LISP Relatório de Quantidades de polylinhas e blocos no AutoCAD

Se você faz projetos no AutoCAD, principalmente projetos de infraestrutura (drenagem, sinalização, interferências, etc), sabe que um dos gargalos do projeto é a hora de extrair os quantitativos do projeto para montar a planilha de quantidades e memória de cálculo.

O LISP Relatório de Quantidades permite tirar detalhadamente com poucos cliques, a quantidade de polylinhas, 3Dpolylinhas e blocos, separando por layers e nomes de blocos, e listando informações como estaca inicial e final, coordenadas inicial e final, comprimento, tipo, etc.

Relatório de Quantidades tiradas automaticamente de polylinhas e blocos
Relatório de Quantidades tiradas automaticamente de polylinhas e blocos

Veja o vídeo abaixo demonstrando o LISP, e em seguida, a descrição do LISP abaixo do vídeo:



O LISP Relatório de Quantidades faz parte da Barra de Ferramentas AdCAD Toolsuma barra exclusiva com mais de 30 LISPs para instalar no AutoCAD para te ajudar a fazer seus projetos com mais rapidez, mais produtividade, mais qualidade e mais precisão.

LISP: Relatório de Quantidades
Atalho: ADRQ
Versão: 6.0
Última atualização: 13/07/22
Compatibilidade: Versões superiores ao AutoCAD e Civil 3D 2010.
Como baixar: através da barra de ferramentas AdCAD Tools

Descrição:

Este LISP extrai dados de polylinhas, 3DPolylinhas e blocos referenciadas por um eixo, e gera um relatório organizado e detalhado com as informações.

No caso de polylinhas e 3Dpolylinhas as informações extraídas são nome, comprimento, estaca inicial, este inicial (x), norte inicial (y), cota inicial (z), lado inicial (do eixo), estaca final, este final, norte final, cota final, largura (global width), lado final. As polylinhas são separadas por layer, e organizadas no sentido crescente do estaqueamento do eixo selecionado.

No caso de blocos, as informações extraídas são nome, comprimento (no caso de blocos dinâmicos com parâmetros com nome de comprimento), largura (no caso de blocos dinâmicos com parâmetros com nome de largura), tipo (no caso de blocos dinâmicos com parâmetros visibility ou lookup com nome de tipo), estaca , este (x), norte (y), cota (z), distância do eixo, lado (do eixo), e os atributos que o bloco pode ter.

Como utilizar:

Use o botão Relatório de Quantidades na barra de ferramentas AdCAD Tools ou digite ADRQ na linha de comandos e dê enter.

Botão do LISP Relatório de Quantidades na barra de ferramentas AdCAD Tools

Em seguida, o LISP irá solicitar a seleção da polylinha do eixo, de onde serão extraídas as estacas.

Então, selecione a polylinha do eixo.

Em seguida, o LISP irá solicitar a seleção dos objetos dos quais você deseja extrair os dados.

Não se preocupe em filtrar os objetos ou selecionar apenas os objetos que você deseja extrair os dados, pode selecionar todos os objetos e fazer essa filtragem na caixa de diálogo.

Depois de selecionar os objetos, dê enter, e a seguinte janela aparecerá:

Caixa de diálogo LISP Relatório de Quantidades
Caixa de diálogo LISP Relatório de Quantidades
 
Vamos ver o que significa cada opção da caixa de diálogo acima:
    layers e blocos da caixa de diálogo ADRQ
  • Na lista Layers e Blocos, estão os layers das polylines e 3Dpolylines selecionadas e os nomes dos blocos selecionados. Para não confundir, caso haja algum layer com mesmo nome de um bloco, na frente dos layers é colocado "L:" e na frente dos blocos "B:", conforme mostrado ao lado.
  • Em Descrição, quando você escolher algum layer ou bloco na lista Layers e Blocos, automaticamente o campo Descrição será preenchido com o nome do layer ou bloco que você selecionar. Porém, se você quiser pode editar esse nome e colocar o nome que você quiser. Esse é o nome que sairá no Relatório de Quantidades. 
  • No botão Add>> você irá adicionar nos campos abaixo o layer ou bloco que você escolher com a Descrição que sairá no Relatório de Quantidades. Apenas irá para o relatório de quantidades o que for adicionado aos campos através do botão Add>>.
  • Veja abaixo os campos preenchidos através do botão Add>>
Caixa de diálogo LISP Relatório de Quantidades preenchida
Caixa de diálogo LISP Relatório de Quantidades preenchida

  • Em Valor da Estaca, você irá inserir o valor unitário de uma estaca do seu projeto. Alguns projetos possuem valor de estaca igual a 20 (padrão do lisp), outros igual a 1000, 100, etc.
  • Comp. inicial (m): Nesse campo você irá colocar o comprimento inicial do eixo. Em alguns projetos a estaca inicial não é a estaca zero; mas a estaca 50 por exemplo. Coloque nesse campo a estaca inicial, porém em metros, não em estacas. Se for zero, coloque zero.
  • Relatório Simplificado: É um relatório bem simples, que irá apenas informar a quantidade de cada layer ou bloco, e o comprimento total, caso tenha comprimento.
  • Relatório Detalhado: É um relatório onde cada polylinha e bloco são detalhados e separados por tipos.

Depois de configurar  a caixa de diálogo, clique em OK.

OBS: Apenas é aceito polylinha como eixo. Se você trabalha com alinhamentos do Civil 3D, converta em polylinha antes de iniciar o LISP.

OBS2: Se você não trabalha com objetos referenciados por um eixo, você pode selecionar qualquer polylinha e depois ignorar as estacas extraídas no relatório.
 

Resultados:

 Após clicar em OK na caixa de diálogo, a seguinte janela aparecerá:

Caixa de diálogo para abrir o Relatório de Quantidades
Caixa de diálogo para abrir o Relatório de Quantidades
 
 
Você pode clicar  em Abrir Relatório e o relatório em um arquivo txt será aberto. Ou então clique em OK se quiser abrir depois, na mesma pasta do arquivo dwg.

Se clicar em Abrir Relatório, um txt como esse será aberto:
 
Relatório de Quantidades aberto no arquivo txt
Relatório de Quantidades aberto no arquivo txt
 
 
A melhor opção é copiar todo o conteúdo do txt e colar em uma planilha do Excel.
 
Veja abaixo alguns dos resultados colados no Excel, sem nenhuma formatação, apenas colados da mesma forma que estavam no arquivo txt.
 
Os resultados serão mostrados separados, mas todos os resultados abaixo foram gerados em um único relatório txt e colados no Excel de uma vez, com uma única execução do LISP.

  • Bloco comum


Relatório de Quantidades colado no Excel
Relatório de Quantidades colado no Excel
 
 
Acima temos o exemplo do relatório do bloco CCT, que é um bloco comum, não dinâmico. Na coluna nome, o LISP numera seguindo a ordem do estaqueamento. De cada bloco, ele fornece a informação de Estaca, Este, Norte, Cota, Dist. do Eixo e Lado.

  • Bloco Dinâmico com parâmetro "Largura" e "Tipo"


Relatório de Quantidades colado no Excel
Relatório de Quantidades colado no Excel
 
 
Acima temos o exemplo de relatório de um bloco chamado DEB, que é dinâmico e possui um parâmetro linear chamado "LARGURA" e um parâmetro de lookup chamado "TIPO". O LISP interpreta sempre que um bloco dinâmico tem um parâmetro linear chamado LARGURA ou COMPRIMENTO e coloca essas informações na planilha, somando. E também interpreta sempre que há um parâmetro de Lookup ou Visibility chamado "TIPO".

Então acima temos as informações de Nome, que é gerado numerando no sentido crescente do estaqueamento; Largura, que é o valor do parâmetro linear chamado LARGURA; Tipo, que é o valor do parâmetro de lookup chamado TIPO, Estaca, Este, Norte, Cota, Dist. do Eixo, Lado, e os atributos do bloco, que são precedidos do prefixo att: para o usuário do LISP identificar que são atributos. No caso deste bloco são os atributos NOME e TIPO.
 
  • Bloco Dinâmico com parâmetro "Comprimento" e "Tipo"

Relatório de Quantidades colado no Excel
Relatório de Quantidades colado no Excel

  

Acima temos o exemplo de um bloco dinâmico de bueiro, que possui parâmetro linear chamado COMPRIMENTO e parâmetro de lookup chamado TIPO. Como no exemplo anterior, o LISP interpreta parâmetros lineares com nomes de TIPO e COMPRIMENTO e parâmetro de lookup e visibilidade com nome de TIPO.
Porém, no exemplo anterior tínhamos apenas um tipo do bloco DEB inserido no arquivo, e no caso deste exemplo com o bloco de bueiro, temos vários tipos inseridos no desenho. Observe que o LISP separou os tipos, que são BSTC Ø600, BSTC Ø100, BSTC Ø1200, BSTC Ø1500. Todos esses tipos fazem parte do mesmo bloco, mas são separados pelo LISP por causa do parâmetro de lookup chamado TIPO.
Abaixo de cada tipo, o LISP dá o total de unidades e o total do comprimento dos bueiros.

  • Polylinha e 3DPolylinhas

Relatório de Quantidades colado no Excel
Relatório de Quantidades colado no Excel
 
No caso de polylinhas, como acima, são separadas pelo nome inserido na caixa de diálogo do LISP.
 
Também são nomeadas e numeradas no sentido crescente do estaqueamento. As informações extraídas são Nome, Comprimento, Estaca Inicial, Este Inicial (x), Norte Inicial (y), Cota Inicial (z), Lado Inicial, Estaca final, Este Final, Norte Final, Cota Final, Largura (Global Width), Lado Final.
 
A largura exibida é o Global Width da polylinha. Importante destacar é que o LISP interpreta apenas o Global Width como largura. Não considera Lineweight, Start Segment Width ou End Segment Width.

Limitações:

O LISP lê apenas polylinha como eixo. Alinhamento do Civil 3D e outros objetos não são considerados na hora de selecionar o eixo.

Apenas são considerados no relatório de quantidades as polylinhas ou blocos que forem adicionados aos campos em branco através do botão Add>>.

No caso de blocos dinâmicos, o LISP interpreta sempre que um bloco dinâmico tem um parâmetro linear chamado LARGURA ou COMPRIMENTO e coloca essas informações na planilha, somando. E também interpreta sempre que há um parâmetro de Lookup ou Visibility chamado "TIPO". Outros parâmetros com outros nomes não são considerados no relatório.

Demonstração:




Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Se você quiser saber mais sobre LISPs, veja esses posts:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD (dwg)

Como inserir imagem no AutoCAD

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)