LISP Quadro de Curvas de alinhamento do Civil 3D

Anterior: Alinhamentos

Quem trabalha com Civil 3D sabe que para gerar um quadro de curvas de um alinhamento precisamos gerar alguns Reports, copiar e colar no Excel para editar e formatar, e depois transferir para o AutoCAD e formatar novamente para o desenho, o que pode gerar bastante trabalho e ser demorado, além de correr o risco de ter alguns erros nos dados durante o tratamento das informações no Excel.

O LISP Quadro de Curvas gera o quadro de curvas a partir do Alinhamento do Civil 3D no próprio Civil 3D; tendo a opção de inserir as tabelas no desenho (no model ou layout) já divididas de acordo com um intervalo, ou de exportar em um txt com o mesmo conteúdo das tabelas para ser copiado e colado no Excel.   E também tem a opção de inserir um bloco de identificação em cada curva em planta. Veja um exemplo de uma tabela inserida no AutoCAD:

Exemplo de tabela de quadro de curva gerada automaticamente pelo LISP
Exemplo de tabela de quadro de curva gerada automaticamente pelo LISP

Trata-se de um LISP, que é um aplicativo que adicionado ao AutoCAD se torna um comando, adicionando qualidade, agilidade e praticidade aos seus projetos. Clique aqui e veja como carregar um LISP, caso você ainda não saiba. 

Veja abaixo tudo sobre esse LISP, inclusive com demonstrações em vídeo no final.



LISP: Quadro de Curvas
Atalho: ADQC
Versão: 2.0
Última atualização: 13/07/22
Compatibilidade: AutoCAD 2012 a 2023 e Civil 3D 2012 a 2023.

Alguma dúvida? Me mande um e-mail: adson.adcad@gmail.com

Descrição:

Este LISP gera o Quadro de Curvas de um alinhamento no Civil 3D, com a opção de inserir as tabelas no desenho (no model ou layout) já divididas de acordo com um intervalo, ou de exportar em um txt para ser copiado no Excel. E também tem a opção de inserir um bloco de identificação em cada curva em planta.

Como utilizar:

Digite ADQC na linha de comandos e dê enter.

A janela abaixo irá aparecer:

Caixa de diálogo do LISP Quadro de Curvas
Caixa de diálogo do LISP Quadro de Curvas

Veja abaixo o que significa cada item da caixa de diálogo:
  • Alinhamento: é a lista com os alinhamentos que existem no seu desenho. Escolha o alinhamento do qual quer gerar o quadro de curvas. Caso o desenho não tenha alinhamento, o LISP irá emitir um aviso e irá ser cancelado.
  • Exportar tabela para arquivo txt: Marque essa opção para que o LISP exporte o quadro de curvas para um arquivo de texto. O conteúdo do arquivo de texto pode ser copiado e colado no Excel. Caso essa opção seja marcada, o LISP irá salvar o arquivo de texto na mesma pasta do arquivo dwg do alinhamento, e uma janela irá aparecer ao final do LISP  com a opção de abrir o arquivo de texto.

Caixa de diálogo para abrir o txt do Quadro de Curvas
Caixa de diálogo para abrir o txt do Quadro de Curvas

  • Inserir tabelas no desenho: Marque essa opção para que o LISP insira as tabelas do quadro de curvas no desenho.
  • Model: Com essa opção marcada, as tabelas serão inseridas no model, e ao clicar em OK na caixa de diálogo será pedido o ponto de inserção das tabelas.
  • Layout: Ao marcar essa opção, as tabelas serão inseridas uma em cada layout. Escolha o layout inicial em Do layout e o layout final em Ao layout. Ao clicar em OK na caixa de diálogo, a visualização mudará para o layout inicial e será pedido o ponto de inserção das tabelas.
    • IMPORTANTE: Dependendo do intervalo escolhido, várias tabelas serão geradas. Se o número de intervalos for igual ao número de layouts selecionados, será inserida uma tabela em cada layout. Se o número de layouts for maior que o número de tabelas, também será inserida uma tabela em cada layout, porém irá terminar antes do layout final. E se o número de layout for menor que o número de  tabelas, no último layout selecionado serão inseridas as tabelas excedentes. 
  • Gerar a cada (m): É o intervalo em que será gerada cada tabela do quadro de curvas. O valor padrão é 300 e pode ser alterado. Significa que nos primeiros 300m do alinhamento, será gerado uma tabela, e outra tabela para os próximos 300m, e assim por diante até o final do alinhamento. Caso haja uma curva na divisão desses intervalos, por exemplo uma curva que começa em 280m e termina em 320m do início do alinhamento, essa curva estará presente tanto na tabela do primeiro intervalo quando na tabela do segundo intervalo. Se o valor do intervalo for maior ou igual ao comprimento do alinhamento, será gerado apenas uma tabela com todas as curvas do alinhamento.
  • Número inicial: É o número inicial de identificação das curvas. É utilizado tanto nas tabelas inseridas no desenho, quanto no arquivo txt exportado e também nos blocos de identificação inseridos em planta.
  • Altura do texto: É a altura do texto utilizada nas tabelas inseridas no desenho.
  • Altura do título: É a altura do título das tabelas inseridas no desenho.
  • Inserir identificação das curvas em planta: Com essa opção marcada, será inserido um bloco com atributo em planta, identificando cada curva, a partir do número inicial informado.
    Janela de configuração de textos do LISP ADQC
  • Config. Textos:  Clicando nesse botão abrirá outra janela para configurar as abreviações dos textos, a precisão das dimensões e a unidade utilizada. As mudanças que forem feitas se aplicam às tabelas inseridas no desenho, ao quadro de curva que é exportado para o txt e também se aplica aos blocos que forem inseridos em planta para identificar as curvas.

Após a configuração da caixa de diálogo, clique em OK.

Caso a opção de Inserir tabelas no desenho tenha sido marcada, será pedido para clicar no ponto de inserção das tabelas.

 

Resultados:

Como resultado do LISP, as tabelas dos quadros de curva são inseridas no desenho, um arquivo txt é criado com os dados do quadro e os blocos de identificação das curvas são inseridos no desenho.

O LISP considera curvas circulares, curvas com espiral de entrada e saída, e também curvas apenas com espiral de entrada ou apenas espiral de saída. No caso das tabelas inseridas no desenho, o LISP verifica se há apenas curvas circulares na tabela ou se também há curvas com espiral, pois essa consideração altera o cabeçalho das tabelas e o número de colunas.
 
Veja abaixo imagens de resultados do LISP e mais abaixo demonstração em vídeo:

  • Os quadros de curva são inseridos de acordo com o intervalo inserido no campo Gerar a cada (m)

Um quadro inserido para cada intervalo
Um quadro inserido para cada intervalo

  • Exemplo de tabela apenas de curvas circulares:

Quadro de Curvas quando há apenas curvas circulares
Quadro de Curvas quando há apenas curvas circulares
  • Exemplo de tabela com curvas circulares e curvas em espiral:

Quadro de Curvas quando há curvas circulares e curvas com espiral
Quadro de Curvas quando há curvas circulares e curvas com espiral

Veja que são inseridas uma linha para o início e uma linha para o final do alinhamento, com as coordenadas.

Observe também que na Curva 3 acima temos uma curva com espiral de saída mas sem espiral de entrada. Então na coluna LC temos dois número: 0,000 para a espiral de entrada e 20,000 para a espiral de saída.
  • Dados exportados para arquivo txt


Quadro de Curvas aberto no arquivo txt
Quadro de Curvas aberto no arquivo txt

  • Dados do arquivo txt colados no Excel


Quadro de Curvas colado no Excel
Quadro de Curvas colado no Excel

  • Blocos de identificação das curvas inseridos em planta.

Blocos de identificação das curvas inseridos em planta
Blocos de identificação das curvas inseridos em planta

Limitações:


O LISP lê apenas dados de alinhamentos. Não lê polylines ou 3Dpolylines, nem linhas ou arcos.

As curvas consideradas para o quadro de curvas são curvas circulares, curvas circulares com espiral de entrada e saída, curvas apenas com espiral de entrada e curvas apenas com espiral de saída.

O layout da tabela e a ordem das colunas é inalterável. Há apenas como personalizar as abreviações utilizadas no botão Config. Textos. Outra opção é exportar para o txt, colar no Excel e fazer as edições desejadas.

Demonstração:





Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Se você quiser saber mais sobre LISPs, veja esses posts:

Comentários

  1. Olá Adson, vi essa postagem e fiquei impressionado com com o plugin, gostaria de saber como é possível adquiri-lo?
    Tentei clicar no botão (Baixar o Lips aqui) e deu como pagina não encontrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, a página ficou temporariamente fora do ar mas já voltou. Obrigado!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como inserir imagem no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)