LISP Copiar e Colar valores de atributos (mesmo entre arquivos diferentes)

Quem conhece atributos no AutoCAD sabe que é muito vantajoso trabalhar com eles, e o ganho em produtividade é enorme. Um exemplo de aplicação é nas pranchas do projeto, onde há vários atributos a serem preenchidos, e automatizar isso é sempre uma boa ideia.

O LISP Copiar Atributos copia os valores de atributos em um bloco e cola em outo bloco, mesmo se estes blocos estiverem em arquivos diferentes. Ele irá identificar os atributos que tem as mesmas tags e colar os valores do bloco de origem neles. Através de uma janela, você escolherá se quer copiar apenas os valores de alguns atributos ou se quer copiar de todos os atributos do bloco.

Veja o vídeo demonstrativo abaixo, e em seguida, a descrição do LISP abaixo do vídeo:


Veja também:

O LISP Copiar Atributos faz parte da Barra de Ferramentas AdCAD Toolsuma barra exclusiva com mais de 30 LISPs para instalar no AutoCAD para te ajudar a fazer seus projetos com mais rapidez, mais produtividade, mais qualidade e mais precisão.


LISP: Copiar Atributos
Atalho: MATT
Versão: 1.1
Última atualização: 13/07/22
Compatibilidade: Versões superiores ao AutoCAD e Civil 3D 2010.
Como baixar: através da barra de ferramentas AdCAD Tools

Descrição:

O LISP MATT copia os valores de atributos de um bloco de origem e cola os valores em um bloco de destino, baseando-se no nome das tags dos atributos.

Como utilizar:

Para copiar os atributos, clique no botão Copiar Atributos na barra de ferramentas AdCAD Tools ou digite MATT na linha de comandos e dê enter.

Botão Copiar Atributos na barra de ferramentas AdCAD Tools

Em seguida, o seguinte irá aparecer na linha de comandos:

Selecione o bloco de origem ou dê enter para colar os atributos:

Clique no bloco de origem e uma janela semelhante à figura abaixo irá aparecer, com todos os atributos existentes no bloco de origem:

Janela do LISP copiar atributos

Selecione os atributos que deseja copiar, e clique em OK (use as teclas ctrl e shift para selecionar vários, ou clique e arraste sobre as linhas).

Depois disso, o seguinte aparecerá na linha de comandos:

Selecione o bloco de destino ou dê enter para sair:

Se o bloco de destino não estiver no mesmo arquivo ou espaço de trabalho em que você está, basta dar enter para sair do comando.em nada, apenas dê enter para continuar. Dessa forma, o LISP pedirá a seleção do bloco de destino, então basta clicar para que os atributos sejam colados.

Uma vez copiados, não é necessário copiar novamente os valores de atributos se você quiser colar os mesmos valores em vários blocos. Basta sempre usar o comando no modo de colar, ou seja, dando enter quando o comando pedir a seleção do bloco de origem.

Resultados:

O resultado do lisp será colar os atributos antes copiados no bloco de destino.
 

Limitações:

Se na intenção de colar, o bloco for selecionado no momento da seleção do bloco de origem, os valores de origem serão apagados. Por isso é importante estar atendo à linha de comandos.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Blocos dwg de Sinalização Manual CONTRAN

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

LISP Padrão de talude em polylinhas

Desenhando em perspectiva (isometrico)