LISP Numerando atributos e textos automaticamente

Um excelente recurso do AutoCAD para trabalhar com blocos são os blocos atributados. Utilizar blocos com atributos faz com que a produtividade no AutoCAD aumente muito.

Porém, ainda falta um recurso no AutoCAD para preencher os atributos dos blocos de forma automática, intuitiva, e numerando de forma sequencial.

Se você deseja fazer isso, pode usar o LISP Numerar Atributos. Com ele, além de numerar é possível incluir um sufixo, um prefixo, e com a opção de usar um eixo como referência. E o LISP também funciona com textos.

Caixa de diálogo LISP Numerar textos e atributos
Janela do LISP Numerar textos e atributos

Veja o vídeo abaixo demonstrando o LISP, e em seguida, a descrição do LISP abaixo do vídeo:

Veja também:

O LISP Numerar Atributos faz parte da Barra de Ferramentas AdCAD Toolsuma barra exclusiva com mais de 30 LISPs para instalar no AutoCAD para te ajudar a fazer seus projetos com mais rapidez, mais produtividade, mais qualidade e mais precisão.

LISP: Numerar atributos
Atalho: ADNUM
Versão: 2.1
Última atualização: 13/07/22
Compatibilidade: Versões superiores ao AutoCAD e Civil 3D 2010.
Como baixar: através da barra de ferramentas AdCAD Tools

Descrição:
O LISP AdNUM preenche atributos de blocos e textos de forma automática e intuitiva. Na caixa de diálogo é possível colocar um prefixo, um número inicial e um sufixo. Ainda é possível escolher a opção para que os atributos sejam numerados utilizando um eixo (polylinha) como referência.


Como utilizar:


Clique no botão Numerar Atributos da barra de ferramentas AdCAD Tools ou digite ADNUM na linha de comandos e dê enter.
Botão do LISP Numerar Atributos na barra de ferramentas AdCAD Tools

Em seguida, selecione um dos blocos atributado que você deseja preencher um atributo (este bloco servirá como modelo para você selecionar os demais posteriormente), ou selecione um texto (caso você deseje preencher textos), então a seguinte caixa de diálogo irá aparecer:

Caixa de diálogo LISP Numerar textos e atributos
Caixa de diálogo LISP Numerar textos e atributos

Em Selecione o atributo, há a lista de todos os atributos existentes no bloco que você selecionou. Selecione na lista o atributo que você deseja preencher. Caso o objeto selecionado seja um texto, esta lista estará bloqueada e escrito TEXTO.

Abaixo, em Configurações, digite o prefixo (se houver), o número inicial (obrigatório) e o sufixo (se houver).

À medida que você for preenchendo o prefixo, número inicial e sufixo, uma amostra dos três primeiros preenchimentos é mostrado do lado direito em Preview.

No número inicial, o lisp entende a quantidade de zeros inserida. Ou seja, caso seja inserido 001, os números irão progredir para 002, 003, 004 ... 010, 011, 012 ... 099, 100, 101, etc.

Ao marcar a opção Identificar a partir de um eixo (polylinha), os blocos ou textos selecionados posteriormente serão preenchidos conforme a distância de cada bloco do início da polylinha. Caso a opção não seja selecionada, os blocos ou textos serão numerados pela ordem em que forem selecionados.

Ao clicar em OK, selecione a polylinha do eixo (caso essa opção tenha sido marcada) e em seguida selecione todos os blocos ou textos que quer preencher.

OBSERVAÇÃO: Ao selecionar os objetos, não é necessário separar os blocos ou textos dos outros objetos do desenho, pois o lisp já irá fazer essa filtragem. Porém, caso o objeto selecionado inicialmente seja um bloco, o lisp apenas irá considerar os blocos de mesmo nome selecionados após a configuração da caixa de diálogo. E caso o objeto selecionado inicialmente seja um texto, o lisp apenas irá considerar os textos selecionados apenas a configuração da caixa de diálogo, E IRÁ ALTERAR TODOS OS TEXTOS SELECIONADOS.
 

Resultados:

O resultado do lisp será os atributos ou textos selecionados preenchidos conforme a configuração da caixa de diálogo.

Limitações:

O lisp irá preencher apenas o atributo selecionado na caixa de diálogo. Também só serão preenchidos os atributos dos blocos de mesmo nome do bloco selecionado inicialmente, mesmo que outros blocos possuem atributos de mesmo nome.
Não há limitação do número de blocos e textos a serem preenchidos, desde que os blocos tenham o mesmo nome do bloco selecionado inicialmente, serão preenchidos e numerados quantos blocos ou textos forem selecionados.
O eixo a ser selecionado, caso essa opção seja marcada, deve ser uma Polyline. Não são aceitos outros objetos como 3Dpolylines, Splines, Arcs, Circles, etc. No caso de quem trabalha com Civil 3D, não são aceitos Alinhamentos, deve-se transformar o alinhamento em polyline antes de executar o lisp.

Demonstração:

Numerando blocos com atributos com um eixo de referência

Demonstração numerar blocos com atributos com um eixo de referência
Demonstração numerar blocos com atributos com um eixo de referência



Numerando blocos com atributos sem um eixo de referência

Demonstração numerar blocos com atributos sem um eixo de referência
Demonstração numerar blocos com atributos sem um eixo de referência



Numerando textos com um eixo de referência

Demonstração numerar textos com um eixo de referência
Demonstração numerar textos com um eixo de referência

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Desenhando em perspectiva (isometrico)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Como inserir imagem no AutoCAD

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD