LISP Como transformar polylinhas em multilinhas

Multiline é um excelente recurso do AutoCAD para desenhar multiplas linhas paralelas. É ideal para representar valetas e outros dispositivos de drenagem, e quaisquer outros elementos com mais de uma linha paralela.

O problema é que o AutoCAD não possui muitas ferramentas para trabalhar com multilines. Por exemplo, com os comandos do AutoCAD não é possível trocar o estilo de uma multiline depois de desenhada, transformar polylinhas em multilines, e transformar multilines em polylines.

Se você já teve esse problema, pode usar o LISP Polyline para Multiline. Com ele, basta selecionar as polylines que deseja transformar em multilines que o LISP faz isso através de uma janela para selecionar o estilo das multilines.

Janela LISP PLML
Janela LISP Polyline para Multiline


Veja abaixo tudo sobre esse LISP, inclusive com demonstrações no final.

O LISP Polyline para Multiline faz parte da Barra de Ferramentas AdCAD Toolsuma barra exclusiva com mais de 30 LISPs para instalar no AutoCAD para te ajudar a fazer seus projetos com mais rapidez, mais produtividade, mais qualidade e mais precisão. 

LISP: Polyline para Multiline
Atalho: PLML
Versão: 1.0
Última atualização: 13/07/22
Compatibilidade: Versões superiores ao AutoCAD e Civil 3D 2010.
Como baixar: através da barra de ferramentas AdCAD Tools

Descrição:

Transforma as polylines selecionadas em multilines.
Ao selecionar as polylines uma caixa de diálogo se abre para selecionar o estilo da multiline, a escala e a justificação. Basta configurar e apertar OK.
Se uma ou mais polylinhas selecionadas possuir segmentos sobrepostos, a multiline desenhada a partir dessas polylinhas ficará deformada, pois multilines não podem ter segmentos sobrepostos.

Como utilizar:

Use o botão do LISP Polyline para multiline na barra de ferrametnas AdCAD Tools ou digite PLML na linha de comandos e dê enter.


Botão do LISP Polyline para Multiline na barra de ferramentas AdCAD Tools

Em seguida, selecione as polylinhas que você deseja transformar em multilines. A seguinte caixa de diálogo irá aparecer:

Janela LISP PLML
Janela LISP PLML

Na janela acima, em Estilos selecione o estilo de multiline que você quer aplicar. Em Justificação, escolha entre Zero (central), Top (em cima) e Bottom (em baixo). E em Escala digite a escala que você quer aplicar a multiline. Em seguida dê enter.

Resultados:

O resultado é as polylines selecionadas transformadas em multilines, no estilo e configurações selecionadas na caixa de diálogo.

Limitações:

O LISP funciona apenas com polylines. Não é possível selecionar outros objetos como 3Dpolylines, Lines, Splines, etc. O LISP transforma apenas polylines em multilines.

 Demonstração:


Demonstração de como transformar polylinhas em multilines
Demonstração de como transformar polylinhas em multilines

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Se você quiser saber mais sobre LISPs, veja esses posts:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas