Manipulação de Grips

Anterior: Modos de Seleção de Objetos

Ao selecionar objetos no AutoCAD quando nenhum comando está ativo, são exibidos seus grips. Na configuração padrão do AutoCAD, são botões azuis sobre os objetos, como mostra a figura abaixo:

Grips de objetos
Grips de objetos

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Em uma polylinha, como mostra a figura, nos vértices são mostrados grips quadrados, enquanto que no meio dos segmentos são mostrados grips achatados. A grande vantagem dos grips é que apenas clicando neles e posicionando onde quisermos, podemos substituir alguns comandos.
Aliando com o recurso de snaps, por exemplo, é possível em alguns casos utilizar a manipulação dos grips ao invés dos comandos trim, extend, stretch, etc.
Há também a possibilidade de arrastar mais de um grip por vez. Mantendo a tecla shift selecionada e clicando sobre os grips que se quer arrastar. Em seguida, soltar a tecla shift e clicar sobre um grip selecionado e para finalizar clicar no ponto onde se deseja deixar os grips. Outra opção interessante é adicionar e remover vértices através da manipulação de grips. Basta parar o cursor sobre um grip que um menu se abre para escolher a opção, como mostra a figura abaixo:

Menu de edição de grips
Menu de edição de grips

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Veja Também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT 2018

Blocos dwg de Sinalização Manual CONTRAN

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Mudando as cores do AutoCAD

Formas de copiar e colar no AutoCAD

Como diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD (dwg)

FATAL ERROR: Como recuperar arquivos do AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2022)