Comandos Básicos de Desenho

Anterior: AutoCAD - Introdução ao programa

· Line (L)

Desenha segmentos de linhas, que são objetos independentes e separados uns dos outros.
L + ENTER; clique nos pontos para desenhar as linhas. Ao final, dê ENTER ou ESC.

DICA: Ao invés de usar ENTER, você pode também usar ESPAÇO para confirmar os comandos ou sair dos comandos.

· Polyline (PL)

Desenha seguimentos de linhas que ao final formam um único objeto.
PL + ENTER; clique nos pontos para desenhar a polylinha. Ao final, dê ENTER ou ESC.

· Sem arco / com arco

Enquanto o comando estiver ativo (após PL + ENTER), dê A + ENTER para desenhar seguimentos de arco. Dê L + ENTER para voltar a desenhar seguimentos de linhas.

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

·Retângulo (REC)

Desenha uma polylinha em forma de retângulo.
REC + ENTER; clique no primeiro ponto, que será o primeiro vértice do retângulo, depois clique no segundo ponto, que será o vértice oposto do retângulo.

· Circulo (C)

C + ENTER; clique no primeiro ponto, que será o centro do círculo, depois clique no segundo ponto, que será um ponto da circunferência, ou digite o tamanho do raio e dê ENTER. Essa é a forma padrão do AutoCAD de se desenhar um círculo, mas dentro do comando Círculo existem outras formas de desenhar o círculo:

· 2 pontos

Após C + ENTER, digite 2P e dê ENTER. Então, clique no primeiro ponto, que será um ponto da circunferência, depois clique no segundo ponto, que será outro ponto da circunferência (dois pontos do diâmetro).

· 3 pontos

Após C + ENTER, digite 3P e dê ENTER. Então, clique no primeiro ponto, que será um ponto da circunferência, depois clique no segundo ponto, que será outro ponto da circunferência, e depois clique no terceiro ponto, que será o terceiro ponto da circunferência.

· Tangente, tangente, raio

Para usar esse modo, é preciso que outros objetos estejam desenhados e sirvam de tangente para o círculo. Após C + ENTER, digite T e dê ENTER. Então, clique no primeiro ponto sobre um objeto desenhado, após se acender o símbolo da tangente, depois, clique no segundo ponto sobre outro objeto desenhado após se acender o símbolo da tangente, e por último, digite o valor do raio e dê enter.

· Arco (A)

A + ENTER; clique no primeiro ponto do arco, depois clique no segundo ponto, e por fim no terceiro ponto. O arco será desenhado passando pelos três pontos.

· A partir do centro

A + ENTER + C + ENTER; clique no ponto onde será o centro do arco, depois clique no primeiro ponto do arco, e em seguida no segundo ponto do arco. O AutoCAD, por padrão, desenha o arco no sentido anti-horário.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT 2018

Blocos dwg de Sinalização Manual CONTRAN

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Mudando as cores do AutoCAD

Formas de copiar e colar no AutoCAD

Como diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD (dwg)

FATAL ERROR: Como recuperar arquivos do AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2022)