Desenhando em perspectiva (isometrico)

O desenho em perspectiva no AutoCAD é necessário para desenvolver alguns projetos, como hidrossanitário por exemplo, e é importantíssimo você saber como usar esse modo de desenho do AutoCAD. O desenho em perspectiva, isométrico, é 2D mas com aparência de desenho em 3D, por isso em perspectiva, como o desenho abaixo (eu sei que ninguém precisa desenhar uma câmera fotográfica, mas eu achei legal):

Exemplo de desenho isométrico no AutoCAD
Exemplo de desenho isométrico no AutoCAD


barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Abaixo vou ensinar como fazer desenhos em perspectiva no AutoCAD.


Se inscreva no meu canal do Youtube e me siga no Instagram


Para iniciar o modo Isométrico, você tem que mudar as configurações de desenho. Use o comando DS + enter para abrir a janela Drawing Settings. Quando a janela abrir, vá para a aba Snap and Grid e marque a opção Isometric Snap em Grid Snap, como está abaixo:

Configurando o modo isométrico
Configurando o modo isométrico

Após marcar a opção como está acima, aperte OK. Você vai observar que o cursor do AutoCAD irá mudar. Quando o modo isométrico está ativo, o cursor do AutoCAD te permite desenhar no 3 planos diferentes: XZ (left), YZ (right) e XY (top), como está abaixo:


Cursor isométrico no modo left, right e top
Cursor isométrico do AutoCAD no modo left, right e top

Em cada desenho que você fizer, você provavelmente irá usar todos esses 3 modos. Para alternar esses modos, use a tecla F5, ou ative na barra de status o ícone Isometric Drafting, clicando no botão no canto inferior direito da barra de status, como está abaixo:

Ativando o botão Isometric Drafting na barra de status
Ativando o botão Isometric Drafting na barra de status

Pronto, agora que você já sabe como ativar o modo isométrico e como alternar entre os modos do cursor para desenhar em planos diferentes, é só fazer seu desenho isométrico, ativando a tecla F8 (Orthomode) para que você faça linhas retas em cada plano.


Desenhando círculos isométricos

Se você já tentou usar o comando Circle em um desenho isométrico, deve ter percebido que o círculo fica completamente fora dos planos isométricos. Isso acontece porque para fazer um circulo isométrico, deve-se na verdade usar outro comando.

Desenho isométrico usando círculos
Desenho isométrico usando círculos

Para desenhar um círculo isométrico, use o comando Ellipe, digite EL + enter. Se o modo isométrico estiver ativo no desenho, irá aparecer a opção Isometric na linha de comandos dentro do comando Ellipse:

Opções do comando ellipse na linha de comandos quando o modo isométrico está ativado
Opções do comando ellipse na linha de comandos quando o modo isométrico está ativado

Nesse ponto digite I + enter e pronto, clique no ponto onde você quer inserir o centro do círculo isométrico e depois o raio e dê enter. Da mesma forma como para desenhar linhas, para desenhar o círculo você também tem que alternar os planos (F5).

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se inscreva na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como inserir imagem no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)