Comandos Básicos de Desenho

Anterior: AutoCAD - Introdução ao programa

· Line (L)

Desenha segmentos de linhas, que são objetos independentes e separados uns dos outros.
L + ENTER; clique nos pontos para desenhar as linhas. Ao final, dê ENTER ou ESC.

DICA: Ao invés de usar ENTER, você pode também usar ESPAÇO para confirmar os comandos ou sair dos comandos.

· Polyline (PL)

Desenha seguimentos de linhas que ao final formam um único objeto.
PL + ENTER; clique nos pontos para desenhar a polylinha. Ao final, dê ENTER ou ESC.

· Sem arco / com arco

Enquanto o comando estiver ativo (após PL + ENTER), dê A + ENTER para desenhar seguimentos de arco. Dê L + ENTER para voltar a desenhar seguimentos de linhas.

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

·Retângulo (REC)

Desenha uma polylinha em forma de retângulo.
REC + ENTER; clique no primeiro ponto, que será o primeiro vértice do retângulo, depois clique no segundo ponto, que será o vértice oposto do retângulo.

· Circulo (C)

C + ENTER; clique no primeiro ponto, que será o centro do círculo, depois clique no segundo ponto, que será um ponto da circunferência, ou digite o tamanho do raio e dê ENTER. Essa é a forma padrão do AutoCAD de se desenhar um círculo, mas dentro do comando Círculo existem outras formas de desenhar o círculo:

· 2 pontos

Após C + ENTER, digite 2P e dê ENTER. Então, clique no primeiro ponto, que será um ponto da circunferência, depois clique no segundo ponto, que será outro ponto da circunferência (dois pontos do diâmetro).

· 3 pontos

Após C + ENTER, digite 3P e dê ENTER. Então, clique no primeiro ponto, que será um ponto da circunferência, depois clique no segundo ponto, que será outro ponto da circunferência, e depois clique no terceiro ponto, que será o terceiro ponto da circunferência.

· Tangente, tangente, raio

Para usar esse modo, é preciso que outros objetos estejam desenhados e sirvam de tangente para o círculo. Após C + ENTER, digite T e dê ENTER. Então, clique no primeiro ponto sobre um objeto desenhado, após se acender o símbolo da tangente, depois, clique no segundo ponto sobre outro objeto desenhado após se acender o símbolo da tangente, e por último, digite o valor do raio e dê enter.

· Arco (A)

A + ENTER; clique no primeiro ponto do arco, depois clique no segundo ponto, e por fim no terceiro ponto. O arco será desenhado passando pelos três pontos.

· A partir do centro

A + ENTER + C + ENTER; clique no ponto onde será o centro do arco, depois clique no primeiro ponto do arco, e em seguida no segundo ponto do arco. O AutoCAD, por padrão, desenha o arco no sentido anti-horário.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Desenhando em perspectiva (isometrico)