LISP Como transformar polylinhas em multilinhas

Multiline é um excelente recurso do AutoCAD para desenhar multiplas linhas paralelas. É ideal para representar valetas e outros dispositivos de drenagem, e quaisquer outros elementos com mais de uma linha paralela.

O problema é que o AutoCAD não possui muitas ferramentas para trabalhar com multilines. Por exemplo, com os comandos do AutoCAD não é possível trocar o estilo de uma multiline depois de desenhada, transformar polylinhas em multilines, e transformar multilines em polylines.

Se você já teve esse problema, pode usar o LISP Polyline para Multiline. Com ele, basta selecionar as polylines que deseja transformar em multilines que o LISP faz isso através de uma janela para selecionar o estilo das multilines.

Janela LISP PLML
Janela LISP Polyline para Multiline


Veja abaixo tudo sobre esse LISP, inclusive com demonstrações no final.

O LISP Polyline para Multiline faz parte da Barra de Ferramentas AdCAD Toolsuma barra exclusiva com mais de 30 LISPs para instalar no AutoCAD para te ajudar a fazer seus projetos com mais rapidez, mais produtividade, mais qualidade e mais precisão. 

LISP: Polyline para Multiline
Atalho: PLML
Versão: 1.0
Última atualização: 06.04.21
Compatibilidade: AutoCAD 2012 a 2021, Civil 3D 2012 a 2021.
Como baixar: através da barra de ferramentas AdCAD Tools

Descrição:

Transforma as polylines selecionadas em multilines.
Ao selecionar as polylines uma caixa de diálogo se abre para selecionar o estilo da multiline, a escala e a justificação. Basta configurar e apertar OK.
Se uma ou mais polylinhas selecionadas possuir segmentos sobrepostos, a multiline desenhada a partir dessas polylinhas ficará deformada, pois multilines não podem ter segmentos sobrepostos.

Como utilizar:

Use o botão do LISP Polyline para multiline na barra de ferrametnas AdCAD Tools ou digite PLML na linha de comandos e dê enter.


Botão do LISP Polyline para Multiline na barra de ferramentas AdCAD Tools

Em seguida, selecione as polylinhas que você deseja transformar em multilines. A seguinte caixa de diálogo irá aparecer:

Janela LISP PLML
Janela LISP PLML

Na janela acima, em Estilos selecione o estilo de multiline que você quer aplicar. Em Justificação, escolha entre Zero (central), Top (em cima) e Bottom (em baixo). E em Escala digite a escala que você quer aplicar a multiline. Em seguida dê enter.

Resultados:

O resultado é as polylines selecionadas transformadas em multilines, no estilo e configurações selecionadas na caixa de diálogo.

Limitações:

O LISP funciona apenas com polylines. Não é possível selecionar outros objetos como 3Dpolylines, Lines, Splines, etc. O LISP transforma apenas polylines em multilines.

 Demonstração:


Demonstração de como transformar polylinhas em multilines
Demonstração de como transformar polylinhas em multilines

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Se você quiser saber mais sobre LISPs, veja esses posts:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT 2018

Blocos dwg de Sinalização Manual CONTRAN

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Mudando as cores do AutoCAD

Formas de copiar e colar no AutoCAD

Como diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD (dwg)

FATAL ERROR: Como recuperar arquivos do AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2022)