Perfil Rápido no Civil 3D - Quick Profile

Para gerar um perfil (Profile View) de um alinhamento do Civil 3D, além de termos que fazer o alinhamento, temos que criar um perfil das superfícies que queremos ver (Create Profile from Surface), e só depois criar o perfil (Profile View).

Se quisermos gerar uma seção de determinada estaca de um alinhamento alinhamento (Section View) devemos criar uma sample line ou um grupo de sample lines, e só depois gerar a Section View.

Esses dois procedimentos não são nada práticos quando queremos rapidamente gerar um perfil de um determinado local. Por isso vou mostrar aqui como gerar perfis rápidos (Quick Profiles) de polylinhas ou 3Dpolylinhas.


Veja também:

Se inscreva no meu canal do Youtube e me siga no Instagram

Quick Profile de Polylines

Para gerar um quick profile de uma polyline, você deve desenhar uma polyline sobre qualquer local onde tenha também uma ou mais superfícies do Civil 3D. Após desenhar a polylinha, selecione a polylinha e clique com o botão direito em qualquer lugar da tela, e em seguida clique em Quick Profile. A seguinte janela irá aparecer:

Janela Create Quick Profile
Janela Create Quick Profile

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Na janela acima estão todas as superfícies que existem no arquivo. Na coluna Select, marque as superfícies que você quer que apareçam no seu Quick Profile, e na coluna Profile Style selecione o estilo dos perfis que você quer que apareçam.

Na lista na parte de baixo da janela, em Profile view style, selecione o estilo do Profile View que será desenhado. Depois, é só clicar em OK e depois clicar em um ponto para inserir o Quick Profile.

Exemplo de Quick Profile
Exemplo de Quick Profile

A aparência do Quick Profile irá depender das configurações dos estilos dos perfis (Profiles) e do Profile View.

O Quick Profile é Atualizável

Depois de gerar o Quick Profile, você pode editar a polylinha que o Quick Profile irá se atualizar automaticamente e instantaneamente. Você pode mover, dar trim, extend, juntar com outra polylinha, esticar pelos grips, etc, que o perfil irá se alterar mostrando o novo desenhos das superfícies que você marcou na caixa de diálogo.

O Quick Profile é Temporário

O defeito do Quick Profile é que ele é temporário. Se você simplesmente salvar o desenho, ou fechar e abrir de novo, o Quick Profile irá desaparecer. Se você quiser salvar o Quick Profile, terá que explodi-lo, porém, ao explodir ele deixará de ser atualizável.

Quick Profile de 3DPolylines

Para gerar Quick Profile de 3Dpolylines é exatamente da mesma forma que gerar de polylines. Porém, como 3Dpolylines permitem elevações diferentes para cada um de seus vértices, na janela de criação de Quick Profiles é adicionada a opção de inserir também o desenho do perfil da 3Dpolyline e escolher seu estilo, como se ela fosse uma superfície.

Janela de Criação de Quick Profile de 3DPolyline
Janela de Criação de Quick Profile de 3DPolyline

Veja abaixo exemplo de Quick Profile com o perfil de uma 3Dpolyline em laranja:

Quick Profile com superfícies e 3DPolyline
Quick Profile com superfícies e 3DPolyline


Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Como inserir imagem no AutoCAD

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD (dwg)