Um excelente recurso do AutoCAD para trabalhar com blocos são os blocos atributados. Utilizar blocos com atributos faz com que a produtividade no AutoCAD aumente muito.
Porém, ainda falta um recurso no AutoCAD para preencher os atributos dos blocos de forma automática, intuitiva, e numerando de forma sequencial.
Se você deseja fazer isso, pode usar o LISP Numerar Atributos. Com ele, além de numerar é possível incluir um sufixo, um prefixo, e com a opção de usar um eixo como referência. E o LISP também funciona com textos.
Janela do LISP Numerar textos e atributos
Veja o vídeo abaixo demonstrando o LISP, e em seguida, a descrição do LISP abaixo do vídeo:
O LISP Numerar Atributos faz parte da Barra de Ferramentas AdCAD Tools, uma barra exclusiva com mais de 30 LISPs para instalar no AutoCAD para te ajudar a fazer seus projetos com mais rapidez, mais produtividade, mais qualidade e mais precisão.
LISP: Numerar atributos
Atalho: ADNUM
Versão: 2.1
Última atualização: 13/07/22
Compatibilidade: Versões superiores ao AutoCAD e Civil 3D 2010.
O LISP AdNUM preenche atributos de blocos e textos de forma automática e intuitiva. Na caixa de diálogo é possível colocar um prefixo, um número inicial e um sufixo. Ainda é possível escolher a opção para que os atributos sejam numerados utilizando um eixo (polylinha) como referência.
Como utilizar:
Clique no botão Numerar Atributos da barra de ferramentas AdCAD Tools ou digite ADNUM na linha de comandos e dê enter.
Botão do LISP Numerar Atributos na barra de ferramentas AdCAD Tools
Em seguida, selecione um dos blocos atributado que você deseja preencher um atributo (este bloco servirá como modelo para você selecionar os demais posteriormente), ou selecione um texto (caso você deseje preencher textos), então a seguinte caixa de diálogo irá aparecer:
Caixa de diálogo LISP Numerar textos e atributos
Em Selecione o atributo, há a lista de todos os atributos existentes no bloco que você selecionou. Selecione na lista o atributo que você deseja preencher. Caso o objeto selecionado seja um texto, esta lista estará bloqueada e escrito TEXTO.
Abaixo, em Configurações, digite o prefixo (se houver), o número inicial (obrigatório) e o sufixo (se houver).
À medida que você for preenchendo o prefixo, número inicial e sufixo, uma amostra dos três primeiros preenchimentos é mostrado do lado direito em Preview.
No número inicial, o lisp entende a quantidade de zeros inserida. Ou seja, caso seja inserido 001, os números irão progredir para 002, 003, 004 ... 010, 011, 012 ... 099, 100, 101, etc.
Ao marcar a opção Identificar a partir de um eixo (polylinha), os blocos ou textos selecionados posteriormente serão preenchidos conforme a distância de cada bloco do início da polylinha. Caso a opção não seja selecionada, os blocos ou textos serão numerados pela ordem em que forem selecionados.
Ao clicar em OK, selecione a polylinha do eixo (caso essa opção tenha sido marcada) e em seguida selecione todos os blocos ou textos que quer preencher.
OBSERVAÇÃO: Ao selecionar os objetos, não é necessário separar os blocos ou textos dos outros objetos do desenho, pois o lisp já irá fazer essa filtragem. Porém, caso o objeto selecionado inicialmente seja um bloco, o lisp apenas irá considerar os blocos de mesmo nome selecionados após a configuração da caixa de diálogo. E caso o objeto selecionado inicialmente seja um texto, o lisp apenas irá considerar os textos selecionados apenas a configuração da caixa de diálogo, E IRÁ ALTERAR TODOS OS TEXTOS SELECIONADOS.
Resultados:
O resultado do lisp será os atributos ou textos selecionados preenchidos conforme a configuração da caixa de diálogo.
Limitações:
O lisp irá preencher apenas o atributo selecionado na caixa de diálogo. Também só serão preenchidos os atributos dos blocos de mesmo nome do bloco selecionado inicialmente, mesmo que outros blocos possuem atributos de mesmo nome.
Não há limitação do número de blocos e textos a serem preenchidos, desde que os blocos tenham o mesmo nome do bloco selecionado inicialmente, serão preenchidos e numerados quantos blocos ou textos forem selecionados.
O eixo a ser selecionado, caso essa opção seja marcada, deve ser uma Polyline. Não são aceitos outros objetos como 3Dpolylines, Splines, Arcs, Circles, etc. No caso de quem trabalha com Civil 3D, não são aceitos Alinhamentos, deve-se transformar o alinhamento em polyline antes de executar o lisp.
Demonstração:
Numerando blocos com atributos com um eixo de referência
Demonstração numerar blocos com atributos com um eixo de referência
Numerando blocos com atributos sem um eixo de referência
Demonstração numerar blocos com atributos sem um eixo de referência
Numerando textos com um eixo de referência
Demonstração numerar textos com um eixo de referência
Gostou do artigo? Então me siga no Facebooke se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.
Se você quiser saber mais sobre LISPs, veja esses posts:
No AutoCAD frequentemente precisamos tirar medidas no desenho e obter informações sobre os objetos. Porém, nem sempre queremos desenhar essas medidas no formato de cotas ( Dimensions ), as vezes queremos apenas consultar. Nesse artigo vou mostrar os comandos para consultarmos várias medidas no desenho: distância, ângulo, raio, área, volume, etc; e também para extrairmos outras informações de objetos e também do arquivo que estamos trabalhando. Se você preferir, pode ver o vídeo abaixo no meu CANAL DO YOUTUBE .
LISPS são aplicações que podemos usar no AutoCAD para facilitar nosso trabalho. Existem LISPS que são realmente muito úteis. Então vou mostrar aqui como se carrega os lisps que você mais gosta e usa automaticamente, não precisando carregar toda vez que se abre algum desenho. É bem simples. Use o comando AP na linha de comandos para entrar no comando appload , ou vá ao menu Tools > Load Application . No ribbon você pode ir na aba Manage e clicar no botão Load Application. A seguinte caixa de diálogo irá abrir:
Quem trabalha com imagens no AutoCAD já deve ter passado pelo problema da imagem sumir e ficar apenas seu contorno, como na imagem abaixo: Imagem que perdeu a referência no AutoCAD No retângulo acima, deveria aparecer uma imagem. Porém, aparece apenas um retângulo e no meio observe que está escrito o caminho da pasta onde a imagem deveria estar localizada.
Quando estamos fazendo um projeto em um arquivo do AutoCAD, esse arquivo possui blocos, layers, estilos de textos, estilos de dimensões e várias outras configurações. Quando deixamos de usar um bloco no nosso arquivo, por exemplo, esse bloco continua no nosso arquivo disponível para inserirmos quando quisermos, mesmo não havendo nenhum bloco inserido no desenho. Veja também: Comando purge mudou (AutoCAD 2022 e 2021) Esses blocos disponíveis no desenho e que não estão inseridos, assim como layers existentes que não são utilizados, estilos de texto e de dimensão existentes e também não utilizados, pesam o arquivo e podem ser todos excluídos com um único comando, que veremos agora.
Quais são os requisitos de sistema para o AutoCAD rodar bem em uma máquina? Nós fazemos essa pergunta quando pesquisando um computador ou notebook novo para comprar e sabemos que vamos precisar usar o AutoCAD nele. Veja abaixo uma tabela com os requisitos de sistema necessários para suportar cada versão do AutoCAD, de 2005 a 2024, e alguns notebooks indicados para cada versão. Mas atenção: foram apenas selecionados notebooks que atendem às configurações, não é uma recomendação de compra, pesquise antes de comprar e leia as configurações de cada produto.
O comando PEDIT é um comando bem antigo e até bem conhecido de quem trabalha com AutoCAD. Serve para editarmos polylinhas e também transformar linhas e arcos em polylinhas. Vamos ver o que conseguimos fazer com o comando: Para acessar o comando, você pode digitar pedit ou pe na barra de comandos ou clicar duas vezes sobre uma polylinha.
O objeto point , no AutoCAD, é, por padrão, exibido literalmente como um ponto. Portanto, não há nenhuma evidência sobre este ponto. E se algo estiver sobre ele, então ele fica praticamente invisível. Porém, há como mudar a exibição dos pontos no AutoCAD. Veja no vídeo abaixo:
Dependendo do projeto que fazemos no AutoCAD, nossos arquivos podem ficar muito grandes, com dezenas de MB, o que, dependendo do computador que nós trabalhamos, pode fazer o computador travar ou ficar muito lento, comprometendo nossa produtividade. Veja no vídeo abaixo e depois no post alguns passos que podemos fazer para reduzir o tamanho dos arquivos dwg do AutoCAD. Se inscreva no meu canal do Youtube e me siga no Instagram
Quando você usa o comando MIRROR no AutoCAD em objetos de texto e estes ficam espelhados (no sentido contrário) é porque o AutoCAD está configurado para trabalhar dessa forma. Configurar para o AutoCAD não espelhar os textos quando usar o comando MIRROR é muito fácil e eu vou mostrar aqui.
Já falei aqui sobre o LISP Talude em Corredor , que desenha automaticamente o padrão de taludes utilizando as polylinhas de eixo, bordo, offset de corte e offset de aterro em um corredor de terraplenagem. Porém, nem sempre o talude está construído ao longo de um eixo. As vezes, são apenas linhas de pé e crista de talude de um levantamento topográfico, projeto de bota-fora, platôs, etc. O LISP Talude em polylinhas desenha automaticamente o padrão de talude através da seleção de duas polylinhas: a polylinha superior (crista) e a polylinha inferior (pé). E ainda te permite abrir uma janela para configurar como os taludes serão desenhados, com a opção por exemplo de considerar as banquetas. Padrão de taludes feito com o LISP Talude em Polylinhas Padrão de taludes feito com o LISP Talude em Polylinhas Veja o vídeo abaixo demonstrando o LISP, e em seguida, a descrição do LISP abaixo do vídeo:
Comentários
Postar um comentário