Colocando o Desenho em Pranchas (Usando Viewports)


Anterior: Dimensionando seu Desenho (Comandos para Cotar)

Terminado o desenho no Model, é hora de colocar em prancha. Alguns preferem desenhar a prancha no Model e escalar a prancha ou o desenho para colocar na escala correta. Isso faz com que o desenho ou a prancha fique com dimensões erradas, dificultando futuros quantitativos e consultas ao desenho. A melhor opção é deixar o desenho no Model e a prancha no layout, usando Viewports para colocar o desenho na prancha. Viewports são polígonos desenhados nos layouts que visualizam o model, como se fossem “janelas”.

Criar viewports no layout do AutoCAD
Criar viewports no layout do AutoCAD
O primeiro passo é desenhar a prancha no layout. É recomendável que se faça um bloco de prancha, para ficar melhor de repetir em outros layouts. A prancha deve ser desenhada no tamanho correto (A1, A3, A4, etc), e a unidade normalmente é em milímetros, mas pode ser também em metros ou centímetros. A unidade irá influenciar no fator de escala.
Desenhada a prancha, desenhe a viewport dentro da prancha.
Vá no menu View, depois em Viewports, e clique em 1 Viewport, conforme mostra a figura ao lado. Clique no primeiro ponto e em seguida clique no segundo ponto, e a viewport será desenhada exibindo todos os objetos desenhado no model.

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como inserir imagem no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD