muitos vértices, muitos deles podem ser simplificados.

Para apagar objetos duplicados e também otimizar vértices e seguimentos de polylinhas, podemos usar o comando Overkill.


Para usar o comando, digite OVERKILL na linha de comandos e dê enter.

Em seguida, selecione os objetos que deseja analisar e dê enter. A janela abaixo irá aparecer:

Janela do comando Overkill
Janela do comando Overkill

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Na janela acima fazemos a configuração dos parâmetros para apagar objetos duplicados e otimizar polylinhas. Veja cada uma das opções:
  • Tolerance: Nesse campo entra a distância que será considerada para a comparação de objetos. Por exemplo, só serão considerados duplicados objetos em que a distância entre seus vértices for menor do que o conteúdo desse campo.
  • Ignore object property: Nesse item há várias opções de propriedades: color, layer, linetype, etc. Marque as opções que você deseja que o comando ignore para apagar objetos. Por exemplo: se dois objetos de cores diferentes estiverem duplicados, o AutoCAD vai apagar um deles apenas se você marcar a opção Color. O AutoCAD irá ignorar a propriedade cor e vai apagar um dos objetos.
  • Optimize segments within polylines: Marque essa opção para o comando otimizar seguimentos de polylines, apagando vértices e seguimentos duplicados e colineares.
  • Ignore polyline segment widths: Marque essa sub-opção para o AutoCAD ignorar a largura (width) de polylines na análise de seus vértices e seguimentos.
  • Do not break polylines: Marque essa sub-opção para que na otimização dos vértices e seguimentos das polylinhas, elas não sejam quebradas.
  • Combine co-linear objects that partially overlap: Marque essa opção para que o comando junte objetos co-lineares que estão parcialmente sobrepostos.
  • Combine co-linear objects when aligned end to end: Marque essa opção para que o comando junte objetos que estão alinhados de ponta a ponta.
  • Maintain associative objects: Marque essa opção para que o comando não faça nenhuma modificação em objetos associativos.
Após concluir as configurações, clique em OK.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)