Exportando e Importando Atributos em Blocos no AutoCAD

Existem vários comandos do AutoCAD que auxiliam o trabalho com atributos. Dois deles são ATTIN e ATTOUT. Com eles é possível exportar os atributos de blocos selecionados para um arquivo de texto (.txt,) podendo copiar e colar no Excel; e fazer o caminho inverso, importando um arquivo txt com os valores de atributos para determinados blocos. Estes dois comandos estão no menu/ribbon Express Tools, então eles só funcionarão se o seu CAD possuir o Express Tools, mas a maioria possui.



Para usar o comando é só clicar no botão do menu ou do ribbon ou digitar ATTOUT para exportar ou ATTIN para importar.

Exportando Atributos

Ao chamar o comando ATTOUT (ou menu Express > Blocks > Export Attribute Information), o AutoCAD abre uma caixa de diálogo para que seja selecionado o caminho e o nome do arquivo txt a ser salvo. Dê OK e em seguida, selecione os blocos com atributos para serem exportados. Se tudo der certo, aparecerá a mensagem na linha de comandos:

Output file: "C:\Users\ADSON\Desktop\Canais Artificiais.txt" created.

Isso significa que o arquivo txt foi criado na pasta escolhida. Abaixo um exemplo de um txt exportado pelo comando:

Atributos exportados para o bloco de notas
Atributos exportados para o bloco de notas

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Copiando e colando no Excel, fica mais organizado:

Atributos copiados no Excel
Atributos copiados no Excel


No exemplo acima foram exportados os atributos de blocos dinâmicos (por isso os nomes começando com *U) que possuem os atributos LINHA1 e LINHA 2. Observe que existem duas colunas básicas: o HANDLE e o BLOCKNAME. O HANDLE é um código que é a identidade de um objeto no AutoCAD. Todo objeto do AutoCAD tem um HANDLE que o identifica. E o BLOCKNAME é o nome de cada bloco. Nas outras colunas estão os atributos que existem no bloco e seus valores para cada bloco.

Veja também:

Importando Atributos


Para importar atributos, é necessário que se tenha um arquivo txt com as mesmas configurações do arquivo que o AutoCAD exporta os atributos. Ou seja, uma coluna com o HANDLE, outra com o nome do bloco (BLOCKNAME) e mais uma coluna para cada atributo, com a TAG do atributo na primeira linha. Como não é tão simples montar esse arquivo e pode dar mais trabalho do que mudar os atributos na mão, o mais prático é exportar os atributos, passar o txt para o Excel; modificar o que se deseja no Excel, copiar de volta para um arquivo txt e aí sim usar o txt no comando ATTIN, para importar os novos valores dos atributos para os blocos.

Com o txt configurado da forma como você quer, basta chamar o comando ATTIN e selecionar o arquivo, que os blocos que tiverem o HANDLE e o BLOCKNAME na lista; terão seus atributos atualizados automaticamente.

IMPORTANTE: Se os blocos forem dinâmicos, é recomendável realizar o processo de exportar e importar os atributos sem mexer nos blocos do desenho, pois a cada vez que um bloco dinâmico tem sua geometria alterada, o AutoCAD pode mudar o seu nome e este ficar diferente do que está no arquivo do bloco de notas.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Comentários

  1. Adson, tive um problema utilizando ATTOUT. É raro acontecer. Trata-se do seguinte: Importei vários layouts de uma vez utilizando Ctrl+2. Depois que fiz tudo que precisava no arquivo, fui usar o ATTOUT/ATTIN.

    O que ocorreu foi que o Handle dos layouts vieram fora de ordem. Eu imagino que isso só acontece quando importo muitos layouts por Ctrl+2, mas não é sempre. Na maioria das vezes faço isso e depois chamo o ATTOUT e dá certo.

    Enfim, quando não dá certo, é horrível. Sabe dizer se existe alguma forma de extrairmos os Handle's dos layouts na ordem correta pra consertar no excel o ATTOUT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pra falar a verdade não conhecia esse erro. Tenta dar um Audit antes de executar o ATTOUT para ver se corrige esse erro.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Blocos dwg de Sinalização Manual CONTRAN

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

LISP Padrão de talude em polylinhas

Desenhando em perspectiva (isometrico)