AutoCAD - Introdução ao programa

Essa postagem faz parte do Curso Básico de AutoCAD para Iniciantes.

O AutoCAD é um programa de desenho técnico em computador (CAD – Desenho Assistido por Computador). Seu espaço de trabalho é formado por um plano cartesiano, onde tudo é desenhado através de pontos com coordenadas.


Interface do AutoCAD
Interface do AutoCAD

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

O espaço de trabalho do AutoCAD pode ser visto na imagem acima. Temos na parte de cima a barra de menus e também o ribbon, que é a barra mais larga com botões para os comandos. O cursor do AutoCAD é em forma de cruz e pode ser visto na área preta. Essa área preta é o espaço de desenho, chamado de model, cuja aba pode ser vista no canto inferior esquerdo. Há apenas uma aba de model, mas podem ser criadas inúmeras outras abas, que são as abas de layout, onde são desenhadas as pranchas dos desenhos.

DICA: Quando o cursor do AutoCAD está desenhado como acima, uma cruz com um pequeno quadrado no centro, significa que nenhum comando está ativo e você pode iniciar um comando. Quando está apenas uma cruz sem um quadrado no centro, significa que há um comando ativo e está sendo solicitada a seleção de um ponto. Quando está apenas o pequeno quadrado, significa que há um comando ativo e está sendo solicitada a seleção de objetos.



Barra de Comandos


O AutoCAD é um programa que funciona através de comandos cujas entradas são feitas através de uma barra de comandos. Todos os comandos possuem atalhos que se digitados na barra de comandos e confirmados com ENTER iniciam o comando solicitado. Mesmo se um comando for chamado através de um clique em seu botão na barra de ferramentas, o mesmo aparecerá na barra de comandos.
Também é na barra de comandos que cada passo para os comandos é solicitado, como por exemplo seleção de objetos, seleção de pontos e outras opções dentro dos comandos. Aconselha-se sempre observar o que a barra de comandos está pedindo enquanto os comandos estão sendo executados.
Quando na barra de comandos está escrito Type a command, significa que não há comando ativo.

Ancorando a barra de comandos


Abaixo, na primeira imagem, temos a barra de comandos das últimas versões do AutoCAD, um modelo flutuante com uma única linha. Nas versões mais antigas, a barra de comandos padrão era ancorada, ocupando toda a parte de baixo da tela do programa, Eu particularmente prefiro a barra de comandos ancorada. Para ancorar, clique na extremidade esquerda da barra flutuante (ao lado do x) e arraste para baixo e solte, então ficará conforme a segunda imagem.
Para controlar a altura da barra de comandos e configurar a quantidade de linhas que a mesma irá exibir, basta passar o mouse na extremidade superior da barra que aparecerá o ícone para alterar sua altura, então clique, arraste e solte onde você quiser.

Barra de comandos flutuante
Barra de comandos flutuante

Barra de comandos ancorada
Barra de comandos ancorada

DICA: Vendo o histórico da barra de comandos


É bastante comum querermos ver algo que apareceu na barra de comandos, mas que não está aparecendo mais pela quantidade de linhas que temos exibido na barra de comandos. Para fazer isso é simples, mas depende se a barra de comandos que você usa está no modo flutuante ou no modo ancorada.
Se tiver no modo flutuante, como na primeira imagem acima, basta clicar no triângulo na extremidade direita da barra que abrirá o histórico e você pode vê-lo apenas rolando o scroll do mouse.
Se você usar a barra ancorada, então basta apertar a tecla F2 do teclado e será aberta uma janela com o histórico da barra de comandos, conforme abaixo:

Linha de comandos em janela


Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como inserir imagem no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)