CIVIL 3D: Exportando objetos para o Google Earth

 Quem trabalha com o Civil 3D com certeza usa muito o Google Earth também. Como todos os projetos são georeferenciados, precisamos saber como nosso projeto está interagindo com a região, através das imagens de satélite e outros recursos que o Google Earth nos oferece, como as imagens históricas, etc. Além disso, um KML ou KMZ é um ótimo produto de apresentação, para o cliente ter uma boa visualização de como ficará o projeto.

Abaixo vou mostrar como exportar objetos no Civil 3D para o Google Earth.


Veja também:

Antes de exportar os objetos para o Google Earth, a primeira coisa é definir o Sistema de Coordenadas nas configurações do desenho. Para saber como fazer isso, clique aqui.

Para exportar objetos para o Google Earth, digite EXPORTKML na linha de comandos e dê enter. A seguinte janela irá aparecer:

Comando exportkml página General
Comando exportkml página General

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Nesta página, digite em Name o nome que você quer dar ao conjunto de objetos que você quer exportar. Se quiser, digite em Description a descrição (opcional) e um Hiperlink. Em seguida clique em Avançar. A seguinte página será exibida:

Comando exportkml página Objects
Comando exportkml página Objects

Nessa página, selecione a opção All objects para exportar todos os objetos do desenho, e a opção Selected objects para selecionar os objetos  que quer exportar clicando no botão  + . Na parte debaixo ainda há as opções Export text, Export object information e Export materials, que você pode marcar conforme o resultado que você deseja. Em seguida clique em Avançar e a seguinte janela vai aparecer:

Comando exportkml página Geo-Reference
Comando exportkml página Geo-Reference

Na página acima, são definidas as coordenadas dos objetos a serem exportados. Ao marcar a opção Drawing Coordinate System Transform, o sistema de coordenadas configurado previamente no desenho será utilizado. Caso contrário, selecione a opção User-Defined Transform e insira as nformações das coordenadas do desenho (X, Y) e georreferência (Longitude, Latitude e Rotation). Em seguida clique em Avançar e a seguinte página será exibida:


Comando exportkml página Nudge
Comando exportkml página Nudge

Na página acima, são indicados os detalhes da posição final dos objetos a serem exportados. É possível inserir uma elevação no campo Elevation, e selecionar uma das três opções da janela: Elavation Relative to ground (Elevação relativa ao terreno), Elevation relative to sea level (Elevação relativa ao nível do mar) e Drape objects on ground (Colar objetos no terreno). Em seguida clique em avançar e a seguinte janela irá aparecer:

Comando exportkml página Nudge
Comando exportkml página Nudge

Na página acima, clique no botão  ...  para selecionar um caminho para salvar e nomear seu arquivo. Você vai poder também escolher entre os formatos KML e KMZ. Em seguida, clique em Export e a seguinte janela vai aparecer:

Comando exportkml página Export and View
Comando exportkml página Export and View


Pronto, os objetos foram exportados e salvos no arquivo no local onde você escolheu. Clicando em View, seu arquivo será aberto no Google Earth, caso esteja instalado.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT 2018

Blocos dwg de Sinalização Manual CONTRAN

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Mudando as cores do AutoCAD

Formas de copiar e colar no AutoCAD

Como diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD (dwg)

FATAL ERROR: Como recuperar arquivos do AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2022)