Blocos Dinâmicos - Parâmetro Point

Com o parâmetro point podemos controlar o comportamento de objetos do bloco através de um único ponto. O parâmetro point aceita as ações de move e stretch. Ao associar o parâmetro ponto à essas ações, podemos mover ou esticar objetos dentro dos blocos.

Após criar um bloco, entre no block editor e como na imagem abaixo, clique no botão do parâmetro point, e clique no ponto onde deseja inserir o parâmetro. Em seguida clique onde deseja colocar o texto do parâmetro, e digite na linha de comandos 0 ou 1 para definir quantos grips irão aparecer no parâmetro.

Botão do parâmetro point

Depois de inserido o parâmetro fica como na imagem abaixo. Repare que há uma exclamação amarela no parâmetro, o que indica que não há ação associada a esse parâmetro.

Parâmetro point inserido

Para associar uma ação ao parâmetro, clique no botão da ação e selecione o parâmetro, e depois clique nos objetos que serão modificados pela ação. PORÉM, se a ação for de stretch, você deve selecionar o parâmetro, depois desenhar um retângulo de ação do strech. Os vértices dos objetos serão stretchados (esticados) se estiverem no interior do retângulo de ação desenhado.

Após associar ação ao parâmetro, feche o bloco e teste o parâmetro com a ação. Veja o bloco de um retângulo com o parâmetro point de uma ação de stretch.

Bloco com parâmetro point e ação de stretch

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