Um excelente recurso do AutoCAD para trabalhar com blocos são os blocos atributados. Utilizar blocos com atributos faz com que a produtividade no AutoCAD aumente muito.
Porém, ainda falta um recurso no AutoCAD para preencher os atributos dos blocos de forma automática, intuitiva, e numerando de forma sequencial.
Se você deseja fazer isso, pode usar o LISP Numerar Atributos. Com ele, além de numerar é possível incluir um sufixo, um prefixo, e com a opção de usar um eixo como referência. E o LISP também funciona com textos.
Janela do LISP Numerar textos e atributos
Veja o vídeo abaixo demonstrando o LISP, e em seguida, a descrição do LISP abaixo do vídeo:
O LISP Numerar Atributos faz parte da Barra de Ferramentas AdCAD Tools, uma barra exclusiva com mais de 30 LISPs para instalar no AutoCAD para te ajudar a fazer seus projetos com mais rapidez, mais produtividade, mais qualidade e mais precisão.
LISP: Numerar atributos
Atalho: ADNUM
Versão: 2.1
Última atualização: 13/07/22
Compatibilidade: Versões superiores ao AutoCAD e Civil 3D 2010.
O LISP AdNUM preenche atributos de blocos e textos de forma automática e intuitiva. Na caixa de diálogo é possível colocar um prefixo, um número inicial e um sufixo. Ainda é possível escolher a opção para que os atributos sejam numerados utilizando um eixo (polylinha) como referência.
Como utilizar:
Clique no botão Numerar Atributos da barra de ferramentas AdCAD Tools ou digite ADNUM na linha de comandos e dê enter.
Botão do LISP Numerar Atributos na barra de ferramentas AdCAD Tools
Em seguida, selecione um dos blocos atributado que você deseja preencher um atributo (este bloco servirá como modelo para você selecionar os demais posteriormente), ou selecione um texto (caso você deseje preencher textos), então a seguinte caixa de diálogo irá aparecer:
Caixa de diálogo LISP Numerar textos e atributos
Em Selecione o atributo, há a lista de todos os atributos existentes no bloco que você selecionou. Selecione na lista o atributo que você deseja preencher. Caso o objeto selecionado seja um texto, esta lista estará bloqueada e escrito TEXTO.
Abaixo, em Configurações, digite o prefixo (se houver), o número inicial (obrigatório) e o sufixo (se houver).
À medida que você for preenchendo o prefixo, número inicial e sufixo, uma amostra dos três primeiros preenchimentos é mostrado do lado direito em Preview.
No número inicial, o lisp entende a quantidade de zeros inserida. Ou seja, caso seja inserido 001, os números irão progredir para 002, 003, 004 ... 010, 011, 012 ... 099, 100, 101, etc.
Ao marcar a opção Identificar a partir de um eixo (polylinha), os blocos ou textos selecionados posteriormente serão preenchidos conforme a distância de cada bloco do início da polylinha. Caso a opção não seja selecionada, os blocos ou textos serão numerados pela ordem em que forem selecionados.
Ao clicar em OK, selecione a polylinha do eixo (caso essa opção tenha sido marcada) e em seguida selecione todos os blocos ou textos que quer preencher.
OBSERVAÇÃO: Ao selecionar os objetos, não é necessário separar os blocos ou textos dos outros objetos do desenho, pois o lisp já irá fazer essa filtragem. Porém, caso o objeto selecionado inicialmente seja um bloco, o lisp apenas irá considerar os blocos de mesmo nome selecionados após a configuração da caixa de diálogo. E caso o objeto selecionado inicialmente seja um texto, o lisp apenas irá considerar os textos selecionados apenas a configuração da caixa de diálogo, E IRÁ ALTERAR TODOS OS TEXTOS SELECIONADOS.
Resultados:
O resultado do lisp será os atributos ou textos selecionados preenchidos conforme a configuração da caixa de diálogo.
Limitações:
O lisp irá preencher apenas o atributo selecionado na caixa de diálogo. Também só serão preenchidos os atributos dos blocos de mesmo nome do bloco selecionado inicialmente, mesmo que outros blocos possuem atributos de mesmo nome.
Não há limitação do número de blocos e textos a serem preenchidos, desde que os blocos tenham o mesmo nome do bloco selecionado inicialmente, serão preenchidos e numerados quantos blocos ou textos forem selecionados.
O eixo a ser selecionado, caso essa opção seja marcada, deve ser uma Polyline. Não são aceitos outros objetos como 3Dpolylines, Splines, Arcs, Circles, etc. No caso de quem trabalha com Civil 3D, não são aceitos Alinhamentos, deve-se transformar o alinhamento em polyline antes de executar o lisp.
Demonstração:
Numerando blocos com atributos com um eixo de referência
Demonstração numerar blocos com atributos com um eixo de referência
Numerando blocos com atributos sem um eixo de referência
Demonstração numerar blocos com atributos sem um eixo de referência
Numerando textos com um eixo de referência
Demonstração numerar textos com um eixo de referência
Gostou do artigo? Então me siga no Facebooke se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.
Se você quiser saber mais sobre LISPs, veja esses posts:
No AutoCAD frequentemente precisamos tirar medidas no desenho e obter informações sobre os objetos. Porém, nem sempre queremos desenhar essas medidas no formato de cotas ( Dimensions ), as vezes queremos apenas consultar. Nesse artigo vou mostrar os comandos para consultarmos várias medidas no desenho: distância, ângulo, raio, área, volume, etc; e também para extrairmos outras informações de objetos e também do arquivo que estamos trabalhando. Se você preferir, pode ver o vídeo abaixo no meu CANAL DO YOUTUBE .
Outro dia falei aqui Como inserir imagem georeferenciada no Civil 3D . Porém, caso a imagem não seja georreferenciada, ou seja, não tenha consigo os dados de posicionamento, o modo de inserir a imagem no AutoCAD passa a ser outro. E na verdade existem várias forma de inserir uma imagem no AutoCAD.
Quais são os requisitos de sistema para o AutoCAD rodar bem em uma máquina? Nós fazemos essa pergunta quando pesquisando um computador ou notebook novo para comprar e sabemos que vamos precisar usar o AutoCAD nele. Veja abaixo uma tabela com os requisitos de sistema necessários para suportar cada versão do AutoCAD, de 2005 a 2024, e alguns notebooks indicados para cada versão. Mas atenção: foram apenas selecionados notebooks que atendem às configurações, não é uma recomendação de compra, pesquise antes de comprar e leia as configurações de cada produto.
O desenho em perspectiva no AutoCAD é necessário para desenvolver alguns projetos, como hidrossanitário por exemplo, e é importantíssimo você saber como usar esse modo de desenho do AutoCAD. O desenho em perspectiva, isométrico, é 2D mas com aparência de desenho em 3D, por isso em perspectiva, como o desenho abaixo (eu sei que ninguém precisa desenhar uma câmera fotográfica, mas eu achei legal): Exemplo de desenho isométrico no AutoCAD Abaixo vou ensinar como fazer desenhos em perspectiva no AutoCAD.
O objeto point , no AutoCAD, é, por padrão, exibido literalmente como um ponto. Portanto, não há nenhuma evidência sobre este ponto. E se algo estiver sobre ele, então ele fica praticamente invisível. Porém, há como mudar a exibição dos pontos no AutoCAD. Veja no vídeo abaixo:
LISPS são aplicações que podemos usar no AutoCAD para facilitar nosso trabalho. Existem LISPS que são realmente muito úteis. Então vou mostrar aqui como se carrega os lisps que você mais gosta e usa automaticamente, não precisando carregar toda vez que se abre algum desenho. É bem simples. Use o comando AP na linha de comandos para entrar no comando appload , ou vá ao menu Tools > Load Application . No ribbon você pode ir na aba Manage e clicar no botão Load Application. A seguinte caixa de diálogo irá abrir:
Se você abriu o AutoCAD e não encontrou a barra de menus, deve ser por isso que você está aqui. É normal o AutoCAD abrir sem mostrar a barra de menus, pois o AutoCAD está nos induzindo a usar mais o ribbon do que os menus. Mas voltar a exibir a barra de menus é muito fácil, vamos ver.
Quais são os requisitos de sistema para o Revit rodar bem em uma máquina? Nós fazemos essa pergunta quando pesquisando um computador ou notebook novo para comprar e sabemos que vamos precisar usar o Revit nele. Veja abaixo uma tabela com os requisitos de sistema necessários para suportar cada versão do Revit, de 2013 a 2022, e alguns notebooks indicados para cada versão. Mas atenção: foram apenas selecionados notebooks que atendem às configurações, não é uma recomendação de compra, pesquise antes de comprar e leia as configurações de cada produto.
Vários comandos do AutoCAD exigem seleção de objetos, como move, rotate, copy, entre outros. O que poucos sabem é que existem várias formas de selecionar objetos além dos tradicionais retângulos verde e azul, e do clique, que podem ser usados sempre que algum comando do AutoCAD solicitar a seleção de objetos. Existem vário modos de seleção. São eles: Window, Last, Crossing, BOX, ALL, Fence, WPolygon, CPolygon, Group, Add, Remove, Multiple, Previous, Undo, AUto, SIngle, SUbobject, Object. Nem todos são relevantes. Os mais úteis são: Last, ALL, Fence, WPolygon, CPolygon, Add e Previous, além dos padrões crossing e window. Exemplo de seleção com crossing Veja como usar cada um:
Anterior: Comandos Básicos de Desenho Se inscreva no meu canal do Youtube e me siga no Instagram Coordenadas Absolutas O ambiente de desenho AutoCAD é um plano cartesiano, totalmente referenciado por coordenadas. Em todos os comandos que pedem que se clique em um ponto (linha, polylinha, circulo, etc), pode-se clicar em qualquer ponto do desenho, e também pode-se digitar as coordenadas onde se quer que o ponto seja inserido. As coordenadas são inseridas na barra de comandos, em x, y e z (se não houver elevação pode-se suprimir o z), separados entre si por vírgula, com o ponto como separador decimal.
Comentários
Postar um comentário