Importar planilhas do Excel para o AutoCAD (e manter atualizável)

Nos nossos projetos além de desenhos nós sempre precisamos fazer planilhas, normalmente no Excel, e algumas delas temos que colocar na nossa prancha para apresentação. E um dos problemas é inserir a tabela no desenho sempre que ela sofre alteração, gerando um retrabalho de edição. Então vou mostrar aqui como criar um link entre Excel e AutoCAD de forma que ao inserir a tabela no AutoCAD ela será atualizável com um único clique, caso você altere o Excel.


Veja também:

Criando um link de uma tabela do Excel

Para fazer isso já vamos inserir a tabela linkada com o Excel. Use o comando TABLE + enter para começarmos a configuração. A seguinte janela irá aparecer:

Janela do comando TABLE - criar um tabela com link
Janela do comando TABLE - criar um tabela com link

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Selecione a opção From a data link, e clique no botão destacado na imagem acima. Então a seguinte janela irá aparecer:

Selecionar um link ou criar um novo link
Selecionar um link ou criar um novo link


Na janela acima aparecem todos os links de Excel já criados no seu arquivo. Porém, no caso acima, nenhum link foi criado ainda. Então clique em Create a new Excel Data Link e aparecerá a seguinte janela:

Criar um novo link de Excel
Criar um novo link de Excel

Na janela acima, dê um nome ao seu novo link de Excel e clique em OK. A seguinte janela vai aparecer:

Selecionar o arquivo de Excel para o link da tabela
Selecionar o arquivo de Excel para o link da tabela

É nessa janela que você vai selecionar o arquivo de Excel que você quer linkar. Clique no botão  ...  e selecione o arquivo. O arquivo que do Excel que eu estou selecionando possui uma aba chamada VALETAS, que é o que eu quero importar, e tem a seguinte aparência:

Planilha do Excel a ser importada
Planilha do Excel a ser importada

Depois de selecionar o arquivo da planilha, a janela irá mudar dessa forma:

Configurando a planilha a ser importada
Configurando a planilha a ser importada

Na janela acima, na lista Path type, selecione se você quer Full path ou Relative path. Se você pretende enviar o arquivo junto com a planilha e deseja que ele continue linkado, escolha Relative path e deixe o Excel na mesma pasta do seu arquivo AutoCAD.

Na parte Link Options, você deve selecionar qual planilha do arquivo você quer importar em Select Excel sheet to link to. E depois escolher uma das três opções que há: Link entire sheet para importar todo o conteúdo da planilha, Link to a named range para importar um intervalo pré configurado, como por exemplo a área de impressão, e Link to range, que é o que eu mais uso, onde você colocará o intervalo de células que você quer importar.

Dependendo do tamanho do intervalo, pode ser que sua planilha não aparece em Preview, como a minha não apareceu acima, mas isso não tem problema. Depois de configurar clique em OK nessa janela e você vai ver que seu link foi criado no arquivo:

Link criado no arquivo
Link criado no arquivo

Acima, veja que o link foi criado no arquivo. Isso significa que mesmo se você excluir a tabela, poderá inserir novamente selecionando o link criado, sem precisar configurar tudo de novo. Clique em OK novamente.

Janela do comando Table depois da criação do link
Janela do comando Table depois da criação do link

Pronto, com o link criado e selecionado na janela do comando Table, clique em OK e em seguida clique no ponto para inserir a tabela (pode ser que o AutoCAD dê uma pequena travada antes de te permitir clicar no ponto). Veja a tabela inserida:

Tabela inserida no AutoCAD, com link no Excel
Tabela inserida no AutoCAD, com link no Excel

Pronto, a tabela está inserida. Aparentemente uma tabela comum do AutoCAD. Porém, ao fazer qualquer mudança no arquivo Excel dentro desse intervalo inserido no AutoCAD e salvar o arquivo Excel, você poderá atualizar a tabela e ela atualizará com todas as mudanças que foram feitas. Para isso, basta selecionar a tabela, clicar com o botão direito e em seguida marcar a opção Update table data links.

Opção Update tabla data links
Opção Update tabla data links

Excluindo o link do Excel com a tabela

Caso você não queria mais que sua tabela esteja linkada ao arquivo Excel (se você for enviar o arquivo para alguma pessoa, por exemplo, ou se quiser deixar seu arquivo mais leve), você pode excluir o link da tabela. Porém, diferente da forma como atualizamos o link, para excluir o link devemos selecionar as células que queremos excluir do link, e não a tabela inteira. Portanto, se você quiser excluir o link da tabela inteira, selecione todas as células e clique com o botão direito, em seguida vá no item Data Links e clique em Detach Data Link, como na figura abaixo:

Opção Detach Data Link
Opção Detach Data Link

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como inserir imagem no AutoCAD