LISP Inserir linhas de chamada em polylinhas e blocos no AutoCAD

Um dos elementos fundamentais em um projeto é a identificação dos elementos projetados nas pranchas. Sem eles, quem lê o projeto não consegue identificar e saber as informações desses elementos.

Normalmente essa identificação é feita com linhas de chamada, e inserir essas linhas de chamada manualmente identificando e inserindo informações (comprimento ou área por exemplo) por ser muito demorado.

O LISP Linhas de Chamada insere automaticamente as informações em polylines, 3Dpolylines e blocos, através de duas opções de blocos dinâmicos de linha de chamada que vêm junto com a ferramenta, e que te possibilita identificar, numerar e inserir informação de comprimento, área e propriedades dos blcoos nas linhas de chamada, tudo isso com poucos cliques e de forma automática.

Exemplo dos blocos dinâmicos inseridos: um só com atributos, e o outro com linha e seta
Exemplo dos blocos dinâmicos inseridos: um só com atributos, e o outro com linha e seta

Linhas de chamada inseridas automaticamente em blocos e polylinhas
Linhas de chamada inseridas automaticamente em blocos e polylinhas

Veja o vídeo demonstrativo abaixo, e em seguida, a descrição do LISP abaixo do vídeo:



O LISP Linhas de chamada faz parte da Barra de Ferramentas AdCAD Toolsuma barra exclusiva com mais de 30 LISPs para instalar no AutoCAD para te ajudar a fazer seus projetos com mais rapidez, mais produtividade, mais qualidade e mais precisão.

LISP: Linhas de chamada
Atalho: ADLC
Versão: 2.0
Última atualização: 13/07/22
Compatibilidade: Versões superiores ao AutoCAD e Civil 3D 2010.
Como baixar: através da barra de ferramentas AdCAD Tools

Descrição:

Este LISP insere automaticamente as informações em polylines, 3Dpolylines e blocos, através de duas opções de blocos dinâmicos de linha de chamada que vêm junto com o LISP, e que identifica, numera e insere informação de comprimento e área nas linhas de chamada, tudo isso com poucos cliques e de forma automática.

Como utilizar:

Use o botão Linhas de chamada da barra de ferramentas AdCAD Tools ou digite ADLC na linha de comandos e dê enter.

Botão do LISP Linhas de Chamada na barra de ferramentas AdCAD Tools

A janela abaixo irá aparecer:
 
Caixa de diálogo do LISP Linhas de Chamada em polylinhas e blocos
Caixa de diálogo do LISP Linhas de Chamada em polylinhas e blocos

Veja abaixo o que significa cada item da caixa de diálogo:
  • Inserir em polylinhas: marque essa opção se deseja inserir as blocos de linhas de chamada em polylinhas.
  • Filtrar por layer: ao marcar a opção Inserir em polylinha, a opção Filtrar por layer é habilitada. E ao marcar a opção Filtrar por layer, é habilitada a lista de layers e o botão  ... . Você pode selecionar um layer na lista ou clicar no botão  ...  e clicar sobre qualquer objeto do desenho que o layer desse objeto serão selecionado. Ao Filtrar por layer, ao final do LISP só serão selecionadas as polylinhas do layer escolhido.
  • Inserir em blocos: marque essa opção se deseja inserir os blocos de linhas de chamada em outros blocos. Ao marcar essa opção, a lista de blocos é habilitada, e você pode escolher na lista o nome do bloco em que deseja inserir as linhas de chamada. Ao final do LISP, quando selecionar os objetos, serão inseridos os blocos de linha de chamada em todos os blocos de mesmo nome escolhido na lista.
  • Nome: é o nome que será inserido na primeira linha de atributos do bloco, que é a linha de Identificação. Observe na direita da janela que um preview é exibido para te mostrar como ficarão os atributos preenchidos.
  • Numerar: Se você deixar essa opção marcada, o LISP além de inserir o nome na primeira linha, também irá numerar sequencialmente esses nomes.
  • Número Inicial: Caso você marque a opção Numerar, coloque aqui o número que você quer que a numeração se inicie. O LISP diferencia também pela quantidade de zeros colocados antes. Por exemplo, se você colocar 01, ele irá numerar 02, 03... 09, 10, 11... Se colocar 001, irá numerar 002, 003...010,011...099, 100, 101, etc. Observe na direita da janela que um preview é exibido para te mostrar como ficarão os atributos preenchidos.
  • Prefixo: É o prefixo inserido na segunda linha de atributos do bloco, que é a linha de Dados.
  • Obter: Escolha nessa lista qual propriedade você quer que o LISP insira na segunda linha da linha de chamada. Se a opção Inserir em polylinhas foi marcada, as opções da lista serão Comprimento e Área. Se a opção Inserir em blocos for marcada, as opções na lista serão X, Y, Z e, se o bloco for dinâmico, todos as propriedades dinâmicas do bloco.
  • Sufixo: É o prefixo inserido na segunda linha de atributos do bloco. Observe na direita da janela que um preview é exibido para te mostrar como ficarão os atributos preenchidos.
  • Tamanho do texto: é o tamanho do texto dos blocos de linha de chamada.
  • Precisão: é o número de casas decimais das informações das linhas de chamada.
  • Não inserir dados: Se essa opção for marcada, não será inserido nada na segunda linha.
  • Inserir no centro: marque essa opção se deseja inserir as linhas de chamada no centro das polylinhas (em caso de blocos será inserido no ponto de inserção).
  • Inserir no início e fim: marque essa opção para inserir os blocos no início e no fim das polylinhas (caso a opção Inserir em blocos for marcada, essa opção é desabilitada). 
  • Inserir a cada: marque essa opção para inserir os blocos nas polylinhas em um intervalo definido. Depois de marcar, digite no campo ao lado a distância entre os blocos inseridos em cada polylinha. Caso a opção Inserir em blocos for marcada, essa opção é desabilitada.
  • Tipo bloco: escolha o tipo de bloco de linha de chamada que será inserido nos objetos. As opções são Linha de Chamada, onde há uma linha entre os atributos e uma seta apontando para o objetos, e Só atributos, onde não há nenhuma linha, apenas os atributos identificando o objeto.
Exemplo dos blocos dinâmicos inseridos: um só com atributos, e o outro com linha e seta
Exemplo dos blocos dinâmicos inseridos: um só com atributos, e o outro com linha e seta
 
  • Identificar a partir de um eixo: ao marcar essa opção, as linhas de chamada serão numeradas (caso você marque essa opção), de acordo com um eixo que você irá selecionar. Os objetos serão organizados de acordo com a distância do eixo, e serão numerado em ordem crescente do estaqueamento. Apenas é aceita uma polylinha como eixo. Não é aceito alinhamento do Civil 3D, 3dpolyline ou outros objetos. Caso você não tenha uma polylinha, crie uma ou converta o objeto que você tem em uma polylinha. Outra vantagem de marcar essa opção é que caso você tenha selecionado o tipo de bloco Linha de Chamada, o LISP organiza a posição das linhas de chamada de acordo com a posição do objeto em relação ao eixo.

Após a configuração da caixa de diálogo, clique em OK.

Se a opção Identificar a partir de um eixo foi marcada, selecione a polylinha do eixo e em seguida selecione os objetos para inserir a linha de chamada. Se você marcou a opção Filtrar por layer ou selecionou o nome do bloco sobre o qual deseja inserir, não se preocupe em selecionar apenas os objetos que quer inserir, pois o LISP já fará essa filtragem.

Se a opção Identificar a partir de um eixo não foi marcada, o LISP irá pedir direto a seleção dos objetos.

Depois de selecionar todos os objetos dê enter e os blocos serão inseridos nos objetos. 


Resultados:

Como resultado, o LISP insere o bloco escolhido na caixa de diálogo nos objetos também configurados na caixa de diálogo (polylinhas ou blocos).
 
É importante ressaltar que os blocos inseridos são dinâmicos, então é muito fácil e intuitivo posicionar esses objetos no local adequado depois deles serem inseridos pelo LISP. Usando os grips dos blocos dinâmicos você pode rotacionar, espelhar, esticar e mover muito facilmente cada bloco.
 
Não há limitação para a quantidade de objetos selecionados. O LISP irá inserir os blocos de linha de chamada em todos os objetos selecionados, de acordo com os filtros e configurações da caixa de diálogo.

Linhas de chamada inseridas em blocos e polylinhas com informação de comprimento
Linhas de chamada inseridas em blocos e polylinhas com informação de comprimento

Blocos inseridos no centro de polylinhas com informação de área
Blocos inseridos no centro de polylinhas com informação de área

Limitações:

O LISP insere apenas dois tipos de blocos de linha de chamada. Ambos são baixados junto com o LISP e é muito importante não fazer nenhuma modificação nesses blocos, principalmente no arquivo de origem deles.
 
No caso de inserir linha de chamadas em blocos, elas são inseridas no ponto de inserção de cada bloco.
 
O objeto aceito para seleção do eixo é apenas polylinha, não são aceitas 3Dpolylines, Alinhamentos dos Civil 3D ou outros tipos de objetos. Caso você não tenha uma polylinha, crie uma ou converta o objeto que você tem em uma polylinha.

Demonstração:




Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Se você quiser saber mais sobre LISPs, veja esses posts:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Estilos de Ponto no AutoCAD